Influenciadora perde patrocínio após dizer "homem é lixo" para rebater ofensa
Razer, fabricante de acessórios para games, disse que não renovará contrato com Gabi Catuzzo após ela reagir a um comentário sexista no Twitter
Por Alexandre Orrico
24 jun 2019, 19h07 - Publicado em 24 jun 2019, 18h53
(Reprodução/Veja SP) |
Na última sexta-feira (21) a Gabi Catuzzo, influenciadora digital conhecida por jogar videogames e fazer transmissões ao vivo durante as partidas, postou uma foto em um touro mecânico.
Um seguidor respondeu com uma ofensa sexual disfarçada de piada e Gabi, que já disse ser comum receber comentários sexistas em suas redes, respondeu: "é por isso que homem é lixo". Veja a troca de tuítes:
(Reprodução/Veja SP) |
A postagem viralizou e Gabi recebeu muitos outras mensagens de homens incomodados com a generalização. Até que os comentários chegaram até a Razer, fabricante de periféricos e acessórios de jogos eletrônicos, que havia contratado a influencer para divulgar os produtos da marca.
Pressionada por parte de seus clientes, a empresa divulgou nesta segunda (24) um comunicado que diz que a opinião de Gabi não é a opinião da Razer e que o contrato dela não seria renovado após expirar. Leia o texto completo:
Há quem tenha achado a nota um pouco estranha, porque não faz menção à ofensa dita para Gabi:
E comentários decepcionados de mulheres que jogam videogames viralizaram, como o da Mikannn:
A própria Gabi Cattuzzo disse que vai ficar off por conta de ameaças e que vai usar esse tempo offline "para refletir".
E a Amanda lembrou que a corda arrebenta sempre do mesmo lado:
"Influenciadora perde patrocínio após dizer 'homem é lixo' para rebater ofensa", Pop! Pop! Pop!, Veja São Paulo, 24 de junho de 2019, https://vejasp.abril.com.br/blog/pop/gabi-cattuzzo-razer-homem-lixo-patrocinio.
Felipe Neto e youtubers famosos defendem Gabi Cattuzzo e criticam Razer (trechos)
"Felipe Neto e youtubers famosos defendem Gabi Cattuzzo e criticam Razer", Treta News, 25 de junho de 2019[01]
[00:08 a 00:19] A polêmica da streamer Gabi Cattuzzo continua dando o que falar. Depois que a Razer afirmou que não vai renovar o contrato dela várias, vários youtubers famosos saíram em defesa da streamer no Twitter. O Cellbit tuitou[02]:
A Gabi se expressou (de forma errada e exagerada) contra assédio e machismo que ela sofre diariamente, e foi bombardeada por, adivinha: homens assediando ela. Posicionamento da empresa que patrocina ela? Permitir e recompensar o assédio. Que resposta vergonhosa!
[00:34 a 00:36] O Cauê Moura comentou no post da Razer[03]:
Os Jorge Hardcore aplaudem, espalhando farelo de Cheetos bola no teclado de lusinha que pisca.
[00:41 a 00:42] O Rolandinho disse[04] [05]:
A Gabi pode ter errado entre algumas dezenas de aspas na forma como falou. Foi um deslize mínimo, já que a comunidade gamer é extremamente machista e só piorou nos últimos anos. Pegaram esse deslize mínimo e transformaram num crime hediondo, fazendo uma caçada injustificável.
Todos vocês que foram pessoalmente ofender a menina e persegui-la pela internet. Covardes. É isso que vocês são! Não pensam um minuto sequer no bem estar do próximo. Perseguições assim podem destruir a vida de alguém para sempre. Covardes. Mil vezes covardes!
[01:10 a 01:11] O Castanhari tuitou[06]:
Hey! Você não pode generalizar não, poxa, sua vaca desgraçada, tomara que morra, sua puta, vagabunda. Haha, mostrei pra ela que homem não é lixo.
[01:19 a 01:20] O Felipe Neto disse[07]:
Pergunte para 100 mulheres gamers se elas concorda com essa frase: "a maioria dos homens são lixo na internet". Eu garanto que quase todos irão concordar. Converse com uma mina gamer e descobra o que ela passa diariamente, ouça, entenda, reflita. @RazerBrasil vergonha!
[01:34 a 01:43] E por falar em Felipe Neto, acharam um clipe antigo da live da Gabi em que ela cita o nome dele. O youtuber Wagner Thomazoni postou o clipe em questão e comentou[08]:
Felipe Neto acabou de defender uma menina que fez piada com o tamanho do pau dele. Lembrando que zoar o corpo dos outros é algo horrível e abominável, a menos que seja um homem, aí pode.
(...)
[02:12 a 02:22] Nem todos apoiaram a Gabi neste furdúncio. Muitas pessoas aprovaram a decisão da Razer e trouxeram à tona outros momentos polêmicos da live da Gabi. O jogador de LOL Fiora tuitou[09]:
Minha opinião: A garota despreza tanto seu público quanto o público gamer no geral, gosta da fama, dos likes, do dinheiro e de ser uma pessoa pública, mas detesta lidar com as pessoas que lida, por isso tá sempre despejando ódio a qualquer um, até mesmo por uma simples pergunta.
(...)
[04:16 a 04:22] E enquanto isso tudo acontecia, a Ayu sofreu hate e foi acusada de ser culpada pela Gabi perder o patrocínio da Razer. A Ayu tuitou[10]:
Querem me culpar da Gabi ter perdido o patrocínio. Farei um vídeo sobre isso certamente. Marquei a Razer no post sim e sou mulher de assumir minhas responsabilidades. Agora, ela fez um comentário sexista e misândrico publicamente, ela é mulher de assumir as responsabilidades dela?
Meus comentários
O rapaz fez mal em tentar galantear a garota, e ela fez muito pior na resposta. E não se diga que foi "cabeça quente" por causa dos assédios (aquele e muitos outros). Eu já vi uma moça conservadora muito irritada no Facebook por causa de uma situação parecida, porque muitos homens conservadores ficam deslumbrados quando veem uma mulher antifeminista bonita, mas ela não disse absurdos. Ela criticou aqueles homens, mas não disse que eles (ou todos os homens) são lixo.
Do que aconteceu com a Gabi Cattuzzo, nada não teria acontecido se ela fosse um homem e dissesse que mulheres são lixo. Ou melhor, tudo teria acontecido por muito menos, como uma piada com o Feminismo[11] ou uma crítica bem embasada ao desempenho profissional feminino como a do delegado Pedro Paulo Pontes Pinho[12]; como em vários casos que você conhece e que eu mesma trouxe neste blogue. Então, eu acho é pouco. Mais: se lembra de quando eu disse que matérias nos grandes jornais sobre falsos crimes sexuais de homens contra mulheres, acusações descobertas como falsas, já não eram questão de justiça, mas de Estatística? Isso também se aplica ao Feminismo. Enquanto muitos homens perdem emprego ou dinheiro por "machismo", uma mulher sofrer o mesmo por feminismo é cada vez mais provável, mesmo que a probabilidade seja muito mais baixa.
Eu vi uma lésbica dizer no Twitter que o incidente foi há um ou dois anos e a Gabi Cattuzzo inclusive pediu desculpas pro rapaz. Por que deveríamos aceitar essas desculpas e não as de várias pessoas, homens e mulheres, que foram caluniadas pela patrulha esquerdopata a pretexto de um ou dois tuítes, ou uma piada, ou uma foto, ou um desenho? Não chega nem a ser hipocrisia, é um sistema de castas moral.[13] A moral da militância progressista, que principalmente no governo PT foi estendida à coletividade brasileira, é o que disse o humorista Danilo Gentili: se você é de esquerda, pode até matar.
Eu também recebo assédio sexual por mensagem privada no Facebook toda semana, mas você vai ver pouco assédio na minha linha do tempo do Facebook ou nos meus perfis no Twitter. Por quê? Porque ou o homem lê o que eu escrevo, nem que seja nas redes sociais, ou ele conversa comigo como faz com qualquer vadia. Agora eu entrei no ponto principal, sobre os homens serem lixo ou não. Mas antes, façamos outras considerações. Se eu sou tão assediada sexualmente, por que eu continuo a usar a bonequinha seminua e a pelada? Uns 10 anos atrás, a pergunta seria o contrário: por que eu publicaria nos meus blogues uma foto ou um desenho mostrando o meu corpo se o resultado mais provável é eu ser assediada sexualmente? Eu comecei a usar esses desenhos quando eu percebi que eles podiam ajudar na proposta intelectual e cultural dos blogues com e sem putaria. Os leitores há mais tempo já viram textos de 12.000, 15.000 caracteres (ou mais) com pornografia no final. Vários gostaram do texto e da diversão, e comentaram isso no meu perfil no Facebook. Ainda volto a estes leitores (não os importunadores das mensagens privadas). E o que uma bonequinha exibindo peitos e bunda tem de conteúdo cultural e filosófico? A ideia de que o homem pode ter desenvolvimento pessoal sem ter pau mole e pode olhar para uma mulher sexualmente sem ser um ofensor da dignidade humana das mulheres. Eu escrevi sobre isso em alguns textos.[14] As mensagens tipo "oi delícia" que eu recebo, foram um risco que eu precisei e escolhi aceitar.
Eu dizia que eu tive comentários no Facebook de homens que gostaram de um texto e da seção de putaria. Alguns disseram que alguns homens pensam em me comer por causa dos meus textos (e nem foi um relato da minha vida licenciosa) e alguns se disseram eles mesmos um desses homens. Isso pra mim não é assédio, é uma alegria. Só não é uma alegria maior porque eu nem sempre tenho a expectativa da alegria que o leitor gostaria de ter (e eu também). E eu já disse a eles: pra quem é meu leitor e gosta do meu conteúdo pode dizer isso e até me mandar putaria dizendo que viu e se lembrou de mim, como alguns já mandaram. É uma alegria pra mim porque a ideia que me levou a este trabalho foi realizada, homens que se tornaram melhores, mais esclarecidos, mais valentes, sem vergonha de serem heterossexuais e até um pouco mais felizes.
Muitas pessoas preferem não ter aborrecimentos ou sofrimentos a correr riscos para ter alegrias e realizações de verdade. Quem sabe como fugir da tristeza acaba não conhecendo a alegria. Dizem os palestrantes da Programação Neurolinguística que o cérebro não sabe o que é uma negativa e atrai o que pensa, portanto, pensar, por exemplo, em não ser pobre é atrair pobreza, não riqueza. Evitar isso é o que explica eu ter perfis nas redes sociais que são públicos e têm comentários e amizade abertos a qualquer pessoa. Aí, se eu encontrar 99 cabeças de vento atrás de fotos de mais uma vadia e 1 leitor novo que gostou do meu conteúdo (ou vai gostar, porque só conheceu o meu perfil), o último tem um valor que me recompensa eu suportar os primeiros. Por sinal, o vídeo do Treta News foi compartilhado comigo no Facebook por um leitor e amigo de redes sociais, o Diogo Aires.
Mas se a garota que disse que os homens são lixo errou sobre os homens, ela errou sobre a totalidade, não sobre a maioria. Vamos observar as matérias acima. O autor do artigo da Veja é um homem. Os youtubers que apoiaram a moça, muitos são homens. Não é uma coisa nova tantos homens rebaixarem o universo masculino e se rebaixarem ao universo feminino como homens. A própria vilificação da heterossexualidade masculina ou da simples proximidade homem-mulher também vem dos homens, assim como a vulgarização da heterossexualidade também vem. A novidade recente é mulheres que dizem publicamente que homens são lixo. Mas as lésbicas que dizem coisas horríveis dos homens têm por trás os homens dispostos a ser lixo. Por sinal, eu mesma comentei na postagem do Rolandinho[15]:
"Perseguições assim podem destruir a vida de alguém para sempre". Pessoal, o Rolandinho está lembrando os casos do Júlio Cocielo[16] e da August Ames[17], ambos vítimas do ódio do bem.
Mas você também pode ser um homem lixo sendo conservador. Por exemplo, quando você está disposto a ser um cavaleiro branco (homem disposto a defender ou salvar uma mulher só porque ela é mulher). Outro exemplo, quando uma mulher faz uma falsa acusação de assédio sexual ou estupro contra outro homem e você se dispõe a agredir ou matar esse homem.
Como não ser um homem lixo? Sendo um homem que não tem vergonha de ser heterossexual, mas não é vulgar. Sendo um homem inteligente e com hábitos saudáveis. Sendo um homem que ganha o próprio dinheiro e se gasta uma parte dele com alguém, é com alguém que realmente lhe faz bem ou sabe retribuir. Sendo um homem de cabeça erguida inclusive com as mulheres, porque algumas merecem tomar no cu (no duplo sentido). Não é só isso, mas é nesse caminho.
Se você homem não conhece as comunidades masculinas antifeministas como Real, MGTOW e Red Pill ou os grupos ativistas de Direitos Humanos dos Homens, você vai ser muito gratificado em conhecer. Se você já os conhece e pensa mal deles, dê atenção ao que eles dizem, algo que lhe parece absurdo pode ser verdade.
NOTAS E REFERÊNCIAS:
[01] "Felipe Neto e youtubers famosos defendem Gabi Cattuzzo e criticam Razer", Treta News, 25 de junho de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=hOTIp9n5lIA.
[02] rafael lange, 24 de junho de 2019 às 18:13, https://twitter.com/cellbit/status/1143265888721915906.
[03] cauezão, 24 de junho de 2019 às 17:45, https://twitter.com/cauemoura/status/1143258990274633733.
[04] Rolandinho, 25 de junho de 2019 às 00:52, https://twitter.com/Rolandinho/status/1143366387412492288.
[05] Rolandinho, 25 de junho de 2019 às 00:54, https://twitter.com/Rolandinho/status/1143366762202836998.
[06] Felipe Castanhari, 24 de junho de 2019 às 19:40, https://twitter.com/FeCastanhari/status/1143287717448617987.
[07] Felipe Neto, 24 de junho de 2019 às 19:54, https://twitter.com/felipeneto/status/1143291344355516417.
[08] Wagner Thomazoni, 25 de junho de 2019 às 01:29, https://twitter.com/WagnerThomazoni/status/1143375698272358400.
[09] Fiora Mechanics, 24 de junho de 2019 às 21:23, https://twitter.com/fioramech/status/1143313812453564417.
[10] Femi-mi-mismo, 24 de junho de 2019 às 20:19, https://twitter.com/ayubrazil/status/1143297738735542273.
[11] "Já estamos no social-feminismo? Uma empresa privada demitiu um estagiário por fazer piada de feminista no Facebook!", 11 de fevereiro de 2017, A Vez das Mulheres de Verdade, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2017/02/ja-estamos-no-social-feminismo-uma.html; e A Vez dos Homens que Prestam, https://avezdoshomens.blogspot.com/2017/02/ja-estamos-no-social-feminismo-uma.html.
[12] "Delegado que criticou mulheres policiais será substituído – por uma mulher", Veja, 21 de janeiro de 2013, https://veja.abril.com.br/brasil/delegado-que-criticou-mulheres-policiais-sera-substituido-por-uma-mulher.
[13] "O sistema de castas moral (As concubinas de Lúcifer 2)", 29 de dezembro de 2018, A Vez das Mulheres de Verdade, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2018/12/as-concubinas-de-lucifer-2.html; e A Vez dos Homens que Prestam, http://avezdoshomens.blogspot.com/2018/12/as-concubinas-de-lucifer-2.html.
[14] Por exemplo:
"Calma, rapaz, pode olhar pro meu corpo", 02 de junho de 2006, A Vez das Mulheres de Verdade, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2006/06/calma-rapaz-pode-olhar-pro-meu-corpo.html; e A Vez dos Homens que Prestam, http://avezdoshomens.blogspot.com.br/2006/06/calma-rapaz-pode-olhar-pro-meu-corpo.html.
"Você deve respeitar ou admirar uma mulher quando ela tenta se parecer com os homens, mas está rebaixando essa mulher quando a olha como mulher, ou ela desmoraliza a si e às mulheres quando se parece com uma mulher", 28 de abril de 2013, A Vez das Mulheres de Verdade, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2013/04/voce-deve-respeitar-ou-admirar-uma.html; e A Vez dos Homens que Prestam, http://avezdoshomens.blogspot.com/2013/04/voce-deve-respeitar-ou-admirar-uma.html.
[15] Abigail P. Aranha, 09 de junho de 2019 às 13:55, https://twitter.com/AbigailPAranha1/status/1148636903719276544.
[16] "Diário filosófico da Abigail P. Aranha: caso Júlio Cocielo", 07 de julho de 2018, A Vez das Mulheres de Verdade, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2018/07/diario-filosofico-da-abigail-p-aranha.html; e A Vez dos Homens que Prestam, https://avezdoshomens.blogspot.com/2018/07/diario-filosofico-da-abigail-p-aranha.html.
[17] "O suicídio de August Ames e a Teoria da Ferradura na Liga Juvenil Antissexo", 11 de dezembro de 2017, A Vez das Mulheres de Verdade, https://avezdasmulheres.blogspot.com/2017/12/o-suicidio-de-august-ames-e-teoria-da.html; e A Vez dos Homens que Prestam, https://avezdoshomens.blogspot.com/2017/12/o-suicidio-de-august-ames-e-teoria-da.html.
Questo testo in italiano senza immagini di dissolutezza in Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "Per il 19 novembre, Giornata Internazionale degli Uomini, non si sia scadente", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2019/11/per-19-novembre-non-si-sia-scadente.html. Questo testo in italiano con immagini di dissolutezza in Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "Per il 19 novembre, Giornata Internazionale degli Uomini, non si sia scadente", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2019/11/per-19-novembre-non-si-sia-scadente.html. Ce texte en français sans photos de libertinage au Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "Pour le 19 novembre, Journée Internationale des Hommes, ne soyez pas nul", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2019/11/pour-19-novembre-ne-soyez-pas-nul.html. Ce texte en français avec photos de libertinage au Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "Pour le 19 novembre, Journée Internationale des Hommes, ne soyez pas nul", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2019/11/pour-19-novembre-ne-soyez-pas-nul.html. Eso texto en español sin fotos de putaría en Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "Para el 19 de noviembre, Día Internacional del Hombre, no seas basura", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2019/11/para-19-de-noviembre-no-seas-basura.html. Eso texto en español con fotos de putaría en Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "Para el 19 de noviembre, Día Internacional del Hombre, no seas basura", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2019/11/para-19-de-noviembre-no-seas-basura.html. This text in English without licentiousness pictures at Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "For November 19, International Men's Day, don't you be trashy", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2019/11/for-november-19-dont-you-be-trashy.html. This text in English with licentiousness pictures at Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "For November 19, International Men's Day, don't you be trashy", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2019/11/for-november-19-dont-you-be-trashy.html. Texto original em português sem vídeos de putaria no A Vez das Mulheres de Verdade: "Para 15 de julho, Dia do Homem no Brasil, não seja um lixo", https://avezdasmulheres.blogspot.com/2019/07/para-15-de-julho-nao-seja-lixo.html. Texto original em português com vídeos de putaria no A Vez dos Homens que Prestam: "Para 15 de julho, Dia do Homem no Brasil, não seja um lixo", https://avezdoshomens.blogspot.com/2019/07/para-15-de-julho-nao-seja-lixo.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com