Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Direita cristã, acabou! - parte 44: o Método Paulo Freire do Conservadorismo no hoax do dialeto secreto dos travestis no ENEM 2018

Abigail Pereira Aranha

Eu já escrevi algumas vezes que se os conservadores estão certos quando dizem que a esquerda sabotou o sistema educacional do Brasil, há uma chance considerável de que eles mesmos sejam, no máximo, um pouco menos analfabetos funcionais que um típico aluno "doutrinado" da escola pública de hoje em dia. Quem disse que o Método Paulo Freire de alfabetização é um plágio do método do missionário cristão Frank Charles Laubach[01] pode ter cometido um ato falho de dizer que a alfabetização do cristão conservador é a do militante esquerdista com clichês e gatilhos trocados. Pois eis uma ilustração: a polêmica sobre uma questão do ENEM 2018. Mas antes de ir ao caso especificamente, o que eu quis dizer com "Método Paulo Freire do Conservadorismo"? Primeiro, vamos ver rapidamente o que é o Método Paulo Freire em um artigo de Lucila Conceição Pereira no Infoescola[02]:

De acordo com o Método Paulo Freire o processo educativo ocorre e está centrado na mediação educador-educando. Ao educador cabe mostrar ao educando que ele traz consigo uma gama conhecimentos oriundos de suas experiências e ao educador é incumbida a tarefa de auxiliar na organização desses conhecimentos, relacionando os saberes trazidos pelo educando com os saberes escolares. (...)

O trabalho pedagógico baseado nesse método parte de uma investigação temática para verificação do universo vocabular do aluno e dos modos de vida e costumes da região, com o objetivo de perceber como o aluno sente sua realidade. A partir deste levantamento é definido um tema gerador geral e demais tematizações a serem trabalhadas através de ilustrações que representem aspectos da realidade concreta dos alunos a fim de suscitar debates que levem a problematização das situações vividas. Paralelamente a essas etapas são trabalhados pelo professor as dificuldades fonéticas sendo que, desta forma, o processo de construção e significação de palavras, leitura e escrita ocorrem simultaneamente.

Por dedução só a partir desse trecho, o Método Paulo Freire só pode ser de alfabetização de adultos. Se um educador usa, por exemplo, a palavra "foice" para ensinar a letra f para um educando que é trabalhador rural e puxar o assunto do trabalho agrário para fazer doutrinação de esquerda (e o método realmente é mais ou menos isso), dificilmente ele daria certo com crianças, que não teriam experiência de vida para isso. Portanto, crianças alfabetizadas pelo Método Paulo Freire são uma ficção de conservador ignorante. Mas mesmo que o Método Paulo Freire seja um adestramento pavloviano[03] de esquerdopatas semianalfabetos, e eventualmente pode chegar perto disso na prática, parece que o análogo é mais comum no lado contrário. Mas quem seria o Paulo Freire do Conservadorismo? Olavo de Carvalho com o seu Seminário de Filosofia[04]? Não. O Paulo Freire do Conservadorismo não existe. Nem a Escola Bíblica Dominical nem as escolas confessionais se aproximam do trabalho esquerdista na rede pública de ensino, que por sinal foi uma ideia marxista. Como eu expliquei uma vez, o Conservadorismo foi criado para juntar semianalfabetos do século XVIII contra o que podia ser progresso na época[05]. Portanto, a inteligência é rara no meio conservador cristão.

Agora, vamos ao caso da prova do ENEM 2018. Primeiro, a questão, que é da prova de "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias":

QUESTÃO 37

"Acuenda o Pajubá": conheça o "dialeto secreto" utilizado por gays e travestis

Com origem no iorubá, linguagem foi adotada por travestis e ganhou a comunidade

"Nhaí, amapô! Não faça a loka e pague meu acué, deixe de equê se não eu puxo teu picumã!" Entendeu as palavras dessa frase? Se sim, é porque você manja alguma coisa de pajubá, o "dialeto secreto" dos gays e travestis.

Adepto do uso das expressões, mesmo nos ambientes mais formais, um advogado afirma: "É claro que eu não vou falar durante uma audiência ou numa reunião, mas na firma, com meus colegas de trabalho, eu falo de 'acué' o tempo inteiro", brinca. "A gente tem que ter cuidado de falar outras palavras porque hoje o pessoal já entende, né? Tá na internet, tem até dicionário...", comenta.

O dicionário a que ele se refere é o Aurélia, a dicionária da língua afiada, lançado no ano de 2006 e escrito pelo jornalista Angelo Vip e por Fred Libi. Na obra, há mais de 1 300 verbetes revelando o significado das palavras do pajubá.

Não se sabe ao certo quando essa linguagem surgiu, mas sabe-se que há claramente uma relação entre o pajubá e a cultura africana, numa costura iniciada ainda na época do Brasil colonial.

Disponível em: www.midiamax.com.br[06]. Acesso em: 4 abr. 2017 (adaptado).

Da perspectiva do usuário, o pajubá ganha status de dialeto, caracterizando-se como elemento de patrimônio linguístico, especialmente por

A) ter mais de mil palavras conhecidas.

B) ter palavras diferentes de uma linguagem secreta.

C) ser consolidado por objetos formais de registro.

D) ser utilizado por advogados em situações formais.

E) ser comum em conversas no ambiente de trabalho.

A questão é de Português, de interpretação de texto. Eu acertei com tranquilidade (não fiz a prova). Já destaquei a resposta certa, a letra C. É a questão 37 do Caderno Azul[07], 31 do Caderno Amarelo[08] ou 14 do Caderno Rosa[09]. A prova foi no dia 04 de novembro.

Agora vamos aos liberais-conservadores passando vergonha. Vou explicar mostrando alguns tuítes.

[10]

Flavio Morgenstern

@flaviomorgen

Pajubá: Questão sobre dialeto travesti no ENEM mostra o desleixo com a cultura no Brasil | via @sensoinc: http://bit.ly/2T9q4tj

09:51 - 14 de nov de 2018

Começo com o Flávio Morgenstern porque ele é um blogueiro conservador conhecido e porque ele mostrou uma imagem parcial da questão. Nenhuma pessoa conservadora que eu vi comentar sobre o assunto mostrou a imagem da questão inteira, só alguns mostraram uma foto parcial como essa, talvez você mesmo(a) que está lendo só está vendo agora comigo. É provável que essa foto que o Flávio compartilhou, ele mesmo tenha recebido de terceiros. E foi irônico que o texto que ele escreveu, cujo atalho está na postagem, menciona "se preparar para uma prova que lhes julgue por conseguir compreender um texto"[11], e ele mostra que estava longe de compreender do que estava falando.

E eu dizia que o Seminário de Filosofia do Olavo de Carvalho não é o Método Paulo Freire do Conservadorismo. Mas os alunos do Curso Online de Filosofia não parecem mostrar algo diferente do que eu mencionei no começo, uma alfabetização Paulo Freire com doutrina trocada.

[12]

Jovem Pan News

@JovemPanNews

'Não vai ter isso ano que vem', diz Bolsonaro sobre questão do Enem de dialeto LGBT.

https://buff.ly/2Ox5LCE

19:30 - 9 de nov de 2018

O nosso presidente não começou bem, mas disse uma coisa que a gente aqui sabe e não se dizia muito em Brasília[13]:

Bolsonaro também falou sobre as universidades públicas e classificou algumas delas como desperdício de dinheiro. "Uma parte considerável das universidades é dinheiro jogado fora", afirmou. "No Centro Acadêmico é maconha, camisinha no chão, cachaça na geladeira", continuou o capitão.

Ele prometeu mudar esse panorama, mesmo que isso gere críticas. "Vão me chamar de homofóbico, fascista, ditador, mas vamos tentar mudar isso aí", declarou.

Para isso, o presidente eleito disse que quer um ministro da Educação que "que entenda que o Brasil é um país conservador". "Ninguém quer impor nada, mas queremos a normalidade", resumiu.

Jair Bolsonaro começou mal, no meio foi mais ou menos e no final foi ótimo. A Maria Inês Fini, presidente do INEP, que aplica o ENEM, estava cogitada para ser ministra da Educação, já tomou cartão vermelho (palavras do então presidente eleito). E ela ainda disse que "não é o Governo que manda no ENEM"[14]. O pessoal que não votou nele ainda age como se estivéssemos na campanha eleitoral. Essa teve de se lembrar de que estava falando daquele que assumiria a Presidência da República dali a dois meses, e se lembrou disso do lado de fora: ela e três diretoras foram exoneradas no último dia 14[15]. Faço ao presidente a mesma crítica que eu faço aos conservadores brasileiros em geral, mas a matriarca perdeu a chance de ser chutada com honra e, como é normal, a oposição esquerdista cospe pra cima e quem sai limpo e seco somos nós.

Mas falando em país conservador e normalidade, o que Vossa Excelência tem de políticas para a prostituição e a pornografia? As escolas públicas vão aceitar como professora uma jovem corpo tanajura com dois blogues e um perfil no Twitter recheados de libertinagem? E se a professora tem uma vida licenciosa com "vídeos íntimos" na internet, isso conta a favor pras aulas de Educação Sexual? Se eu tiver um tempo como prostituta, pode me ajudar na aposentadoria?

[16]

Rafaella

@RafaellaWaldorf

Sobre a polêmica do enem, só um comentário: vc passa a porra do ano todo estudando tudo que se tem de literatura, aí eles vão lá e me perguntam sobre a merda de um dialeto que ngm conhece? Como eu ia adivinhar que o tal Aurélia era um dicionário sério? Absurdo SIM.

21:33 - 9 de nov de 2018

Essa estava lá. Eu tentei achar um tuíte que eu vi na época que dizia que quem entendeu essa questão dessa forma não pode ter tido uma boa nota na prova. Eu faria minhas essas palavras, se a prova não fosse o ENEM, onde redações tiveram nota máxima com erros grosseiros de ortografia[17].

[18]

Carmen Lucia

@angel_blue123

Se seu namorado acertou a questão do Enem sobre o dialeto Pajubá, sinto lhe dizer essa coca é fanta

12:42 - 9 de nov de 2018

Santo Deus! Até isso?! Ela fala de acertar uma questão de interpretação de texto!

[19]

Sofia Teixeira

@WhoisSofs

O curioso caso das pessoas que xingam quem reclamou da fala da Damares sobre as cores falando que falta interpretação de texto[20] mas no enem criticaram uma questão sobre dialeto e variedade linguística pq tinha LGBT na questão e por isso não tinha a ver com a prova de LINGUAGENS

14:52 - 5 de jan de 2019

[21]

Afrânio

@TerenceKeller

Sobre a celeuma do ENEM:

Se a questão tivesse utilizado como exemplo o dialeto dos colonos alemães de Pomerode ninguém falaria nada.

09:37 - 10 de nov de 2018

É a situação preocupante quando a feminista lésbica de cabelo roxo e argola no nariz acerta onde os conservadores erram.

Já tiramos o PT da presidência e já temos uma boa oposição à extrema-esquerda no Congresso, ao ponto em que uma LGBT-feminista publicou um artigo no Estadão em que diz que mais mulheres pode significar retrocesso[22]. Agora, precisamos formar uma oposição de integridade mental contra a burrice e a insanidade na vida nacional.

NOTAS E REFERÊNCIAS:

[01] Por exemplo: "Método Paulo Freire, ou Método Laubach?", David Gueiros Vieira, 09 de março de 2004, reproduzido em http://paraibarama.blogspot.com/2008/12/mtodo-paulo-freire-ou-mtodo-laubach.html e http://www.escolasempartido.org/artigos-top/178-metodo-paulo-freire-ou-metodo-laubach.

[02] "Método Paulo Freire", Lucila Conceição Pereira, Infoescola, https://www.infoescola.com/pedagogia/metodo-paulo-freire.

[03]

Ivan Pavlov, fisiólogo russo, pesquisou a salivação dos cachorros na presença da comida. Neste contexto, um dia percebeu que os cachorros começavam a salivar antes de virem a comida. Só o fato de submeter os cachorros às condições do experimento lhes causava a resposta da salivação.

"Pavlov e o condicionamento clássico", A mente é maravilhosa, 24 de julho de 2018, https://amenteemaravilhosa.com.br/pavlov-condicionamento-classico.

[04] https://www.seminariodefilosofia.org

[05] "Direita cristã, acabou! - parte 43: por que a direita e os conservadores do Brasil só fizeram besteiras enquanto Lula pareceu estar na iminência de voltar à Presidência da República?", 04 de outubro de 2018, A Vez das Mulheres de Verdade, https://avezdasmulheres.blogspot.com/2018/10/direita-crista-acabou-parte-43.html; e A Vez dos Homens que Prestam, https://avezdoshomens.blogspot.com/2018/10/direita-crista-acabou-parte-43.html.

[06] "'Acuenda o pajubá': Conheça o 'dialeto secreto' utilizado por gays e travestis", Midiamax, 07 de junho de 2017, https://www.midiamax.com.br/midiamais/comportamento/2017/acuenda-o-pajuba-conheca-o-dialeto-secreto-utilizado-por-gays-e-travestis.

[07] http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2018/1DIA_AMPLIADA_01_AZUL_BAIXA.pdf, gabarito em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/gabaritos/2018/GAB_ENEM_2018_DIA_1_AZUL.pdf.

[08] http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2018/1DIA_02_AMARELO_BAIXA.pdf, gabarito em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/gabaritos/2018/GAB_ENEM_2018_DIA_1_AMARELO.pdf.

[09] http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2018/1DIA_04_ROSA_BAIXA.pdf, gabarito em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/gabaritos/2018/GAB_ENEM_2018_DIA_1_ROSA.pdf.

[10] Flavio Morgenstern, 14 de novembro de 2018 às 09:51, https://twitter.com/flaviomorgen/status/1062674501048172544.

[11] "Pajubá: Questão sobre dialeto travesti no ENEM mostra o desleixo com a cultura no Brasil", Flavio Morgenstern, Senso Incomum, 14 de novembro de 2018, http://sensoincomum.org/2018/11/14/pajuba-questao-dialeto-travesti-enem.

[12] Jovem Pan News, 09 de novembro de 2018 às 19:30, https://twitter.com/JovemPanNews/status/1061008130111356932.

[13] "'Não vai ter isso ano que vem', diz Bolsonaro sobre questão do Enem de dialeto LGBT", Jovem Pan, 09 de novembro de 2018, https://jovempan.uol.com.br/noticias/brasil/nao-vai-ter-isso-ano-que-vem-diz-bolsonaro-sobre-questao-do-enem-de-dialeto-lgbt.html.

[14] "Presidenta do Inep: 'Lamento leituras equivocadas. Não é o Governo que manda no Enem'", El País Brasil, 10 de novembro de 2018, https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/06/politica/1541536926_746995.html.

[15] "Governo Bolsonaro exonera presidente do Inep, órgão responsável pelo Enem", UOL, 14 de janeiro de 2019, https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/01/14/governo-bolsonaro-exonera-maria-ines-fini-presidente-do-inep-enem.htm.

[16] Rafaella, 09 de novembro de 2018 às 21:33, https://twitter.com/RafaellaWaldorf/status/1061039216090587141.

[17] "Enem 2012: textos nota 1000 têm erros como 'enchergar' e 'trousse", O Globo, 17 de março de 2013, https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/enem-2012-textos-nota-1000-tem-erros-como-enchergar-trousse-7866485.

[18] Carmen Lucia, 09 de novembro de 2018 às 12:42, https://twitter.com/angel_blue123/status/1060905510587785216.

[19] Sofia Teixeira, 05 de janeiro de 2019 às 14:52, https://twitter.com/WhoisSofs/status/1081594190901977089.

[20] Eu comentei o caso em "Como os conservadores fizeram feio ser hétero e bonito ser homo - episódio 5: conservadores diziam que quem dá Educação Sexual são os pais em casa e quando um governo conservador quer tirar o atraso na escola, um esquerdopata aceita o duelo", 10 de janeiro de 2019, A Vez das Mulheres de Verdade, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2019/01/feio-ser-hetero-bonito-ser-homo-5.html; e A Vez dos Homens que Prestam, http://avezdoshomens.blogspot.com/2019/01/feio-ser-hetero-bonito-ser-homo-5.html.

[21] Afrânio, 10 de novembro de 2018 às 09:37, https://twitter.com/TerenceKeller/status/1061221374956593152.

[22]

É preciso reconhecer, portanto, que essas mulheres estão também reivindicando uma fala em nome de mulheres, mas de determinadas mulheres, cujos valores não vão de encontro com os ideais feministas.

"Mais mulheres no Congresso Federal: um avanço que pode significar retrocesso", Hannah Maruci Aflalo, Estadão, 15 de janeiro de 2019, https://politica.estadao.com.br/blogs/legis-ativo/mais-mulheres-no-congresso-federal-um-avanco-que-pode-significar-retrocesso.

Texto original em português sem cartum de putaria no A Vez das Mulheres de Verdade: "Direita cristã, acabou! - parte 44: o Método Paulo Freire do Conservadorismo no hoax do dialeto secreto dos travestis no ENEM 2018", https://avezdasmulheres.blogspot.com/2019/01/direita-crista-acabou-parte-44.html.
Texto original em português com cartum de putaria no A Vez dos Homens que Prestam: "Direita cristã, acabou! - parte 44: o Método Paulo Freire do Conservadorismo no hoax do dialeto secreto dos travestis no ENEM 2018", https://avezdoshomens.blogspot.com/2019/01/direita-crista-acabou-parte-44.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis