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sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

A Revolução Feudal

Abigail Pereira Aranha

1) Introdução

Se nós viajássemos no tempo para a Europa em 51 a. C. e depois em 1450 d. C., nós ficaríamos admirados com quanto o mundo ficou parado ou andou pra trás em 1500 anos (o ano depois de 1 a. C. não foi 0, foi 1 d. C.). E se nós soubéssemos que de cerca de 1450 a 1420 anos antes daquele 1450, o Filho de Deus "se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai" (Jo 1: 14), ficaríamos mais espantados ainda. Porque a História do mundo (não só da Europa) foi de reis tomando os reinos e escravizando o povo dos outros, dificuldades de comunicação física e cultural entre as cidades, mortalidade alta por doenças quase banais, analfabetismo quase universal, ruas e estradas horríveis, casas horríveis, vida pavorosa e mortes estúpidas. E qual é a relação entre o Filho de Deus vir ao mundo para salvar as nossas almas e ele nos salvar de uma vida f%$£da neste mundo? Total, a última coisa é consequência da primeira, porque o nosso planeta Terra é tão criação de Deus para a humanidade quanto o Céu para onde os salvos vão (Gn 1, Mt 25: 34). E até isso precisa ser lembrado, ou até isso precisa ser explicado, e, para muita gente, até isso parece um absurdo. E essa estranheza é obra da igreja que diz ter sido criada pelo próprio Filho de Deus salvador. Naquele 1450 d. C., essa Igreja Católica Apostólica Romana tinha mais de 1400 anos de existência segundo ela mesma e os seus fieis, com mais de 1100 anos de autoridade política e sociocultural sobre a Europa.

Então, vieram a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. A Revolução Industrial começou em torno de 1760. A Revolução Francesa marcou a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, em 1789. A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e, mais adiante, a segunda Revolução Russa nos deram quase qualquer aspecto do que consideramos vida humana decente hoje, e até coisas que fazem parte da nossa vida atual que nem percebemos. Por exemplo, eu não teria chance na "mainstream media" ou talvez sequer num pequeno jornal no fim do século XX, mas se um pobre do continente americano pudesse ler um texto meu em um desses veículos naquela época, isso aconteceria porque ele passou pela escola pública, não é escravo, vive em um Estado laico (mesmo se o país for cristão) e, se ele tiver mais de 40 anos, não morreu de doença transmitida por ratos ou água suja; e porque eu também passei pela escola pública, não sou escrava, não fui obrigada a me casar com um católico fervoroso aos 16 anos e não corro risco de prisão ou morte por heresia. Ah, a imprensa não foi feita para imprimir a Bíblia. Ainda volto a essa parte.

É como dizia um meme da ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), publicado acho que em 2014 no Facebook: "200 anos de Ciência nos levaram à Lua, milhares de anos de religião nos levaram à Idade Média". Sim, isso é uma evidência de que deuses não existem, de que Jesus Cristo não foi um personagem histórico, de que a Igreja Católica só está viva até hoje por atavismo de filhos de semianalfabetos, e de que a religião em geral e o Cristianismo em particular têm pouca conexão com o mundo real e com a inteligência humana. Então, como os cristãos comuns podem defender sua fé e os clérigos podem defender os seus ministérios? São duas vias. A primeira via é a da associação do Cristianismo ao progresso da humanidade na Idade Contemporânea e a desassociação do Cristianismo do analfabeto reacionário e com horror ao sexo que era o cristão típico até há poucas décadas. O melhor que eles fizeram foi o Instituto para Pesquisa da Criação, mas no geral, os cristãos que seguem essa linha abrem as portas das igrejas para a esquerda anticristã. Aí, eles caem em falácias como a Teoria do Dia-Era, a teologia negra ou as igrejas LGBT. A segunda via, em que eu vou me concentrar aqui, é a do louvor aos "tempos antigos", que eu vou chamar aqui de Revolução Feudal.

2) Isto também é Revolução Feudal, mas acanhada

Eu disse lá atrás que uma reação dos cristãos do século XXI ao progresso depois de quando a Igreja foi apeada do poder sociopolítico foi associar o Cristianismo ou a própria Igreja Católica Apostólica Romana a esse mesmo progresso, aos cientistas, aos intelectuais, não aos analfabetos dogmáticos miseráveis de quando e onde a santa Igreja estava no auge. A internet estava se popularizando no começo do século XXI e eu vi gente naquela época dizendo na internet que a imprensa foi criada para imprimir a Bíblia (a imprensa apareceu muito depois e a leitura da Bíblia pelo povo era proibida na época), que a Constituição dos Estados Unidos era baseada nos Dez Mandamentos, que a divisão política de Três Poderes foi baseada num verso do livro de Isaías (Is 33: 22), que as primeiras universidades foram criadas pela Igreja Católica, etc. Além da panfletagem de que ladrões, corruptos, criminosos sexuais, viciados, deprimidos e pessoas com DST's são exemplos do que acontece quando uma pessoa se afasta de Deus. Como dizia outro meme da ATEA acho que de 2014: "vamos usar a tecnologia do século XXI para divulgar nossas ideias do século XII".

E eu lembro aqui, e também para a lista que eu vou fazer logo adiante, que as coisas certas que os defensores do Cristianismo dizem não servem para provar as erradas. Aliás, eles vão juntar uma série de descobertas científicas (incluindo descobertas históricas) e vão afirmar que tudo isso prova que Deus existe e a Bíblia é a Palavra de Deus inerrante. São duas coisas diferentes, e para quem sabe disso, o efeito é o contrário do que eles pretendem: a ênfase na tese errada ou duvidosa leva à dúvida sobre as partes certas, ou o que é suspeito de ser verdade.

3) Alguns aspectos da Revolução Feudal

01) Louvação da vida rural até o começo do século XX. Quando é impraticável dizer que a vida no Feudalismo era melhor que a de hoje (e há pessoas, pouquíssimas, que dizem isso a sério), eles louvam a vida rural da primeira metade do século XX. Ou esse louvor pode acontecer porque eles mal sabem a diferença. Água limpa, ar puro, comida pura, pouco barulho, eles dizem. Quem exalta a zona rural é aposentado frustrado que cresceu lá, ou herdeiro que tem um sítio para onde vai no fim de semana e pensa que a vida no mato é aquilo. Quem viveu em área rural antes de 1990, no caso do Brasil, não tem saudade da casa sem energia elétrica com banheiro do lado de fora, dos mosquitos, dos escorpiões, das cobras, do barro, da poeira, dos poucos horários dos ônibus pra cidade no ponto a quilômetros de distância, etc.

02) Discurso anti-industrial. Se os produtos industrializados fossem o que eles dizem (corante de refrigerante causa câncer, leite de embalagem longa vida faz mal, etc.), nós não teríamos expectativa de vida de mais de 50 anos, e crescendo, em quase todo o mundo como temos hoje. No Feudalismo, as pessoas de classe alta dificilmente passavam de 40 ou 50 anos.

03) Discurso antifarmacêutico. Durante o Feudalismo, o corpo humano não era muito conhecido por dentro, porque a Santa Igreja proibia a dissecação de cadáveres. E mais ainda que o corpo humano, a Microbiologia era desconhecida. E os hospitais não eram casas de cura, eram de preparação da alma do paciente para a morte. Quando a Farmacologia nos trouxe produtos que curam ou previnem doenças, isso foi um tapa na cara do Deus daquela Igreja, porque nada na Bíblia sugere a existência de microorganismos.

04) Discurso contra os anticoncepcionais e os preservativos. A pregação contra os anticoncepcionais e contra os preservativos acrescenta ao discurso antifarmacêutico a campanha contra o sexo recreativo. A campanha inclusive rebaixa a questão da doença sexualmente transmissível de médica a teológica. Como era no Feudalismo. Tudo bem que a Revolução Industrial é boa, Abigail, mas daí você vai defender um carnaval de libertinagem entre homens e mulheres desde que eles estejam limpinhos, usando pílula anticoncepcional e camisinha e seja tudo prazeroso para ambos? Sim. Ah, antes da Revolução Industrial (e da pílula anticoncepcional), os casais tinham 10 ou 15 filhos e a população mundial não chegava a um bilhão (ou mil milhões, para os leitores lusófonos que não são brasileiros); antes da camisinha do doutor Gabriele Falloppio (1523-1562), a população mundial não chegou a 500 milhões; agora, com pílula anticoncepcional e camisinha popularizadas, já somos 8 bilhões, e você olha pra uma mulher com mais de 3 filhos quase como se ela fosse maluca.

05) Louvor à violência contra criança. O cristão, principalmente católico, tem a tendência de não conseguir lidar com alguém do seu tamanho de fora da sua tribo, principalmente alguém que não pressupõe os postulados do Cristianismo, como a existência de um deus e a divindade da Bíblia ou da Igreja Católica. Este cristão só tem um jeito de propagar as suas crenças: impô-las aos filhos e a outras crianças aos seus cuidados. Em um ambiente social cristão, este cristão pode também despejar na criança o seu fracasso pessoal e a sua ignorância. Os defensores disso alegam que essas crianças crescerão como pessoas maduras e honradas, como se negar a vida social ou tirar a vida de quem não segue o catecismo (literalmente) fosse isso.

06) Desprezo à escolaridade. Nós sabemos que o Cristianismo resistiu ao Império Romano e a elites satanistas por dois milênios, mas a fé de qualquer adolescente do interior do Terceiro Mundo não dura até o segundo ano de universidade se sobreviver ao Primeiro Grau. E eu não perco de vista, quando digo "desprezo à escolaridade", que muitos idosos de baixa escolaridade querem que os filhos tenham curso universitário. Ora, eles querem que os filhos estudem, não eles próprios, porque eles descobriram que isso pode dar acesso a um trabalho que pode dar um bom dinheiro. Trabalho dos filhos. Como não estamos mais em um país católico de economia agrária, é impraticável tirar os filhos da escola pública dizendo que esta é um ambiente de heresia, satanismo, liberação sexual e coisas assim. E houve um tempo (no Brasil, não muito pouco tempo atrás) em que isso acontecia (a associação).

07) Glorificação do analfabetismo. Não é exatamente a mesma coisa do desprezo à escolaridade que eu expliquei há pouco. A glorificação do analfabetismo é a visão de uma essência superior em ser iletrado e provinciano. O sábio, nessa linha de pensamento, é sempre analfabeto e velho (já vou entrar nessa parte do velho). Soa familiar? A própria Bíblia é distorcida para dar esse significado até hoje, essa distorção inclusive em igrejas evangélicas e protestantes, que já foram vistas, com razão, como comunidades com mais escolaridade e conhecimento bíblico que a massa católica. Alguns textos: 1Co 1: 17 a 29, 2Co 3: 6, Jó 5: 13.

08) Glorificação da pobreza. É verdade que a Revolução Francesa foi obra do que chamamos hoje de capitalistas ou burgueses, e até nisso o discurso contra a ostentação ou a ganância tem por trás um pouco dessa mágoa do passado. Mas quando ouvimos um discurso cristão, especialmente da Igreja Católica, contra o luxo, contra a ganância e contra o consumismo, o ataque é principalmente e não tão obviamente contra o progresso da humanidade na medida em que a Igreja Católica Apostólica Romana perdeu poder político, social e moral. Associar o Capitalismo ao progresso científico e social é como associar o socialismo sino-soviético à democracia, mas a revolução que nos trouxe o Capitalismo e a queda política da Igreja Católica Apostólica Romana nos trouxe um progresso que é notório no nível micro, que é a vida do pobre. Você que é do Brasil já sabe que tem confortos e recursos hoje que os seus bisavós não tinham com a sua idade. E os seus bisavós estavam melhor que os servos feudais e, em alguns aspectos, melhor que a nobreza feudal. Você já deve ter ouvido por aí, como crítica aos ricos, que "é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus" (Mt 19: 24, Mc 10: 25 e Lc 18: 25). É má interpretação? Um pouco é. Mas a explicação é principalmente essa, a mágoa porque a queda política da Igreja Católica Apostólica Romana não trouxe o fim do mundo, mais a frustração invejosa da pessoa pobre que diz isso ou está na plateia ouvindo. Ah, e agora também vemos, nessa onda, um discurso da Igreja Católica contra o Capitalismo, contra a exclusão social e contra a degradação do meio ambiente; assim, eles acrescentam uma parceria com uma campanha socialista, talvez numa esperança do Vaticano de participar da futura nova União Soviética, que vai ser o mais próximo alcançável da glória da Idade Média.

09) Vilificação da beleza e da juventude. Se você ouvir alguns pregadores cristãos, ou se eles ouvirem você, vai parecer que é pecado você gostar do que é bonito, e também ver beleza na juventude. Você deveria ver beleza, segundo eles, em gente velha, em mulheres feias, em corpos afligidos por trabalhos horríveis e por más condições de vida. Se você vir isso como um flerte para a cultura feudal, de quando uma pessoa da nobreza podia ter menos confortos que um pobre do interior do Brasil dos anos 1960, isso pode fazer sentido.

10) Vilificação da mulher agradável. Você, leitor, observa que eu não podia deixar de pensar em sexo. O assunto. Mas no sexo na Idade Média e na Idade Moderna, é melhor nem pensar muito, porque os sabonetes que conhecemos hoje são mais ou menos recentes. Talvez, no caso do Brasil, os seus avós da zona rural tomavam banho em bacia com sabão de coco. A Revolução Feudal também tem um aspecto de inveja. E quando eu disse "mulher agradável", não era um jeito elegante de dizer mulher gostosa pra c%€%£§@. Pode ser também. Mas pode ser uma mulher apenas com um corpo mais perto do mais ou menos. Ou só uma mulher bonita com corpo sem graça. Ou só uma mulher com corpo sem graça e nem tão bonita, mas de companhia agradável. Até isso pode causar inveja nas camponesas feudais de hoje. E quanto mais inveja uma camponesa feia do Feudalismo poderia ter se ela visse uma mulher agradável (para os homens) levando um homem pobre trabalhador para um lugar limpo com água e sabão?

11) Demonização do sexo. Não é só pela propaganda negativa do sexo que afaga o ego das camponesas feudais feiosas, tanto as do Feudalismo quanto as modernas. Também não é só por isso mais a conveniência de uma cultura contra o prazer que favorece a exploração do trabalho. Nós temos aqui mais uma coisa em que o Feudalismo não deixa saudades. Primeiro, é improvável você conhecer alguém que morreu de sífilis antes dos 50 anos. Isso era muito menos incomum até o século XIX. Segundo, a transmissão de doenças venéreas e a gravidez indesejada eram muito mais comuns até o século XIX, porque os métodos para evitá-las eram pouco acessíveis ou até proibidos, como a nossa conhecida camisinha (na verdade, não como a conhecemos, mas uma versão mais rudimentar). Pelo discurso conservador, parece não existir forma de uma mulher ter uma vida sexual decente por muito tempo sem ter gravidez indesejada, pegar uma doença sexualmente transmissível, se viciar em drogas ou ser vítima de violência; e sempre, desde o começo, parece não existir forma de uma mulher ter uma vida sexual decente, mesmo com um homem só, e ser uma pessoa digna. Mas o contrário, fora a parte das drogas, é mais possível do que nunca desde o fim do século XX.

12) Demonização da pornografia. A demonização da prostituição e da pornografia são resultados da demonização do sexo, mas a pornografia profissional e a amadora que conhecemos desde os anos 1960 têm mais algumas particularidades que têm a ver com a decadência católico-protestante. A primeira é existir sem pedir permissão da Igreja Católica Apostólica Romana ou da burocracia estatal, da qual uma boa parte dos funcionários são católicos ou protestantes devotos. Se a pornografia comercial começou como atividade do crime organizado, como dizem alguns puritanos, isso era tão esperado quanto, segundo eles mesmos contam, a igreja que se reunia em catacumbas do Império Romano. A segunda particularidade é ser uma das grandes aplicações do cinema, da fotografia, da imprensa (os mais velhos conheceram a revista Playboy impressa e as revistas de sexo explícito) e, desde o fim do século XX, da Informática e da Worldwide Web, mais conhecida como internet. A pornografia teve tudo isso e a fé cristã não teve nem a imprensa durante mais de um milênio (a Bíblia, que aliás é uma palavra grega no plural, era um monte de pergaminhos copiados a mão). Haveria uma certa inveja? E por falar em inveja, eles dizem que as atrizes pornôs são lindas e têm corpos exuberantes esculpidos com silicone. Como você que acessa o material inadequado sabe, isso não é a regra geral, mesmo hoje. Mas vamos supor que seja verdade. Eles pegam esse fato e, unidos com as lesbofeministas, fazem uma campanha de propaganda de que a indústria pornográfica impõe padrões de beleza irrealistas e irrealizáveis para as pobres vacas camponesas feudais, e provoca expectativas exageradas para a vida sexual dos seus infelizes maridos, futuros maridos ou futuros genros. E ainda nessa campanha de propaganda, a pornografia produz estupro, pedofilia, tráfico de mulheres adultas e adolescentes, uma das maiores fontes de renda do crime organizado e alterações no cérebro semelhantes às da cocaína. Parecia uma loucura dizer que tudo isso tem a ver com filhos de vacas provincianas que têm, ambos, saudades da Idade Média?

4) Por que a Revolução Feudal é feita por leigos?

Mas por que a defesa fervorosa da fé cristã vem de clérigos isolados ou de pessoas comuns que fantasiam a época em que os avós nasceram? Ou: se existe mesmo uma ameaça aos valores cristãos, porque o próprio Vaticano e as lideranças de outros ramos do Cristianismo não estão pelo menos falando sobre isso? Porque o Cristianismo nasceu como religião estatal romana, e se houver mesmo a formação de um governo socialista mundial, a cúpula espera ter a sua parte nele enquanto os padres e os pastores em geral, que já têm o seu salário e a sua audiência para falarem o que sempre falaram, não têm capacidade para perceber o que está acontecendo. E com uma liderança alienada e a liderança da liderança suspeita, vem uma membresia espiritualmente fria, como se diz no meio cristão. Aí, uma minoria que realmente leva a Bíblia mais a sério acaba misturando isso com trejeitos sectários mais o desprezo pela modernidade.

E por falar em rejeitar a modernidade, eu digo o que eu costumo responder a quem diz "rejeite a modernidade": rejeite a Idade Média. Um abraço hétero.

5) Eu ia encerrar aqui, mas...

Deutsche Welle, 21 de fevereiro de 2024: "Alemanha: Igrejas católicas estão sendo demolidas"[1]. Sabe o que eu acho? Eu acho é pouco. A Alemanha é um da meia dúzia de países desenvolvidos que ainda são de maioria católica. Eu sei que quem deixa de ser católico quase sempre não passa a ser ateu, mas protestante, evangélico ou até muçulmano. Mas esse fenômeno de templos católicos sendo demolidos ou virando pubs ajuda a confirmar a imagem pública do Catolicismo como uma religião de terceiro-mundista fracassado e miserável, que, aliás, foi feito pra ser; ou um resíduo insulado da pobreza socioeconômica e intelectual de antes do século XX. Um conservador vai ver esta matéria e vai dizer que com isso, a Alemanha vai ter mais violência, corrupção, progressismo, doenças psiquiátricas, bebedeiras e libertinagem sexual, se parecendo com o Brasil. Ops! O Brasil também é de maioria católica.

NOTAS E REFERÊNCIAS:

[1] "Alemanha: Igrejas católicas estão sendo demolidas". Deutsche Welle, 21 de fevereiro de 2024. https://www.dw.com/pt-br/alemanha-igrejas-cat%C3%B3licas-est%C3%A3o-sendo-demolidas-ou-readequadas/a-68308132

Texto original em português sem fotos e vídeos de putaria no A Vez das Mulheres de Verdade: "A Revolução Feudal", https://avezdasmulheres.blogspot.com/2024/02/a-revolucao-feudal.html
Texto original em português com fotos e vídeos de putaria no A Vez dos Homens que Prestam: "A Revolução Feudal", https://avezdoshomens.blogspot.com/2024/02/a-revolucao-feudal.html

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