Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2018

Direita cristã, acabou! - parte 41: a volta da gentalha e o evangelho da inveja

Abigail Pereira Aranha

Era novembro de 2010 quando eu escrevi "Dilma Rousseff eleita presidente: em 2010, quem ganhou foi a gentalha".[01] Eu abordei naquele texto o tipo de gente que votou nela. Este ano, quase todos desses mesmos eleitores devem votar no PT pela quinta vez desde 2002 e levar Lula de volta para a Presidência da República, ou eleger quem ele indicar. O problema que eu gostaria de chamar a sua atenção pra ele aqui nem é mais o eleitor do PT, é quase todo o Brasil. A nossa tragédia piorou ao ponto em que a própria luta contra a corrupção foi corrompida, pelo mau caráter e pela burrice.

Só para começar, neste meio-tempo, descobrimos o Petrolão, um esquema de desvio de dinheiro da Petrobrás feito pelo PT, que se juntou ao Mensalão que a gente já sabia em 2010. A descoberta foi em 2014, ainda a tempo das pessoas honestas desistirem de votar em Dilma Rousseff na eleição daquele ano. Mas o que houve? Primeiro, a Operação Lava Jato que devia investigar o dinheiro da Petrobrás que o PT usou para alugar a imprensa, subornar o Facebook e financiar páginas da internet que só servem para difamar a oposição, essa Operação Lava Jato virou assassinato de reputações, usando o termo do Romeu Tuma Júnior, contra quem não é aliado do PT. A obra é tão ridícula que nem existe mais Petrolão, existe "citado na Lava Jato", ou "citado na delação" da empresa tal envolvida no Petrolão. As listas incluem pessoas íntegras e opositoras notórias ao petismo, como Reinaldo Azevedo, Jair Bolsonaro e o portal Mídia Sem Máscara. O problema é que até gente da direita cai nessa enganação. Não foi o "lavajatismo", usando o termo do Reinaldo Azevedo, foram o PT mais os seus aliados que conseguiram destruir a própria ideia da honestidade: Lula, o chefe do PT e do Mensalão, disse que não há ninguém mais honesto que ele e quase todos os brasileiros confirmam. Em vez de o governo PT ser o operador de um esquema de corrupção político-administrativo, jurídico, econômico e cultural único na história do Brasil, Lula agora é tão corrupto quanto... Jair Bolsonaro. Sério, foi o que disse a jornalista conservadora Rachel Sheherazade.[02]

E nós vemos hoje nas redes sociais e nas conversas cotidianas muita indignação contra "os privilégios". Privilégios dos presidentes, dos ex-presidentes, dos membros do Congresso, dos ex-membros do Congresso, dos funcionários do Congresso, dos membros do alto escalão dos Três Poderes. Toda essa indignação é inveja. Sim, gente invejosa comparando o salário deles com o próprio salário, ou com a própria renda como microempresário. Sim, gente invejosa comparando os benefícios deles com sua própria vida. Mesmo os maus juízes ou os maus políticos trabalham, e eles deveriam perder não os privilégios ou os salários, mas os cargos, alguns pagando indenizações e recebendo penas legais. E os colegas deles que são bons como profissionais e como pessoas merecem o que ganham. Mas quem diz que o dinheiro gasto com eles prejudica a saúde, a educação, etc ignora os bons e inveja os maus. Nós podemos ver isso quando algumas dessas mesmas pessoas condenam o funcionário público. Para o liberal-conservador, o funcionário público é relapso, incompetente, desnecessário e ganha muito em dinheiro e privilégios. Mas na verdade, ele tem inveja dos direitos do funcionário público, como estabilidade e salário melhor que a média do mercado, e que quando o salário do funcionário público está atrasado, é porque está ruim pra todo mundo. Nenhum liberal-conservador defende os direitos razoáveis do serviço público, só a perda de direitos para o funcionário público e para os seus próprios empregados; em vez de eles, liberais, quererem ter os direitos do funcionário público, eles querem que o funcionário público de conduta e profissionalismo exemplares saiam de seus empregos como o Reinaldo Azevedo[03] ou o William Waack[04], por qualquer picuinha e com um chute na bunda depois de décadas de experiência.

O Conservadorismo cristão perdeu até a referência moral e a imagem pública dessa referência. Vou pegar como exemplo duas notícias do meio evangélico. A primeira: "Angola proíbe operação de igrejas evangélicas do Brasil", Folha de São Paulo, 27 de abril de 2013.[05] Entre as igrejas proibidas estão Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja Mundial do Poder de Deus. A segunda: "40% das mulheres que sofrem violência doméstica são evangélicas, diz pesquisa recente", Notícias Gospel, 10 de novembro de 2016.[06] O percentual de evangélicos na população brasileira não é muito menos que isso. Na década de 90, o evangélico era visto como semianalfabeto, sexofóbico, bizarro, mas não era pilantra. Era o pobre honesto, era o gerente sério, era o pastor bem visto na comunidade. Hoje, as únicas marcas distintivas do "povo de Deus" em relação ao "mundo" são escolaridade mais baixa e problemas com o sexo.

E por falar em sexo, teve um escândalo em 2015 de uma cantora gospel da Assembleia de Deus que foi com um pastor pro motel em Rondônia.[07] Como esclarece o Genizah, o cara não era mais pastor (mas ainda era chamado de pastor) e é mentira que o marido da cantora se suicidou quando descobriu o caso. Mas eu fui pesquisar "escândalo cantora pastor" no Google e achei TRÊS outros casos.[08] Eu adoro as putarias do meio evangélico. Os escândalos, porque as mocinhas protagonistas não são tão safadas como dizem, e as que me conhecem ainda me discriminam. Antes o problema fosse que o sexo é bom pra chuchu e as filhas de Deus não resistem a uma dupla penetração; antes o problema fosse que as servas do Senhor sabem que o orgasmo é uma delícia e não conseguem se segurar para experimentar. Mas o escandaloso é que umas palavras que Jesus disse contra os escribas e os fariseus, ele pode dizer hoje contra as igrejas: "Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los." (Mateus 23:3, 4)

O Partido dos Trabalhadores e seus aliados chegaram à Presidência da República com um discurso de serem honestos e representantes do povo. Depois, o que nós descobrimos? Que eles eram corruptos e que os movimentos sociais deles eram hipócritas? Certo. Mas aí, eles usaram o bordão do Tavares, personagem do Chico Anysio: "sou, mas quem não é?" (O Augusto Nunes publicou em fevereiro do ano passado "O canalha inventado por Chico Anysio reencarnou no PT: 'Sou, mas quem não é?'"[09]).

Eu disse num texto há pouco mais de um mês que, no rumo em que vamos, o Lula vai ser reeleito[10] (no máximo, vai ser eleito quem ele apoiar se ele não concorrer). Naquela ocasião, eu abordei o problema do lado da concorrência pela direita. Agora, o meu foco é no eleitorado. Temos o grande nome da direita que é o Jair Bolsonaro, mas na direita e no meio conservador, já temos gente fazendo campanha contra. Já temos quem diz que ele é estatista, alguns dizem até que ele é esquerdista. Também temos os antipolítica, defendendo o voto nulo, a abstenção ou o golpe militar.[11] E entre os a favor de Jair Bolsonaro, temos gente "destruindo pontes" não com os indecisos, mas dentro da própria direita. Então, sabe por que a decisão dessa eleição é com os lulistas? Porque dos que acham que político é tudo igual, a maioria dos que vão votar vão votar no PT. Esses vão dizer que a vida deles melhorou com o PT. E dos que acham que nem todos os políticos são iguais, muitos acham que o PT é o diferente (pra melhor).

Eu estava dizendo que a luta contra "os privilégios" era inveja, era hipocrisia, não é só porque algumas pessoas que falam da corrupção em Brasília pediram favorecimento pra um vereador da cidade. É porque os privilégios foram democratizados.[12] Quem diz que são imorais e ilegais os sistemas de cotas sociorraciais nas universidades e até em alguns concursos públicos? Quem diz que é imoral e ilegal aceitar como autoprovante qualquer denúncia de crime sexual feita por uma mulher contra um homem em uma delegacia específica para mulheres?[13] Quem diz que uma fila especial para idosos, grávidas e deficientes é, na mais generosa das hipóteses, um paliativo para um desconforto que é de todos?

O "evangelho da inveja", como Winston Churchill descreveu o Socialismo, não é mais o movimento esquerdista. Ele ganhou também boa parte das igrejas e do meio liberal-conservador. A própria ideia de bom caráter está quase fora do pensamento popular. Se o movimento esquerdista produziu burrice e distorção moral, esse trabalho foi tão bem sucedido que a própria direita cristã, mesmo querendo, não consegue sequer pensar acima dela. Se essa direita cristã apenas conseguir ressuscitar dinastias sertanejas de coronéis que exploram mão-de-obra semiescrava de um povo católico e semianalfabeto, já vai se sentir realizada. A resistência de inteligência vem em geral de ex-esquerdistas, como Olavo de Carvalho. Os bons exemplos morais entre os antiesquerdistas são, no máximo, pouquíssimos clérigos já isolados no próprio meio cristão. O problema nem é mais lutar contra "a corrupção". Por sinal, temos conservadores defendendo pena de morte para "os corruptos" enquanto alguns países socialistas já têm pena de morte para corrupção.

NOTAS:

[01] "Dilma Rousseff eleita presidente: em 2010, quem ganhou foi a gentalha", 18 de novembro de 2010, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2010/11/dilma-rousseff-eleita-presidente-em.html.

[02]

Rachel Sheherazade

09 de janeiro de 2018

Bolsonaro e Lula: os "opostos" cada vez mais parecidos

Instagram post by Folha de S.Paulo • Jan 7, 2018 at 2:45pm UTC

141 Likes, 45 Comments - Folha de S.Paulo (@folhadespaulo) on Instagram: “O deputado e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e seus três filhos que…

instagram

https://www.facebook.com/rachelsheherazadejornalista/posts/959740770844203, compartilhando https://www.instagram.com/p/Bdpu3XOlJIQ

folhadespaulo O deputado e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e seus três filhos que exercem mandato são donos de 13 imóveis com preço de mercado de pelo menos R$ 15 milhões, a maioria em pontos altamente valorizados do Rio de Janeiro, como Copacabana, Barra da Tijuca e Urca. Levantamento feito pela Folha em cartórios identificou que os principais apartamentos e casas, comprados nos últimos dez anos, registram preço de aquisição bem abaixo da avaliação da Prefeitura do Rio à época. O deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSC), filho de Jair, dividiu nos últimos 13 anos sua atividade parlamentar com atuação no mercado imobiliário. Flávio entrou na política com um Gol 1.0, em 2002. Quinze anos depois, tem dois apartamentos e uma sala que, segundo a prefeitura, valem R$ 4 milhões. Ele realizou operações envolvendo 19 imóveis na zona sul do Rio de Janeiro e Barra. Clique no link da nossa bio (folha.com/instagram) e leia mais. #folha #folhadespaulo #fsp

07 de janeiro de 2018, https://www.instagram.com/p/Bdpu3XOlJIQ

[03] "Reinaldo Azevedo pede demissão da revista Veja e da rádio Jovem Pan", O Tempo, 23 de maio de 2017, http://www.otempo.com.br/capa/política/reinaldo-azevedo-pede-demissão-da-revista-veja-e-da-rádio-jovem-pan-1.1477684.

[04] "William Waack deixa TV Globo após comentário racista: 'Encerramento consensual'", Purepeople, 22 de dezembro de 2017, http://www.purepeople.com.br/noticia/globo-anuncia-saida-de-william-waack-apos-comentario-racista-melhor-caminho-a-seguir_a208792/1.

[05] "Angola proíbe operação de igrejas evangélicas do Brasil", Folha de São Paulo, 27 de abril de 2013, http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/04/1269733-angola-proibe-operacao-de-igrejas-evangelicas-do-brasil.shtml.

[06] "40% das mulheres que sofrem violência doméstica são evangélicas, diz pesquisa recente", Notícias Gospel, 10 de novembro de 2016, https://noticias.gospelmais.com.br/40-mulheres-sofrem-violencia-domestica-evangelicas-86697.html.

[07] "Pastor transa com cantora assembleiana e as imagens caem na rede. Os pentecostais piram!", Genizah, 21 de maio de 2015, http://www.genizahvirtual.com/2015/05/pastor-transa-com-cantora-assembleiana.html.

[08] "Escândalo: cantora gospel é flagrada com marido de outra (video)", Folha do Espírito Santo, 01 de setembro de 2016, http://www.folhadoes.com/noticia/2016/09/01/escandalo-cantora-gospel-e-flagrada-com-marido-de-outra-video.html. "Cantora gospel engravida de pastor casado e é largada", Blasting News, 06 de junho de 2017, https://br.blastingnews.com/tv-famosos/2017/06/cantora-gospel-engravida-de-pastor-casado-e-e-largada-001754245.html. "Noivo de cantora gospel Michelle Nascimento diz que foi traído", Portal do Trono, 31 de janeiro de 2018, http://www.portaldotrono.com/noivo-de-cantora-gospel-michelle-nascimento-traido.

[09] "O canalha inventado por Chico Anysio reencarnou no PT: 'Sou, mas quem não é?'", Augusto Nunes, 21 de fevereiro de 2017, https://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/o-canalha-inventado-por-chico-anysio-reencarnou-no-pt-8216-sou-mas-quem-nao-e-8217.

[10] "Direita cristã, acabou! - parte 39: Lula de novo com a força do povo", 03 de fevereiro de 2018, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2018/02/direita-crista-acabou-parte-39.html.

[11] "Defesa da Intervenção Militar é provincianismo mais burrice mais golpismo", 06 de fevereiro de 2018, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2018/02/defesa-da-intervencao-militar-e.html.

[12] "A popularização da desigualdade", 08 de setembro de 2011, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2011/09/a-popularizacao-da-desigualdade.html.

[13] https://avezdasmulheres.blogspot.com/2016/06/direita-crista-acabou-parte-19-mulher-o.html#nota02 e nota03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis