Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Direita cristã, acabou! - parte 36: caso "La Bête", PT defende Aécio Neves e outras notas sobre a direita xucra

Protesto contra performance com homem nu tem agressão física; MAM e manifestantes registram caso na polícia

Manifestantes realizaram novo protesto neste sábado (30) e provocaram confusão com funcionários do museu. GCM levou envolvidos para a delegacia.

Por G1 SP, São Paulo

01/10/2017 20h22 Atualizado 01/10/2017 20h58

Artista foi atacado nas redes sociais por permitir interação de criança quando estava nu em performance no Mudeu de Arte Moderna (MAM) (Foto: Divulgação)

Artista foi atacado nas redes sociais por permitir interação de criança quando estava nu em performance no Mudeu de Arte Moderna (MAM) (Foto: Divulgação)

O MAM (Museu de Arte Moderna) publicou uma nota neste domingo (1) em que repudia as agressões físicas e verbais sofridas nos últimos dias após manifestantes realizarem protestos depois de uma menina, que estava acompanhada da sua mãe, ser filmada tocando no pé do artista fluminense Wagner Schwartz que se apresentou nu. A exposição acabou virando caso de polícia e a repercussão negativa provocou até agressões físicas. (Leia a nota na íntegra abaixo).

A primeira manifestação ocorreu na última sexta (29) em frente ao MAM no Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. Na ocasião, mulheres levaram cartazes com frases como "pedofilia é crime" e "contra a pedofilia e a erotização infantil". A Guarda Civil Metropolitana e a segurança do museu foram acionadas

Já o segundo protesto ocorreu na tarde deste sábado (30). Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), por volta das 15h30 os guardas-civis foram acionados e encontraram várias pessoas exaltadas na porta do MAM que trocaram agressões verbais e até físicas. Funcionários do museu e manifestantes foram levados para o 27º DP, no Campo Belo, onde foi registrado um boletim de ocorrência. O caso foi registrado como calúnia, difamação, injúria e lesão corporal. Todos prestaram depoimento e foram liberados em seguida. As investigações serão realizadas pelo 36ºDP, na Vila Mariana.

Vídeo com criança durante performance no MAM, em SP, sofre críticas nas redes sociais

Vídeo com criança durante performance no MAM, em SP, sofre críticas nas redes sociais

A apresentação do artista Wagner Schwartz ocorreu somente na terça-feira (26), na estreia do 35º Panorama de arte Brasileira, tradicional exposição bienal que aborda a arte no país e propõe reflexão sobre a identidade brasileira. Segundo o MAM, o evento era aberto a visitantes que estivessem no local. O museu também informou que havia sinalização sobre a nudez na sala onde a performance ocorria.

A performance chamada "La Bête" foi inspirada em um trabalho de Lygia Clark. "Bichos" é considerada a obra viva da artista, pois sua intenção era de que a arte ultrapassasse os limites da superfície de um quadro. A série de esculturas com dobradiças permite que o espectador se torne figura atuante na obra, e foram construídas com formas geométricas para que não se parecessem animais, mas que permitissem uma visão livre do que a peça representava.

Em "La Bête", o premiado artista Schwartz, que trabalha há quase 20 anos com coreografia, manipula uma réplica de plástico de uma das esculturas da série e se coloca nu, vulnerável e entregue à performance artística, convidando o público a fazer o mesmo com ele.

De acordo com o MAM, o público presente na performance era formado essencialmente por artistas e, uma das pessoas que prestigiou a apresentação foi a performer e coreógrafa Elisabeth Finger acompanhada da filha. O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o momento em que Schwartz está deitado, e mãe e filha, tocam seus pés.

Manifestantes fazem protesto na porta do MAM  (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)

Manifestantes fazem protesto na porta do MAM (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)

Reação

O MBL divulgou um vídeo nas redes sociais em que chama a apresentação de "repugnante", "inaceitável", "erotização infantil", "afronta", "crime", e afirma que a criança "se sentiu constrangida". O grupo acrescenta que o vereador Fernando Holiday (DEM) vai "tomar as providências sobre o caso da criança induzida a ato libidinoso".

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) chamou os envolvidos de "canalhas" e categorizou a atividade como "pedofilia". O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) considerou as cenas "revoltantes" e os envolvidos "destruidores da família".

Em nota (veja a íntegra ao final da reportagem), o MAM informou que a sala estava "devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística". O museu também afirmou que "o trabalho não tem conteúdo erótico e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark".

Nota

O Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM repudia as agressões que vem sofrendo nos últimos dias por parte de grupos radicais em sua sede no Parque Ibirapuera. Na sexta-feira, o museu foi invadido e seus colaboradores e visitantes foram alvo de ofensas e agressões verbais, em claro ato intimidatório.

No sábado, o museu foi palco de novo protesto patrocinado pelo mesmo grupo de indivíduos, que desta vez, além das agressões verbais, cometeram atos de violência física contra visitantes e colaboradores.

Em resposta às agressões, o museu registrou dois boletins de ocorrência, nos quais constam também as denúncias de ameaças de danos ao patrimônio e à integridade física sofridas pelo museu, por meio de telefonemas anônimos e mensagens em plataformas de mídias sociais.

O MAM esclarece mais uma vez que a performance 'La Bête', realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, se deu com a sala sinalizada, incluindo a informação de nudez artística, seguindo o procedimento regularmente adotado pela instituição de informar os visitantes quanto a temas sensíveis.

O trabalho apresentado na ocasião não tem conteúdo erótico e se limitou a uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas interativas.

O museu reitera ainda que a criança que aparece no vídeo veiculado por terceiros era visitante e estava acompanhada e supervisionada por sua mãe e que as referências à inadequação da situação são resultado de desinformação, deturpação do contexto e do significado da obra.

O MAM considera pertinente o debate para o aprimoramento e difusão do marco legal de classificação indicativa no ambiente museológico, ao mesmo tempo em que defende a liberdade de expressão na produção cultural.

O museu agradece às manifestações de apoio que tem recebido de instituições culturais, de artistas e do público em geral e segue empenhado em esclarecer e estimular um diálogo construtivo, tolerante e plural com todos os segmentos da sociedade para o fortalecimento da cultura e da nossa democracia.

"Protesto contra performance com homem nu tem agressão física; MAM e manifestantes registram caso na polícia", G1 São Paulo, 01 de outubro de 2017, https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/novo-protesto-em-frente-ao-mam-contra-performance-com-homem-nu-tem-agressao-fisica-e-vira-caso-de-policia.ghtml.

A esquerda metendo a real

Lola Aronovich

@lolaescreva

Reaças mentindo adoidado, pra variar. Uma criança tocou nos pés e calcanhar de um homem nu e direta espalha q criança tocou na genitália.

09:58 - 29 de set de 2017

(https://twitter.com/lolaescreva/status/913810321508356096)

Lilli, com 2 éles

@lilianeferrari

Homem nu não pode. Logo os índios são uns pervertidos. O problema tá na cabeça de quem vê não no corpo.

10:31 - 30 de set de 2017 de São Paulo, Brasil

(https://twitter.com/lilianeferrari/status/914120539404488704)

Lilli, com 2 éles

@lilianeferrari

Meu amor, graças aos deuses o MAM não é o Santander Cultural.

06:01 - 30 de set de 2017 de São Paulo, Brasil

(https://twitter.com/lilianeferrari/status/914112971235893248)

Justiceiro Sujo

@Justiceiro_Sujo

Quando é que pedofilia deixou de ser crime, @binhoo_0? @OdeCarvalho cada dia mais certo.

abaixo os matadouros

@binhoo_0

Em resposta a @oleomorato @Estadao

Nunca entraram. Não sabem do q falam. Acham q pedofilia é crime. Acham q aquilo foi pedofilia. Se não fossem perigosos, seriam uns coitados.

12:27 - 30 de set de 2017

[Original: https://twitter.com/binhoo_0/status/914149754346643457]

08:50 - 1 de out de 2017

(https://twitter.com/Justiceiro_Sujo/status/914457404896612354)

abaixo os matadouros

@binhoo_0

Em resposta a @Justiceiro_Sujo @OdeCarvalho

Ô, imbecil. Pedofilia é crime? Então mostra a tipificação no código penal, mostra!

09:27 - 1 de out de 2017

(https://twitter.com/binhoo_0/status/914466699587588096)

mell#10

@mviegasx

mell#10 retweetou abaixo os matadouros

pedofilia não eh crime não crime eh o que eu vou fazer com vc depois de te esquartejar seu arrombado

mell#10 adicionou

[tuíte anterior]

22:37 - 1 de out de 2017

(https://twitter.com/mviegasx/status/914665547484291073)

abaixo os matadouros

@binhoo_0

abaixo os matadouros retweetou mell#10

vou ser esquartejado pela palmeirense... e vc vai ver o brasileirão atrás das grades? libertadores provavelmente vc não verá mesmo...

abaixo os matadouros adicionou

[tuíte anterior]

22:56 - 1 de out de 2017

(https://twitter.com/binhoo_0/status/914670315162267648)

Juliana

@ajulysantos

Já colocamos a tag no topo, mas não pararem de usar, precisamos mostrar que jamais vamos aceitar a pedofilia.

#PedofiliaNaoEArte

13:20 - 29 de set de 2017

(https://twitter.com/ajulysantos/status/913800646721019904)

abaixo os matadouros

@binhoo_0

Em resposta a @ajulysantos @goulartjnr

pedofilia é doença, não é arte. e nem é crime.

23:56 - 2 de out de 2017

(https://twitter.com/binhoo_0/status/915047887486234624)

Mariah Diniz

30 de setembro de 2017 às 11:45

Sobre crianças a arte e corpo nu.

Sérião,

Vocês sabiam que a educação que nós recebemos, a da criança ser obrigada a dar beijo nas tias e nos tios, é muito mais nociva para uma criança do que ela ir à uma exposição onde existe um homem fazendo uma performance com seu corpo nu?

É nocivo por que desde de pequenas elas aprendem que o adulto tem mais poder sobre o corpo delas do que elas mesmas.

Então, antes de querer fechar galerias e museus, deixem as crianças dizerem não ao beijo e ao abraço de parentes dos quais elas não gostam.

Deixem elas desenvolverem seus limites. Criarem limites e aprenderem que podem e devem dizer não.

A prevenção de abusos começa dentro de casa.

(https://www.facebook.com/mariah.diniz/posts/1596497523704901)

Diário filosófico da Abigail P. Aranha parte 1: o caso do Museu de Arte Moderna

Nota 1

"Mãe que incentiva filha a tocar homem nu é militante do PT e trabalhou para o Itaú", ILISP (Instituto Liberal de São Paulo), 30 de setembro de 2017, http://www.ilisp.org/noticias/mae-que-incentiva-filha-a-tocar-homem-nu-e-militante-do-pt-e-trabalhou-para-o-itau.

Estava eu aqui pensando: se a mãe da garotinha não a tivesse levado ou se alguém do Museu de Arte Moderna de São Paulo a tivesse impedido de entrar, a direita em geral e o MBL em particular não teriam levado uma real de Lola Aronovich. Agora eu entendi como isso aconteceu.

(03 de outubro de 2017, https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/UHvcFmur6rA)

Nota 2

Um amigo meu me perguntou, por mensagem direta no Facebook: "Tu acha certo criancas vendo homens nus em museu e alisando eles?". Vou aproveitar para responder em público. Sim, eu acho certo, pelo menos eu acho errado uma criança aprender que a nudez é pecaminosa ou coisa parecida. A criança não vai ter excitação sexual e não vai ter a visão do sexo como algo proibido. E uma exibição artística não é a mesma coisa de um homem com uma criança em casa. Se você tivesse uma filha de 4 anos, Abigail, você faria o que essa mãe fez? Eu faria. Eu já disse, e está nos meus blogues, que se eu fosse Presidente da República, eu liberaria o sexo em lugares públicos e a pornografia para adolescentes.

Por sinal, você conhece alguma mulher filha de pais cristãos conservadores rígidos que virou atriz pornô? Eu posso dar nomes, você, se conhece um pouco das atrizes, talvez possa me dar um nome novo. Melhor: você conhece algum casal de pais cristãos conservadores rígidos com uma filha criada em ambiente urbano que foi mãe solteira ainda na adolescência, ou que foi promíscua por revolta com os pais? Eu conheço alguns, você deve conhecer também.

Os conservadores já estão correndo o risco de ver o LGBT-Feminismo tratar a nudez como natural, nem que seja o natural do jeito deles. O Huffington Post Brasil já tinha o texto "Por que eu quero que meus filhos me vejam nua", da Rita Templeton, de novembro de 2014. E você já deve imaginar o que ela vai dizer. Isso para ficar em um exemplo só. Quem critica os que criticaram o episódio são os mesmos que dizem que um homem tocar em uma mulher num ônibus lotado é estupro? Alguns são. São os mesmos que se fosse um menino tocando os pés de uma mulher nua, diriam que é cultura do estupro? Alguns são. Mas, conservadores, parem de mostrar os erros dos progressistas e comecem vocês mesmos a acertar também. Porque a extrema-esquerda já começou a acertar.

(03 de outubro de 2017, https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/W1yC9JGSnZM e https://www.facebook.com/abigail.pereira.aranha/posts/1141315252680029)

Nota 3

ILISP - Instituto Liberal de São Paulo

29 de setembro de 2017 às 21:48

"Para a esquerda, mãe que leva filha para tocar em homem nu é ARTE, mas pai que ensina filho a trabalhar é CRIME!"

Um motivo para não deixar a esquerda definir o que é moral e ético em nossa sociedade.

(https://www.facebook.com/institutoliberaldesaopaulo/posts/2371049569787182)

Dê sua opinião sobre esta publicação

Se você acha que algo viola os Padrões da Comunidade do Facebook, denuncie a publicação depois de enviar seus comentários.

Não há nada de errado

Nudez ou atos sexuais

Outro

(A caixa de diálogo aparece na versão mobile)

Eu já estava avisando: os conservadores tentaram censurar sexo e nudez na internet, a esquerda comprou deles o filtro familiar que vai usar para censurá-los.

Abigail Pereira Aranha Compartilhei no Facebook, o Facebook marcou como spam automaticamente.

(30 de setembro de 2017, https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/ZunaHPTxJeJ)

Nota 4

"MP pede que Google e Facebook retirem do ar vídeos de performance com artista nu no MAM" (G1 São Paulo, 02 de outubro de 2017, https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/mp-pede-que-google-e-facebook-retirem-do-ar-videos-de-performance-com-artista-nu-no-mam.ghtml)

Tem direitista que estava bloqueado no Facebook nos 30 dias anteriores por denúncia de algum esquerdista que leu o que não quis e acha que isso foi uma vitória para o Conservadorismo e a democracia.

Astaroth Realista MP pedindo para tirar? Se fosse o facebook contra os seus opositores, ele não pediu para derrubar 14 páginas de direita lá, o próprio facebook derrubou e nenhum direitista tomou as devidas providências, só chorou e ficou de mimimi e a extrema - esquerda comemorou como se isso fosse algum final de campeonato. Eu já tinha dito esses dias que se os direitistas não formarem um volume de processos contra a entidade, só ficarão chupando dedo quando o próprio facebook permitir coisas que desagradem os conservadores.

(03 de outubro de 2017, https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/4UAuS4N8Thg)

Nota 5

A pedofilia é a "cultura do estupro" dos conservadores.

(03 de outubro de 2017, https://twitter.com/AbigailPAranha/status/915366598726348800 e https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/Df9DwbYniGo)

Diário filosófico da Abigail P. Aranha parte 2: Bate-papo sobre lesbofobia com Revolta da Lâmpada

Nota 6

O "Bate-papo sobre lesbofobia com Revolta da Lâmpada" marcado pra ontem no Museu de Arte Moderna de São Paulo sumiu da seção de eventos da página no Facebook. O Revolta da Lâmpada também não tem nada a respeito. A previsão era pra ser de 15:00 a 17:00. Às 14:33, o MAM publicou uma nota dizendo que teve que fazer boletim de ocorrência porque no dia anterior, sábado, teve gente que não gostou daquela performance "La Bête" agredindo visitantes e funcionários. Se as lésbicas do Revolta da Lâmpada tocarem no assunto, vai ficar feio pra nós. Eu estava só esperando pra ver como os conservadores iam ficar mal na foto.

Abigail Pereira Aranha Pessoal, me corrijo: A Revolta da Lâmpada mudou o evento de horário e de lugar, e realmente foi por causa do incidente que aconteceu na véspera. https://www.facebook.com/arevoltadalampada/photos/a.1472596739627558.1073741831.1468984979988734/1926285704258657

(02 de outubro de 2017, https://www.facebook.com/abigail.pereira.aranha/posts/1140886052722949 e https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/FXuxHnMGVPt)

Nota 7

A Revolta da Lâmpada

30 de setembro de 2017 às 22:48

RDL + CASA 1 - VAI TER RODA SOBRE INVISIBILIDADE LÉSBICA SIM!

AMANHÃ, 01/10, ÀS 14h, no novo Galpão da Casa 1

manas, leiam pq é importante.

a gente iria fazer uma roda de conversa sobre INVISIBILIDADE LÉSBICA no MAM, amanhã, domingo - parte de uma parceria nossa com o museu. lá, mensalmente, nós nos reunimos com as/os adolescentes que ocupam a marquise do Ibira pra discutir tudo o que a nossa estrutura machista, lgbtfóbica, racista e criminosa faz questão de manter longe das escolas. já discutimos gênero, sexualidade, negritude, bullying e depressão, gordofobia, HIV, entre outros vários temas.

mas com a última tsunami de chorume que a extrema direita hipócrita fez questão de inundar no MAM, nosso evento foi adiado por "força maior" - quer dizer, força mais COVARDE, pq a força maior mesmo, a força da RUA, está com NÓS, corpos minorizados e marginalizados.

desde ontem, o MAM recebe pequenas - porém raivosas, tóxicas, tiranas - cruzadinhas direitistas pela moral hipócrita da tradicionalmente assassina família brasileira. todas protegidas pela GCM que deveria impedí-las, subordinada a um prefeito oportunista e marketeiro.

pessoas ligadas ao MAM já foram agredidas fisicamente. a elas, todo o nosso apoio.

e também sobrou pra gente, claro: recebemos dezenas de ofensas e ameaças no evento de humanxs desprovidos de humanidade. irônico: um evento sobre lesbofobia que recebe uma rajada de comentários lesbofóbicos.

mas aí vc pergunta: VAI TER RODA MESMO ASSIM? e a resposta é SIM.

VAMOS DEITAR PARA A MBL-IZAÇÃO FASCISTA? e a resposta é NÃO.

TRANSFERIMOS A RODA PARA A PARCEIRA CASA1 - às 14h, na inauguração do seu novo galpão baphônico, em novo endereço: Rua Adoniran Barbosa 151 - ATURA OU SURTA BB

pq não somos nós, LÉSBICAS, as pedófilas - somos as vítimas dos reais pedófilos, abusadores e criminosos dentro de nossos próprios lares, desde a infância. somos vítimas de abusos "corretivos" de nossos pais, irmãos, primos, vizinhos e "amigos".

são os nossos abusadores que botam bolsobosta na fotinho de perfil e esbravejam pelos valores da família.

são eles que nos acusam, cheios de ódio, em nome de Deus, da "degeneração moral" que eles próprio praticam em quartos escuros e ruas vazias.

nós, LÉSBICAS, SAPATONAS, precisamos falar - mais do que nunca.

sabemos que já é amanhã e que tá muito em cima, mas a RDL pede o apoio de todas as manas: COLEM NA MESA. precisamos nos fortalecer para sobreviver.

então, recapitulando:

"SAPATÃO É A MÃE! E a filha, sobrinha, avó..." - RODA DE CONVERSA SOBRE INVISIBILIDADE LÉSBICA

AMANHÃ, 01/10, ÀS 14H, NO GALPÃO DA CASA1 - Rua Adoniran Barbosa 151

#corpolivre

#fervotambemehluta

#maisRDLmenosMBL

(https://www.facebook.com/arevoltadalampada/photos/a.1472596739627558.1073741831.1468984979988734/1926285704258657)

Diário filosófico da Abigail P. Aranha parte 3: o PT se une ao PSDB para defender Aécio Neves do STF

Nota 8

Depois que o Supremo Tribunal Federal admite para o impeachment do Presidente da República uma prova que um juiz seria proibido de aceitar na Justiça comum, o PT fez uma nota oficial para defender Aécio Neves, contra o qual foi usada a mesma prova, quando ele foi condenado sem ser sequer processado. Vou dar um resumo com alguns artigos do Reinaldo Azevedo:

"Primeira Turma do STF determina o afastamento de Aécio do Senado. Analisarei o absurdo"

"Barroso, Rosa e Fux fazem juízo condenatório de quem nem réu é; topetudo [Luiz Fux] tenta humilhar senador"

"PT não nega sua natureza, mas faz defesa correta da instituição no caso Aécio. Já o PSDB..."

"Se PT é oportunista ao protestar contra 1ª Turma, PSDB é o quê ao se calar? Apenas covarde?"

A Câmara dos Deputados rejeitou aquela denúncia contra Michel Temer e o país praticamente inteiro diz que os deputados é que impediram a justiça. Dessa vez, o PT se une ao PSDB para defender o Aécio Neves de uma atrocidade do STF e gente da direita diz que o PT está com medo de ser o próximo.

O problema agora não é que o povo em geral, inclusive a oposição ao PT em geral, esteja em um estado de burrice grave. O problema é que a coisa vai tão mal que a esquerda está começando a dizer coisas decentes. Aliás, quantos conservadores escrevem direito?

(04 de outubro de 2017, https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/aFQKcZtYUzB)

Nota 9

"Apoio petista a Aécio irrita o ator José de Abreu: 'Bye bye, PT'", Veja, 29 de setembro de 2017, http://veja.abril.com.br/blog/maquiavel/apoio-petista-a-aecio-irrita-o-ator-jose-de-abreu-bye-bye-pt.

Agora sim a coisa ficou séria. Se o PT ficar só com gente sensata e decente, estamos lascados. Vou pegar um dos tuítes citados na matéria e uma das respostas:

Jose de Abreu

@zehdeabreu

ISSO, dirceu na cadeia, Palocci delatando, dilma golpeada, Lula impedido de se candidatar e o PT bradando Estado de Direito? To fora.

Jose de Abreu adicionou

AdsumP

@AdsumP

Em resposta a @kelfiori

Fora do Estado de Direito, tem-se a barbárie. PT é do Estado de Direito = respeito à Constituição. Constituição foi violada, não rasgada.

[Original: https://twitter.com/AdsumP/status/913504094962188288, 28/09/2017 17:42]

17:45 - 28 de set de 2017

(https://twitter.com/zehdeabreu/status/913505021186203648)

Marceli Soares

@marcelisoares

Em resposta a @RonaldoEsteves2 @zehdeabreu

PT caindo em mais uma armadilha da direita. Se é pra seguir leis,usem as mesmas que o judiciário permite contra a esquerda.

09:00 - 29 de set de 2017

(https://twitter.com/marcelisoares/status/913735214257631232)

(04 de outubro de 2017, https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/dgv1RDv2s1h)

Abigail Pereira Aranha

Este texto sem fotos e vídeos de putaria no A Vez das Mulheres de Verdade: "Direita cristã, acabou! - parte 36: caso 'La Bête', PT defende Aécio Neves e outras notas sobre a direita xucra", http://avezdasmulheres.blogspot.com/2017/10/direita-crista-acabou-parte-36.html.
Este texto com fotos e vídeos de putaria no A Vez dos Homens que Prestam: "Direita cristã, acabou! - parte 36: caso 'La Bête', PT defende Aécio Neves e outras notas sobre a direita xucra", http://avezdoshomens.blogspot.com/2017/10/direita-crista-acabou-parte-36.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis