Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Você ouviu falar de uma certificação digital de vacinação CoViD-19 para ser checada nas ruas? A verificação de fatos declarou que é uma notícia falsa

Abigail Pereira Aranha

EN: False claim: COVID-19 stands for Certification of Vaccination Identification by Artificial Intelligence. Reuters, April 24, 2020. PT-BR: Alegação falsa: COVID-19 significa Certificação de Identificação de Vacinação por Inteligência Artificial. Reuters, 24 de abril de 2020. FR: Fausse allégation: COVID-19 signifie Certification d'Identification de la Vaccination par l'Intelligence Artificielle. Reuters, 24 avril 2020. ES: Afirmación falsa: COVID-19 significa Certificación de Identificación de Vacunación por Inteligencia Artificial. Reuters, 24 de abril de 2020. IT: Falsa affermazione: COVID-19 sta per Certificazione di Identificazione della Vaccinazione dall'Intelligenza Artificiale. Reuters, 24 aprile 2020.

EN: Let this sink in... Certificate Of Vaccination Identification (COVID). COVID-19 stands for Certification of Vaccination Identification by Artificial Intelligence. PT-BR: Seja bem entendido... Certificado de Identificação de Vacinação (COVID). COVID-19 significa Certificação de Identificação de Vacinação por Inteligência Artificial. FR: Cela soit compris... Certification d'Identification de la Vaccination (COVID). COVID-19 signifie Certification d'Identification de la Vaccination par l'Intelligence Artificielle. ES: Que esto se capte... Certificado de Identificación de Vacunación (COVID). COVID-19 significa Certificación de Identificación de Vacunación por Inteligencia Artificial. IT: Che questo sia assimilato... Certificazione di Identificazione della Vaccinazione (COVID). COVID-19 sta per Certificazione di Identificazione della Vaccinazione dall'Intelligenza Artificiale.

1) Alegação falsa: COVID-19 significa Certificação de Identificação de Vacinação por Inteligência Artificial[1]

Pela Direção da Reuters

24 de abril de 2020 11:35

Alguns usuários de redes sociais têm compartilhado imagens online que afirmam que COVID-19 é uma abreviação de Certificado de Identificação de Vacinação por Inteligência Artificial ( aqui , bit.ly/2RWCiXl e bit.ly/2XZekOV ). As postagens frequentemente incluem uma fotografia em preto e branco de um soldado e dois homens enquanto o soldado verifica um documento.

Em uma postagem, a parte superior da imagem separa cada letra de "COVID-19" pela palavra correspondente e depois diz: "seja bem entendido... Certificado de Identificação de Vacinação (COVID)". Ela explica o número 19 dizendo que é uma referência à inteligência artificial, ou A. I. (a primeira e a nona letras do alfabeto).

Não há nenhuma evidência para apoiar esta afirmação. As imagens não oferecem uma fonte ou uma justificativa.

Uma pesquisa reversa no Google da fotografia revela que ela foi tirada em 1941 em Varsóvia, Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial. Um banco de dados digital austríaco fornece uma descrição da fotografia, que diz (em alemão): "Guarda alemão controla trabalhadores judeus na entrada do gueto". ( aqui )

A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica em sua página como o novo coronavírus foi nomeado. Este vírus é chamado de coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2). A doença que ele causa é chamada COVID-19, também conhecida como o novo coronavírus ( aqui ).

O Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV) dá aos vírus seus nomes de acordo com sua estrutura genética e para o benefício da pesquisa científica. Ele nomeou o vírus como SARS-CoV-2 em 11 de fevereiro de 2020, devido à sua relação genética com a SARS.

O termo COVID-19 refere-se a "doença de coronavírus 2019" ( aqui ).

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA explicam em sua página: "O novo nome desta doença é doença do coronavírus 2019, abreviada como COVID-19. Em COVID-19, 'CO' significa 'corona', 'VI' significa 'vírus' e 'D' significa doença. Anteriormente, esta doença era referida como 'novo coronavírus 2019' ou '2019-nCoV'". ( aqui. )

VEREDITO

Falso: COVID-19 não é uma abreviação de Certificado de Identificação de Vacinação por Inteligência Artificial, mas sim de "doença de coronavírus 2019".

Este artigo foi produzido pela equipe de Checagem de Fatos da Reuters. Leia mais sobre nosso trabalho de checagem de fatos aqui .

EN: False claim: COVID-19 stands for Certification of Vaccination Identification by Artificial Intelligence. Reuters, April 24, 2020. PT-BR: Alegação falsa: COVID-19 significa Certificação de Identificação de Vacinação por Inteligência Artificial. Reuters, 24 de abril de 2020. FR: Fausse allégation: COVID-19 signifie Certification d'Identification de la Vaccination par l'Intelligence Artificielle. Reuters, 24 avril 2020. ES: Afirmación falsa: COVID-19 significa Certificación de Identificación de Vacunación por Inteligencia Artificial. Reuters, 24 de abril de 2020. IT: Falsa affermazione: COVID-19 sta per Certificazione di Identificazione della Vaccinazione dall'Intelligenza Artificiale. Reuters, 24 aprile 2020.

2) Verificação da verificação de fatos

Está certo, essa checagem de abril de 2020 não negou o então vindouro certificado digital de vacinação, mas sim a ligação entre o nome "CoViD-19" e o Certificado de Identificação de Vacinação. Mas se por um lado, os chamados teóricos da conspiração podem ter encontrado uma isca para mais uma história exagerada e agora está provado que esta história não é tão exagerada; por outro lado, os supostos checadores de fatos revelam-se agora não tão capazes ou empenhados em ver e dizer a verdade. Posteriormente, foi desenvolvida uma credencial digital para controlar o acesso até mesmo em supermercados e foi tema de matéria do New York Times[2]. Desde aquele abril de 2020, temos muitos exemplos ao redor do mundo de restrições contra não-vacinados, propostas ou já em prática, nos transportes públicos, nos serviços estatais, nas contratações e demissões nas empresas, na entrada nas lojas, e assim por diante.

Mas o problema aqui é a desconexão com a realidade da grande mídia, exemplificada aqui na agência de notícias Reuters, a ponto de nem sequer se comportarem como se tivessem sido apanhados em erro. Você pode ver que não há uma atualização. Nenhuma atualização para mencionar que posteriormente foi criada uma certificação digital de vacina (mas não está relacionada à segregação social). E eu fiz a captura de tela em 02 de março de 2022, quase 2 anos após a publicação do artigo. Parece que eles se esqueceram de que publicaram este artigo (eles, "Direção da Reuters"). Com certa frequência, leio novamente alguma postagem minha no blogue ou em rede social e posso dizer "uau, abordei esse assunto há tanto tempo!" (normalmente não posso dizer "uau!" com alegria), ou vejo que não estava entendendo o assunto tão bem quanto entendo agora. Mas neste artigo, eles pareciam não ter a realidade objetiva externa como referência, mas apenas um roteiro para escrever dentro dele. Pareciam pensar, neste caso específico, que se apenas provassem que aquelas fotos são dos anos 40 e que o nome "COVID" é, na verdade, de "doença do coronavírus", aniquilariam a "alegação falsa". Mas isso era, na verdade, abaixo de uma mentira. Fizeram a Falácia da Conclusão Irrelevante não por malícia ou manipulação, mas por não saberem qual é a questão e por serem incapazes de perceber a verdade. Agora, temos que ambas as exposições são verdadeiras.

E enquanto algumas pessoas comuns aplaudiam as prováveis restrições sociais via COVID (aquele Certificado de Identificação de Vacinação), nazista é o homem para quem o sexo com um homem seria desagradável ou a mulher para quem é agradável. Além disso: milhares de neonazistas em Berlim protestam contra as restrições governamentais pelo CoViD-19. Ou: Neonazistas e antivacinas unem-se em protesto contra as restrições relacionadas ao coronavírus na Alemanha. Foram títulos de notícias reais, um de um jornal da Jordânia[3] e outro de um jornal da Inglaterra[4]. Houve um tempo em que os nazistas confinavam alguns grupos de pessoas em vez de lutar para libertá-las.

Mas não é uma questão do que é a mídia noticiosa. É uma questão do que é o cidadão comum.

NOTAS E REFERÊNCIAS:

[1] "False claim: COVID-19 stands for Certification of Vaccination Identification by Artificial Intelligence", Reuters, 24 de abril de 2020. https://www.reuters.com/article/uk-factcheck-covid-name-abbreviation/false-claim-covid-19-stands-for-certification-of-vaccination-identification-by-artificial-intelligence-idUSKCN2262AS.

[2] "Microsoft, Oracle and Salesforce join a push for digital vaccination credentials", New York Times, 14 de janeiro de 2021. https://www.nytimes.com/live/2021/01/14/business/us-economy-coronavirus#covid-vaccine-credentials-microsoft.

[3] "Thousands of Neo-Nazis in Berlin Protest The Govt's Covid-19 Restrictions", Al Bawaba, 02 de agosto de 2020. https://www.albawaba.com/news/thousands-neo-nazis-berlin-protest-govts-covid-19-restrictions-1371977.

[4] "Neo-Nazis and anti-vaxxers join protest against coronavirus restrictions in Germany", Independent, 05 de outubro de 2020. https://www.independent.co.uk/news/world/europe/coronavirus-covid19-protest-germany-lake-constance-b805022.html.

Questo testo in italiano senza foto e video di dissolutezza in Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "Hai sentito parlare di una certificazione digitale della vaccinazione CoViD-19 da controllare per strada? Il fact-checking ha dichiarato che è una fake news", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2024/05/fake-news-covid19-certificazione.html
Questo testo in italiano con foto e video di dissolutezza in Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "Hai sentito parlare di una certificazione digitale della vaccinazione CoViD-19 da controllare per strada? Il fact-checking ha dichiarato che è una fake news", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2024/05/fake-news-covid19-certificazione.html
Ce texte en français sans photos et vidéos de libertinage au Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "Avez-vous entendu parler d'une certification numérique de la vaccination CoViD-19 à contrôler dans la rue? La vérification des faits a déclaré qu'il s'agissait d'une fausse nouvelle", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2024/05/fausse-nouvelle-covid19-certification.html
Ce texte en français avec photos et vidéos de libertinage au Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "Avez-vous entendu parler d'une certification numérique de la vaccination CoViD-19 à contrôler dans la rue? La vérification des faits a déclaré qu'il s'agissait d'une fausse nouvelle", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2024/05/fausse-nouvelle-covid19-certification.html
Eso texto en español sin fotos y videos de putaría en Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "¿Escuchaste sobre una certificación digital de vacunación CoViD-19 para ser revisada en las calles? La verificación de hechos declaró que es una noticia falsa", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2024/05/noticia-falsa-covid19-certificacion.html
Eso texto en español con fotos y videos de putaría en Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "¿Escuchaste sobre una certificación digital de vacunación CoViD-19 para ser revisada en las calles? La verificación de hechos declaró que es una noticia falsa", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2024/05/noticia-falsa-covid19-certificacion.html
This text in English without licentiousness photos and videos at Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "Did you hear about a digital certification of CoViD-19 vaccination to be checked on the streets? Fact checking declared it's a fake news", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2024/05/fake-news-covid19-certification.html
This text in English with licentiousness photos and videos at Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "Did you hear about a digital certification of CoViD-19 vaccination to be checked on the streets? Fact checking declared it's a fake news", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2024/05/fake-news-covid19-certification.html
Texto original em português sem fotos e vídeos de putaria no A Vez das Mulheres de Verdade: "Você ouviu falar de uma certificação digital de vacinação CoViD-19 para ser checada nas ruas? A verificação de fatos declarou que é uma notícia falsa", https://avezdasmulheres.blogspot.com/2024/05/noticia-falsa-covid19-certificacao.html
Texto original em português com fotos e vídeos de putaria no A Vez dos Homens que Prestam: "Você ouviu falar de uma certificação digital de vacinação CoViD-19 para ser checada nas ruas? A verificação de fatos declarou que é uma notícia falsa", https://avezdoshomens.blogspot.com/2024/05/noticia-falsa-covid19-certificacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis