Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2016

Deu a louca (literalmente) no movimento lesbicossocialista quando matéria de capa da IstoÉ conta que Dilma Rousseff toma rivotril, e outras duas notas

Abigail Pereira Aranha

Reflexões sobre a matéria de capa da #IstoÉMachismo

Percebemos que alguns fatores sociais, privados ou públicos, são meros estopins para ataques machistas e misóginos, não motivos para a produção e a reprodução dessa praga histórica. Praga essa cujas práticas muitas vezes não são denunciadas pelas vítimas que (com razão) pressupõem que na maioria das vezes serão ignoradas ou tratadas com indiferença. Praga essa cujas práticas são na maioria das vezes reproduzidas por machistas e misóginos (mesmo aqueles que não se assumem como tal) com a tranquilidade só possível a quem tem a convicção da impunidade. Praga essa que tem um perfil predominante, mas não exclusivo, nem tem classe social, nível de escolaridade, raça, nacionalidade ou ideologia específica, mas que se vale de ataques com alvos não-aleatórios, mas sim premeditados.

De forma geral os homens (indivíduos do sexo masculino) foram e ainda são criados para não levarem desaforo pra casa, não terem medo de falar o que pensam, serem provedores e decidirem os rumos, não demonstrar sentimentos a não ser raiva ou similares. Os homens foram e são, assim e também em linhas gerais, os indivíduos para os quais há a liberação para assistir TV depois da festa (enquanto as meninas "precisam" limpar a sujeira), para participar da ação política, do espaço público, das organizações sociais (enquanto para as mulheres há, quando muito, uma simbólica reserva ou obrigatoriedade de reserva de vagas), nas mãos dos quais se concentraram, em um processo historico milenar, a riqueza, os meios de produção e as propriedades diversas - inclusive outras vidas (enquanto à mulher cabia - para não dizer "ainda cabe" - o direito à submissão e à subserviência), para os quais foram concedidos a prerrogativa e o poder de se pressupor superior, até mesmo juridicamente, para os quais foi dado o incentivo para participar de atividades coletivas e/ou de decisão (enquanto as mulheres eram proibidas por lei de estudar, votar, administrar os próprios bens, se divorciar, trabalhar fora, praticar artes marciais, jogar futebol, handeball etc), para os quais o termo "homem público" (=importante, influente, honrado, honesto) se diferencia muito do termo "mulher pública" (=prostituta, vagabunda etc).

Nós, mulheres, não nos queremos vítimas, estamos cada vez mais aprendendo a nos defender em consonância, apesar de nossas múltiplas vozes. Temos cada vez mais em quem nos espelhar e a quem nos somar para reagir, reorientar costumes e contribuir para suas transformações, transformações essas só possíveis se não nos calarmos e não aceitarmos nossa desqualificação moral e biológica frente às outras categorias de seres humanos. As agressões simbólicas, verbais, patrimoniais, culturais, os ataques à autoestima feminina, a espetacularização dos maltratos e promoção de sua reprodução nas mais diversas formas de relacionamento, as tentativas de "comprovar" a inferioridade feminina são mecanismos de dominação contra os quais temos que empreender um constante exercício, a fim de arrancar suas torpes raízes. Não iremos seguir reafirmando e aprofundando estereótipos, nem objetificando nossas vidas, dos pequenos círculos sociais às instâncias máximas de poder. Nossas lutas não são estéticas, metafísicas ou abstratas, elas surgem de condições concretas e infelizmente retrógradas das relações humanas, como a impossibilidade de alfabetização e letramento imposta a gerações de mulheres da nossa história! E, para as mulheres atuais, em se tratando de retroceder, devemos fazê-lo apenas se for pra tomar impulso para caprichar na voadora O/ #FicaADica #IstoÉMachismo

Por Tatiana nervosinha histérica louca instável do chilique etc etc etc Braz

Tatiana Braz, 03 de abril de 2016 às 10:14, https://www.facebook.com/tatiana.braz.73/posts/989299594495790

Comentários de A Vez das Mulheres de Verdade / A Vez dos Homens que Prestam

Primeiro, algumas notas rápidas sobre o texto acima, para quem não teve saco pra ler.

1) "De forma geral os homens (indivíduos do sexo masculino) foram e ainda são criados para (...) serem provedores". Olha só, eu escrevi sobre isso em agosto de 2012: "O machismo foi criado pelas mulheres - parte 8: o homem rico, poderoso, com status ou apenas o homem provedor comum"[01].

2) "Os homens foram e são, assim e também em linhas gerais, os indivíduos (...) nas mãos dos quais se concentraram, em um processo historico milenar, a riqueza, os meios de produção e as propriedades diversas - inclusive outras vidas (enquanto à mulher cabia - para não dizer 'ainda cabe' - o direito à submissão e à subserviência)". Mais um milênio de PT no governo do Brasil e metade do dinheiro do país vai ser de mulheres divorciadas, e elas vão poder proibir os ex-maridos de chegarem a menos de 100 metros delas e dos filhos. Hua, hua, hua, hua, hua!

3) "Os homens foram e são, assim e também em linhas gerais, os indivíduos (...) para os quais foram concedidos a prerrogativa e o poder de se pressupor superior, até mesmo juridicamente". Aí eu converso com a autora: "Homens podem ser condenados sem provas por casos inexistentes de estupro, enquanto mulheres podem ser inocentadas até de assassinato". "Em que mundo você vive, minha filha?" "Num mundo que tem lei Maria da Penha e delegacias para mulheres".

4) "O termo 'homem público' (=importante, influente, honrado, honesto) se diferencia muito do termo 'mulher pública' (=prostituta, vagabunda etc)". Pois é, isso me lembrou um outro texto da minha série "O machismo foi criado pelas mulheres", a parte 9[02]. Mais exatamente o que aconteceu quando Felipe Neto disse que "acredito que o primeiro passo pra libertação sexual das mulheres é que as próprias mulheres parem de se ver como vagabundas", coisa que eu também acredito mas as suas amiguinhas não, fofa.

5) "Tatiana nervosinha histérica louca instável do chilique etc etc etc Braz". Dá pra vocês lesbofeministas pararem de entregar mais que disque-pizza em fim de semana?

Mas qual foi a treta? Qual capa da revista IstoÉ? A do nº 2417, de 01/04/2016, matéria "Uma presidente fora de si"[03].


E o que aquele textão tem a ver com a matéria? Coisa nenhuma! Ele tem a ver com a publicação da matéria. Ah, eu fui fazer uma pesquisa rápida no Google e achei logo no começo estas pérolas: "O ataque da Istoé a Dilma fica ainda pior quando se sabe que a autora reclamou do machismo. Por Cidinha da Silva", do Diário do Centro do Mundo[04]; "Quando a misoginia pauta as críticas ao governo Dilma", da Carta Capital[05]; "AGU vai processar IstoÉ por reportagens que dizem que Dilma 'está fora de si'", da Revista Consultor Jurídico[06]. Isso me lembra um texto meu de fevereiro do ano passado: "Quem rotula um argumento sólido como preconceito transformará um preconceito em argumento sólido"[07]. Aliás, aquela matéria do Consultor Jurídico mostra bem como é o esquema deles: eu tenho um jornal, eu publico uma reportagem dizendo que a Dilma é adúltera, mostro quatro fotos dela na cama do casal cada uma com um homem diferente e ela me processa por crime contra a honra.

E eu chamei a dona Dilma de Rainha Louca pela primeira vez em julho de 2014[08] sem saber dessa pérola. Quiá, quiá, quiá, quiá, quiá! Ah, e quando eu perguntava "Precisamos de mais mulheres na política?", ainda era outubro de 2009[09]. Nas minhas notas rápidas, mostrei que da lista de piores governadores da época, os dois primeiros lugares eram de mulheres, a Ana Júlia Carepa do Pará e a Yeda Crusius do Rio Grande do Sul.

Vamos rir um pouquinho com a matéria da Carta Capital:

Em caso de impeachment, o tradicional machismo brasileiro não correrá o risco de ficar sem alvo, e já circula nas redes sociais imagens que se referem de modo pouco elogioso a Marcela Temer, mulher do vice-presidente.

"Só a nova primeira dama já justifica o impeachment". Ah, já entendi: é que como o Juízo Final está próximo, aí a dona Clarice Cardoso, autora da matéria, leu a frase muito elogiosa à sra. Marcela Temer com o impeachment do Michel Temer que eles já estão preparando na cabeça. Os meus homens devem concordar com a frase no quesito estético (e vamos lembrar que a dona Dilma já fez plástica pra ficar daquele jeito para a eleição de 2010). Mas a dona Clarice Cardoso deve estar com inveja da segunda dama. Outra: odiar mulher é machismo e gostar de mulher... simpática também é?

Mais uma pérola:

Há alguns meses, a mesma presidenta recebeu o conselho de "fazer mais sexo" de um jornalista publicado no site da revista Época, para quem a solução da crise seria se Dilma se apresentasse de forma "mais erotizada".

Caralho! Eu já ia fazer um meme com o Ricardo Boechat recomendando a Dilma a procurar uma rola. Poxa! Perdi a zoeira.

E hoje faz quatro semanas que a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) publicou no Twitter "somos todas jararacas"[10], em homenagem ao Lula[11]. Eu mesma quase publiquei essa piadinha com as jararacas no Facebook quando soube do pronunciamento do Lula. Será que daqui a pouco vamos ter uma campanha hashtag SomosTodasLoucas? Vamos tomar cuidado, de poucos anos pra cá, o pior da esquerda faz piadinhas virarem profecias.

Outra nota 1

Quase sempre quando eu vejo uma mulher criticando feministas, me parece um gerente de empresa numa reunião com subordinados gritando "olhem só as m$%*@s que vocês fizeram, vocês fu*$%@& com a empresa". Vocês tiveram essa impressão também? Pra quem não se deu conta: quantas vezes vocês viram uma mulher antifeminista mencionar que homens são presos sem provas e sem um processo legítimo só porque uma vaca deu queixa de assédio sexual ou estupro? Quantas mulheres antifeministas mencionam homens destruídos financeiramente por causa de um divórcio sem serem elas mesmas esposas ou parentes próximas de homens divorciados? Quantas páginas femininas antifeministas no Facebook publicam memes com a mensagem de que o Feminismo promoveu disponibilidade sexual das mulheres para os homens e POR ISSO ele é mau?

Não é que as mulheres conservadoras estejam sendo hostilizadas ou evitadas por causa das lésbicas imbecis com fobia de homem. Também não é que a Real e os MGTOW sejam tantos que cada mulher conservadora conheça um pessoalmente e sinta a diferença deles para os emasculados com que estão acostumadas a tratar. Mas o ANTIFEMINISMO masculino está cada vez mais visível e mostrando o Feminismo de esquerda como a insanidade que é. E por causa do ANTIFEMINISMO MASCULINO, as mulheres conservadoras estão tentando salvar o FEMINISMO CONSERVADOR tanto mostrando a parte mais louca do feminismo esquerdista quanto difamando a heterossexualidade e culpando o Feminismo esquerdistas por uma disponibilidade sexual feminina que não existe. Tudo para que os homens coloquem as mulheres conservadoras em um pedestal sem que elas ofereçam nada a mais.

Quem conhece o meu blogue A Vez dos Homens que Prestam já viu que tem textos que são meus ou traduções que eu fiz sobre Direitos Humanos dos Homens, sobre política, sobre relacionamentos e outros assuntos, tudo isso no meio de alguma pornografia, geralmente compartilhada do Pornhub, do XVideos, etc, mas uma pequena parte de produção própria. Isso foi muito bem pensado. Eu, sendo mulher, posso oferecer um conteúdo que amigos masculinistas e antiesquerdistas já discutem e que é novo para alguns leitores e ao mesmo tempo oferecer para todos os leitores homens umas coisas que eles gostam, entre elas algumas piadinhas, cenas de sexo explícito e alguns relatos do expediente da minha periquita. No Facebook, eu só não compartilho os vídeos de putaria. Então, um outro sinal de o que é o antifeminismo feminino conservador é a antipatia dessas mulheres conservadoras antifeministas ao meu trabalho. As páginas Sara Winter e Garota Conservadora me baniram, Ana Caroline Campagnolo me bloqueou, isso que eu me lembro agora. As outras moças conservadoras me ignoram ou dizem o que eu digo com pelo menos três anos de defasagem. Por quê? Ginocentrismo conservador, não antifeminismo.

Página A Vez das Mulheres de Verdade - A Vez dos Homens que Prestam, 04 de abril de 2016 às 22:25, https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1333112416702674&id=383612614985997. Também em https://plus.google.com/u/0/+AbigailPereiraAranha/posts/4D8HRCLHVBC.

Outra nota 2


Estava eu no Facebook publicando aquela nota criticando o antifeminismo feminino conservador e eu vejo um amigo compartilhar uma foto que a Anikka Albrite compartilhou no Instragam, dela com a Amber Rayne (à direita na foto), que morreu este final de semana[12]. O meu amigo que compartilhou a foto comentou me explicando: "Uma das mais simpáticas e solícitas atrizes da indústria se foi... Ela sempre me respondia no Twitter..."[13]. A moça tinha 31 anos, mas já tinha tido câncer. Parece que morreu dormindo. No dia 31 de março, ela publicou no Twitter uma foto de um cavalo dela que tinha morrido. A matéria do The Mirror está em http://www.mirror.co.uk/3am/celebrity-news/porn-star-amber-rayne-who-7688976.

Quando eu fui ler aquela matéria do The Mirror, pode ser força do hábito, fiquei pensando... bom, primeiro eu vou aos detalhes que eu observei. O primeiro foi a matéria ser de um jornal, o The Mirror. O segundo foi que ela até criava cavalos. O terceiro foi que pelo menos uma colega dela da indústria pornô entrou em contato com a mãe dela. O quarto foi a foto que a colega dela publicou, que está mais para uma foto de duas amigas. Bom, e o que eu observei? Que foi-se o tempo em que a propaganda antipornografia da pior parte do movimento feminista "colava", se é que pareceu plausível algum dia. Sim, as lendas urbanas de que atrizes pornôs são tratadas como escravas em cativeiro e outras do tipo são repetidas até hoje por conservadores, mas estes são aliados ao pior do movimento feminista. Eu já discuti isso nos meus blogues.

O discurso LGBT-feminista e as mulheres militantes LGBT-feministas são cada vez menos levadas a sério na vida real. Ainda temos o problema do feminismo "bonzinho" e o do feminismo conservador, mas cada vez mais mulheres percebem que a presidente Dilma Rousseff e ativistas antipornografia como Andrea Dworkin e Gail Dines representam tanto as mulheres quanto Zé Pequeno representa os negros.

NOTAS

[01] "O machismo foi criado pelas mulheres - parte 8: o homem rico, poderoso, com status ou apenas o homem provedor comum", http://avezdoshomens.blogspot.com.br/2012/08/o-machismo-foi-criado-pelas-mulheres.html.

[02] "O machismo foi criado pelas mulheres - parte 9: os feministas dizem que a sociedade trata as mulheres que não se reprimem como vadias, e o pior (inclusive para o Feminismo) é que eles estão certos" http://avezdoshomens.blogspot.com.br/2014/07/o-machismo-foi-criado-pelas-mulheres.html.

[03] "Uma presidente fora de si", IstoÉ, nº 2417, 1º de abril de 2016, http://www.istoe.com.br/reportagens/450027_UMA+PRESIDENTE+FORA+DE+SI.

[04] "O ataque da Istoé a Dilma fica ainda pior quando se sabe que a autora reclamou do machismo. Por Cidinha da Silva", Diário do Centro do Mundo, 03 de abril de 2016, http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-ataque-da-istoe-a-dilma-fica-ainda-pior-quando-se-sabe-que-a-autora-reclamou-do-machismo-por-cidinha-da-silva.

[05] "Quando a misoginia pauta as críticas ao governo Dilma", Carta Capital, 02 de abril de 2016, http://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/quando-a-misoginia-pauta-as-criticas-ao-governo-dilma.

[06] "AGU vai processar IstoÉ por reportagens que dizem que Dilma 'está fora de si'", Revista Consultor Jurídico, 02 de abril de 2016, http://www.conjur.com.br/2016-abr-02/agu-processar-istoe-reportagens-difamam-dilma.

[07] "Quem rotula um argumento sólido como preconceito transformará um preconceito em argumento sólido", http://avezdoshomens.blogspot.com.br/2015/02/quem-rotula-um-argumento-solido-como.html.

[08] "A esquerda e o caso do legado da Copa que caiu em Belo Horizonte: já estamos passando vergonha na imprensa internacional, mas a Rainha Louca diz que essa e outras críticas à infraestrutura foram um complexo de vira-latas que foi derrotado e parece que os vagabundos da militância esquerdista já estão se preparando para faturar em cima do caso", 04 de julho de 2014, http://jornaldohomem.blogspot.com.br/2014/07/a-esquerda-e-o-caso-do-legado-da-copa.html. Também em http://avezdoshomens.blogspot.com.br/2014/07/a-esquerda-e-o-caso-do-legado-da-copa.html.

[09] "Precisamos de mais mulheres na política?", http://avezdoshomens.blogspot.com.br/2009/10/precisamos-de-mais-mulheres-na-politica.html.

[10] "'Somos todas jararacas', diz senadora petista", Folha Política, 10 de março de 2016, http://www.folhapolitica.org/2016/03/somos-todas-jararacas-diz-senadora.html.

[11] Podemos lembrar esta, por exemplo, em "'Se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça', diz Lula sobre operação da PF", O Povo, Fortaleza, 04 de março de 2016, http://www.opovo.com.br/app/politica/2016/03/04/noticiaspoliticas,3583764/lula-fala-sobre-operacao-lava-jato-em-coletiva-de-imprensa.shtml.

[12]

Anikka Albrite

04 de abril de 2016 às 17:08 · Instagram

I only knew her for a short time, but in that time I shared many close stories w/ her. We bonded over horses & the ups & downs of life. I am happy to have made a friend in Amber. She was taken from this life too soon. It's hard to believe she's really gone. Her laugh lit up the room, & she was a beautiful soul. My thoughts & prayers go out to her family and friends. She touched all our hearts, & she will be remembered. We love you Amber. May your spirit ride with the horses on the wind. ?? ?#?RIP? ?#?AmberRayne? ?#?GoneTooSoon?

(https://www.facebook.com/photo.php?fbid=853543114792424&set=p.853543114792424)

[13] Filezinho Recife, 04 de abril de 2016 às 22:26, https://www.facebook.com/filezinho.recife/posts/1179412515403162

Apêndice

"Uma presidente fora de si", IstoÉ, nº 2417, 1º de abril de 2016. Disponível em http://www.istoe.com.br/reportagens/450027_UMA+PRESIDENTE+FORA+DE+SI.

Uma presidente fora de si

Bastidores do Planalto nos últimos dias mostram que a iminência do afastamento fez com que Dilma perdesse o equilíbrio e as condições emocionais para conduzir o país

Sérgio Pardellas e Débora Bergamasco

Os últimos dias no Planalto têm sido marcados por momentos de extrema tensão e absoluta desordem com uma presidente da República dominada por sucessivas explosões nervosas, quando, além de destempero, exibe total desconexão com a realidade do País. Não bastassem as crises moral, política e econômica, Dilma Rousseff perdeu também as condições emocionais para conduzir o governo. Assessores palacianos, mesmo os já acostumados com a descompostura presidencial, andam aturdidos com o seu comportamento às vésperas da votação do impeachment pelo Congresso. Segundo relatos, a mandatária está irascível, fora de si e mais agressiva do que nunca. Lembra o Lula dos grampos em seus impropérios. Na última semana, a presidente mandou eliminar jornais e revistas do seu gabinete. Agora, contenta-se com o clipping resumido por um de seus subordinados. Mesmo assim, dispara palavrões aos borbotões a cada nova e frequente má notícia recebida. Por isso, os mais próximos da presidente têm evitado tecer comentários sobre a evolução do processo de impeachment. Nem com Lula as conversas têm sido amenas. Num de seus acessos recentes, Dilma reclamou dos que classificou de “traidores” e prometeu “vingança”. Numa conversa com um assessor, na semana passada, a presidente investiu pesado contra o juiz Sérgio Moro, da Lava Jato. “Quem esse menino pensa que é? Um dia ele ainda vai pagar pelo quem vem fazendo”, disse. Há duas semanas, ao receber a informação da chamada “delação definitiva” em negociação por executivos da Odebrecht, Dilma teria, segundo o testemunho de um integrante do primeiro escalão do governo, avariado um móvel de seu gabinete, depois de emitir uma série de xingamentos. Para tentar aplacar as crises, cada vez mais recorrentes, a presidente tem sido medicada com dois remédios ministrados a ela desde a eclosão do seu processo de afastamento: rivotril e olanzapina, este último usado para esquizofrenia, mas com efeito calmante. A medicação nem sempre apresenta eficácia, como é possível notar.

DILMA-ABRE-NOVA-IE.jpg

DESCONTROLE

A presidente se entope de calmantes desde a eclosão da crise. Os medicamentos nem sempre surtem efeito, atestam seus auxiliares

Em recente viagem a bordo do avião presidencial, um Airbus A319, tripulantes e passageiros ficaram estupefatos com outro surto de Dilma. Depois de uma forte turbulência, a presidente invadiu a cabine do piloto aos berros: “Você está maluco? Vai se f...! É a presidente que está aqui. O que está acontecendo?”, vociferou. Não seria a primeira vez que Dilma perdia o equilíbrio durante um vôo oficial. No final de janeiro, o avião da presidente despencou 100 metros, enquanto passava pela região entre a floresta Amazônica e o Acre. O piloto preparava-se para pousar em Quito, no Equador. Devido ao tranco mais brusco, Marco Aurélio Garcia, assessor especial, acabou banhado de vinho e uma ajudante de ordens bateu levemente com a cabeça no teto da aeronave. Copos e pratos foram ao chão, mas ninguém se machucou. A presidente saiu de si. Na sequência do incidente, tratou de cobrar satisfações do piloto. Aos gritos. “Não te falei para não pegar esse trajeto? Quer que eu morra de susto, cace...?”. Os desvarios de Dilma durante os vôos já lhe renderam uma reclamação formal. Em carta, a Aeronáutica pediu para que a presidente não formulasse tantas perguntas sobre trajetos e condições climáticas nem adentrasse repentinamente às cabines para não tirar a concentração dos pilotos. A presidente não demonstra paciência nem mesmo para esperar o avião presidencial seguir o procedimento usual de taxiamento. Um de seus assessores lembra que, certa feita, Dilma chegou a determinar à Aeronáutica que reservasse uma pista exclusiva para a decolagem de sua aeronave. Com isso, outros aviões na dianteira tiveram de esperar na fila por horas.

O modelo consagrado pela renomada psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross descreve cinco estágios pelo qual as pessoas atravessam ao lidar com a perda ou a proximidade dela. São eles a negação, a raiva, a negociação, a depressão e a aceitação. Por ora, Dilma oscila entre os dois primeiros estágios. Além dos surtos de raiva, a presidente, segundo relatos de seus auxiliares, apresenta uma espécie de negação da realidade. Na semana passada, um presidente de uma instituição estatal foi chamado por Dilma para despachar assuntos de sua pasta. Chegou ao Palácio do Planalto, subiu ao terceiro andar e falaram longamente acerca da saúde da empresa e especialmente sobre a economia do Brasil e o contexto internacional. Ao final da conversa, observando o visível abatimento do executivo, Dilma quis saber: “Por que você está cabisbaixo?”. Franco, ele revelou sua preocupação com o cenário de impeachment que se desenhava, especialmente com o então iminente rompimento do PMDB. Ao ouvir a angústia do seu subordinado, que não está há muito tempo à frente da empresa, Dilma teve uma reação que tem se repetido sistematicamente: descartou totalmente a hipótese do seu impedimento. Ela exclamou: “Imagine, nada disso vai acontecer. Já temos garantidos 250 votos na Câmara”. O executivo tentou argumentar, mas foi novamente interrompido. A petista avaliou ser “até melhor” o rompimento com o PMDB, assim teriam a chance de “refundar” o governo. O presidente da instituição deixou a conversa completamente atônito. Considerou inacreditável a avaliação da chefe do Executivo.

01.jpg

02.jpg

Outro interlocutor freqüente diz que a desaprovação recorde junto aos eleitores é vista como mero detalhe pela presidente. “Que falta faz um João Santana”, disse referindo-se ao marqueteiro preso e, principalmente, conselheiro para todas as horas. Aos integrantes do núcleo político, Dilma deixa transparecer que não lhe importa mais a opinião pública. Seu objetivo é seguir no posto a todo e qualquer custo e, se lograr êxito, punir aqueles que considera hoje seus mais ferozes inimigos. Especialmente os do Congresso. Na tática do desespero oferece cargos e verbas para angariar apoios à sua causa, não se importando com o estouro do orçamento e muito menos com o processo sobre suas contas abertos nos órgãos de fiscalização e controle, como o TCU. Na quarta-feira 30, chegou ao cúmulo de sugerir uma audiência com Valdemar Costa Neto, do PR, para oferecer-lhe a indicação do ministério de Minas e Energia. Ocorre que, hoje, Costa Neto apresenta dificuldades e limites de locomoção devido ao uso de uma tornozeleira. Depois da gafe, o jeito foi recorrer a emissários.

É bem verdade que Dilma nunca se caracterizou por ser uma pessoa lhana no trato com os subordinados. Mas não precisa ser psicanalista para perceber que, nas últimas semanas, a presidente desmantelou-se emocionalmente. Um governante, ou mesmo um líder, é colocado à prova exatamente nas crises. E, hoje, ela não é nem uma coisa nem outra. A autoridade se esvai quando seu exercício exige exacerbar no tom, com gritos, berros e ofensas. Helmuth von Moltke, chefe do Estado-Maior do Exército prussiano, depois de aposentado, concedeu uma entrevista que deveria servir de exemplo para governantes que se pretendam grandes líderes. Perguntado como se sentia como um general invicto e o mais bem-sucedido militar da segunda metade do século XIX, Moltke respondeu de pronto: “Não se pode dizer que sou o mais bem-sucedido. Só se pode dizer isso de um grande general, quando ele foi testado na derrota e na retirada. Aí se mostram os grandes generais, os grandes líderes e os grandes estadistas”. Na retirada, Dilma sucumbiu ao teste a que Moltke se refere. Os surtos, os seguidos destemperos e a negação da realidade revelam uma presidente completamente fora do eixo e incapaz de gerir o País.

03.jpg

O PLACAR DO AFASTAMENTO

Em frente ao Congresso, integrantes de movimentos pró-impeachment estampam os rostos dos parlamentares contra e a favor da saída de Dilma

A maneira temperamental de lidar com as situações não é nova, embora tenha se agravado nas últimas semanas. Desde o primeiro mandato de Dilma, um importante assessor palaciano dedicou-se a registrar num livro de capa preta as reprimendas aplicadas por Dilma em seus subordinados. Ele deixou o governo recentemente por não aturar mais os insultos da presidente. A maioria injustificável, em sua visão. No caderno, anotou mais de 80 casos ocorridos entre 2010 e 2016. Entre eles, há o de um motorista que largou o automóvel presidencial no meio da Esplanada dos Ministérios depois de ser ofendido compulsivamente pela presidente e ameaçado de demissão por causa de um atraso. “Você não percebeu que não posso atrasar, seu m...Ande logo com isso senão está no olho da rua”, atacou Dilma. Consta também das anotações os três pedidos de demissão de Anderson Dornelles, que deixou o Planalto no último mês sob fortes suspeitas de ser sócio oculto de um bar localizado no estádio Beira-Rio de propriedade da Andrade Gutierrez. Nas vezes em que ameaçou deixar o governo, alegou cansaço dos destratos da presidente. “Menino, você não faz nada direito!”, afirmou ela numa das brigas. O ministro da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardozo, também já experimentou a fúria da presidente. A irritação, neste caso, derivou das revelações feitas pelo empresário Ricardo Pessoa, da UTC, sobre as doações a sua campanha à reeleição em 2014. Participaram dessa reunião convocada pela presidente, além de Cardozo, os ministros Aloizio Mercadante, Edinho Silva e o assessor especial Giles Azevedo. Na frente de todos, Dilma cobrou Cardozo por não ter evitado que as revelações de Ricardo Pessoa se tornassem públicas dias antes de sua visita oficial aos Estados Unidos, quando buscava notícias positivas para reagir à crise. “Você não poderia ter pedido ao Teori (Zavascki) para aguardar quatro ou cinco dias para homologar a delação?”, perguntou Dilma referindo-se ao ministro que conduz os processos da Lava Jato no STF. “Cardozo, você fodeu a minha viagem”, bradou a presidente.

O episódio envolvendo Cardozo, no entanto, pode ser considerado até brando se comparado às situações enfrentadas por duas ex-ministras do governo, Maria do Rosário e Ideli Salvatti. Em 2011, ao debater com Rosário o andamento dos trabalhos da Comissão da Verdade, àquela altura prestes a ser criada pelo Congresso para esclarecer casos de violação de direitos humanos durante a ditadura militar, Dilma perdeu as estribeiras: “Cale sua boca. Você não entende disso. Só fala besteira”. Já Ideli conheceu o despautério da presidente logo no dia seguinte à sua nomeação para as Relações Institucionais. Quando ainda devorava jornais, Dilma leu uma reportagem em que a titular da pasta fazia considerações sobre os desafios do novo trabalho. Não gostou e deixou clara sua insatisfação: “Ideli, se na primeira coletiva você já disse bobagens, imagine nas próximas”.

04.jpg

Publicamente, a presidente tenta disfarçar seu estado de ânimo atual. Mas nem sempre é possível deixar transparecer serenidade quando, por dentro, os nervos estão à flor da pele. Seus últimos discursos refletem a tensão reinante nos corredores do Palácio do Planalto. Na quarta-feira 30, Dilma converteu o evento de entrega de moradias da terceira fase do Minha Casa Minha Vida em um palanque contra o impeachment. Na cerimônia, estiveram presentes integrantes de movimentos sociais, como o MST. Os representantes, —muitos deles chamados de última hora já que nenhum governador se dignou a ir e, dos 300 prefeitos convocados, só oito compareceram —, foram acomodados em lugares destinados a convidados, onde entoaram gritos de guerra pró-governo mesmo antes de o evento começar. Os presentes chamaram o juiz Sérgio Moro, o vice Michel Temer e a OAB de “golpistas” e bradaram o já tradicional “não vai ter golpe”. Detalhe: o coro foi puxado pela militante travestida de presidente da República.

05.jpg

Durante a campanha eleitoral, a presidente Dilma Rousseff pagou para seus marqueteiros desenvolverem e disseminarem o nocivo “discurso do medo”. Espalhou o pavor entre os brasileiros mais carentes dizendo que, se seus concorrentes Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (na época no PSB) ganhassem a eleição, os programas sociais estariam em risco. Funcionou. Hoje, cara a cara com o impeachment, ela coloca sua tropa de choque novamente para atemorizar a população. Disse a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), na última segunda-feira: “Programas sociais como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Fies e tantos outros que beneficiam os mais pobres correm sério risco de sofrer corte caso a presidente Dilma seja impedida de continuar seu governo”.

Não bastasse a repetição da retórica cretina da campanha eleitoral, a presidente disse nos últimos dias que o que está se vendo o País é um verdadeiro “nazismo”, sem lembrar que o discurso do “nós contra eles” foi gestado e cultivado por sua equipe. O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, foi na mesma toada ao tentar reverter a posição do governo de incitador de ódio para pacificador: “Nós vamos baixar o tom ou esperar o primeiro cadáver?”. Sem mencionar, é claro, provocações até do presidente do PT, Rui Falcão, que no twitter escreveu recentemente: “Queremos a paz, mas não tememos a guerra”. Ou as palavras de Guilherme Boulos, coordenador do MTST, que disse que se o impeachment for efetivado ou Lula for preso, o Brasil seria “incendiado por greves, ocupações e mobilizações” e que “Não haverá um dia de paz do Brasil”.

DILMA-12-IE.jpg

As diabruras de “Maria, a Louca”

Não é exclusividade de nosso tempo e nem de nossas cercanias que, na iminência de perder o poder, governantes ajam de maneira ensandecida e passem a negar a realidade. No século 18, o renomado psiquiatra britânico Francis Willis se especializou no acompanhamento de imperadores e mandatários que perderam o controle mental em momentos de crise política e chegou a desenvolver um método terapêutico composto por “remédios evacuantes” para tratar desses casos. Sua fórmula, no entanto, pouco resultado obteve com a paciente Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança, que a história registra como “Maria I, a Louca”. Foi a primeira mulher a sentar-se no trono de Portugal e, por decorrência geopolítica, a primeira rainha do Brasil. O psiquiatra observou que os sintomas de sandice e de negação da realidade manifestados por Maria I se agravaram na medida em que ela era colocada sob forte pressão. “Maria I, a Louca”, por exemplo, dizia ver o “corpo” de seu “pai ardendo feito carvão”, quando adversários políticos da Casa de Bragança tentavam alijá-la do poder. Nesses momentos, seus atos de governo denotavam desatino, como relatou doutor Willis: “proibir a produção de vinho do Porto na cidade do Porto”. Diante desse quadro, era preciso que ocorresse o seu “impedimento na Coroa”. Quanto mais pressão, mais a sua consciência se obnubilava, até que finalmente foi “impedida de qualquer ato na Corte”. Já com o filho Dom João VI no comando de Portugal, “Maria I, a Louca” veio às pressas para o Rio de Janeiro com a Família Real diante da invasão de Portugal. Aqui, ela tinha por hábito usar longos vestidos pretos e passava horas correndo pelos corredores palacianos gritando palavrões desconexos. Costumava acordar na madrugada e “berrava para seres imaginários descerem do Pão de Açúcar” porque nele “morava o diabo”. A sua derradeira frase em território lusitano pode ser interpretada como faísca de lucidez na loucura: “Não corram tanto, vão pensar que estamos sendo tocados ou que estamos fugindo”.

Antonio Carlos Prado

Fotos: Adriano Machado, Claudio Belli/Valor; Adriano Machado/Ag. Istoé; CELSO JUNIOR/AE; EPITACIO PESSOA/AE, Marcelo Camargo/Agência Brasil, Givaldo Barbosa/Agência O Globo 

Texto sem filmes de putaria no A Vez das Mulheres de Verdade: "Deu a louca (literalmente) no movimento lesbicossocialista quando matéria de capa da IstoÉ conta que Dilma Rousseff toma rivotril, e outras duas notas", http://avezdasmulheres.over-blog.com/2016/04/deu-a-louca-literalmente-no-movimento.html.
Texto com filmes de putaria no A Vez dos Homens que Prestam: "Deu a louca (literalmente) no movimento lesbicossocialista quando matéria de capa da IstoÉ conta que Dilma Rousseff toma rivotril, e outras duas notas", http://avezdoshomens.blogspot.com.br/2016/04/deu-louca-literalmente-no-movimento.html.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Como o Petrolão pode enterrar o Conservadorismo-Liberalismo - parte 2: a derrota das instituições e um pouco de Anarquismo

Abigail Pereira Aranha

Se a figura de autoridade fosse sempre a melhor pessoa para o lugar em que está, pelo menos tecnicamente e isso não só em política, o Anarquismo não existiria. Mas nós sabemos que o que mais passa pela cabeça de quem está por cima, em qualquer lugar de qualquer época, é alimentar o ego, vida fácil e, no caso dos homens, uma opção entre comer vadias enrustidas e ter uma mulher que nem teve libido suficiente para ser vadia. Tá bom, muita coisa boa foi feita em ditaduras e governos despóticos ou por estudiosos que eram grandes cretinos. Mas isso foi feito apesar dessas figuras, não por méritos delas. A grande maioria das autoridades políticas, acadêmicas, militares não merece o respeito normal entre dois cidadãos comuns não só apesar da posição de autoridade, também por causa dela.

O que fez o final da obra ser aceitável passa necessariamente pelo respeito à pessoa que sabe fazer aquela coisa boa, ou no mínimo um respeito ao produto final. O Socialismo é uma ditadura de estupidez e mediocridade para acabar com esse respeito ao mérito. E isso não vem só da elite governante, vem também, talvez ainda mais, do povo que apoia o sistema. O Conservadorismo não tem esse nível de iniquidade, mas tenta conservar as mesmas figuras de autoridade para minimizar aquela estupidez.

Você se lembra de uma parábola de lobos, cães pastores e ovelhas, que dizia que os cães pastores, que são os policiais, se parecem com os lobos, que são os caras maus, mas defendem as ovelhas, que são os cidadãos comuns? Essa é do tempo do "combate ao terrorismo" nos Estados Unidos. Quem gostava da parábola na época é quem em 2014 pediu a cassação do Barack Hussein Obama lá ou o impeachment da Rainha Louca aqui. O que mudou? Não é só que as autoridades desses governos são socialistas, e isso não só no poder político formal, é que nesses governos saíram lambanças indefensáveis.

Isso nos leva ao caso da Operação Lava-Jato. Vamos destacar: a Operação Lava-Jato é o inquérito sobre o Petrolão. Já vimos lulopetistas dizendo que o que derrubou a Petrobrás e causou a atual crise econômica foi a Operação Lava-Jato. É como se o centro da cidade tivesse uma onda de assaltos e depois que a polícia pegasse alguns dos bandidos, alguém dissesse que a culpa da falta de segurança fosse do batalhão de polícia. Mas vamos nos lembrar de que 252 milhões de reais foi o que UM ex-gerente prometeu DEVOLVER[1]. Como esse esquema de desvio ou mau uso de dinheiro público pôde ficar invisível por 3 ou 4 anos só do mandato da então Presidente da República? Isso tem a ver com os programas sociais. O governo PT aumentou o número de analfabetos funcionais dentro das universidades e durante esse governo, o setor público nos três níveis aumentou para mais de 5% da população total hoje. Isso significa que o grupo autor do Mensalão e do Petrolão adoçou a boca de um bom bocado da população brasileira: uma pessoa com deficiência para interpretar qualquer texto maior que um artigo de folhinha de paróquia poderia ter um diploma universitário e depois uma sinecura no serviço público, talvez em uma repartição que fosse toda ela desnecessária ou até daninha para a coletividade.

Aí o liberal vai dizer que se a PTbrás fosse uma empresa privada, isso não teria acontecido. É aí que entra a construtora Odebrecht: em vez de perder dinheiro público, ela recebeu; em vez de encolher, cresceu ou continuou grande.

Mas o esquema que beneficiava desde os membros do PT até a mãe solteira de um cotista de universidade pública trouxe, pra começar a conversa, retração de 4% do PIB em 2015[2], com previsão ainda pior para este ano. E agora? Como glorificar a polícia, o Poder Judiciário e o governo quando o país tem 20 homicídios por 100 mil habitantes e a solução deles para isso é desarmar as futuras vítimas? Como glorificar o Poder Judiciário se você homem tem 92% de chances de não ser preso se matar uma pessoa, mas pode ser preso por dever pensão alimentícia, ou qualquer lésbica desequilibrada te faz responder por um crime sexual que nunca existiu? Como glorificar uma estrutura estatal que consome 40% do PIB e o posto de saúde do bairro está com falta de remédios? Aqui está o problema de um serviço público, incluindo universidades, onde qualquer um pode entrar e se destacar: qualquer um sabe que é uma porcaria.

O caso Lava-Jato (relembro que é a investigação, não o crime) fez o PT fazer duas coisas de comédia. A primeira foi indiciar políticos da oposição que nunca tiveram influência na Petrobrás para que os petistas Lula e Dilma continuassem como não-investigados. Foram a Polícia Federal e o Ministério Público, mas sob a direção do PT. A segunda coisa foi tentar nomear o nunca investigado Lula como Ministro da Justiça, para ele continuar sendo um não-investigado ou pelo menos um não-preso. Isso só não aconteceu porque o povo já estava mostrando indignação havia mais de um ano e gente do próprio Judiciário se mexeu antes de nunca mais ter moral de pedir respeito.

Você já observou que, tirando os paspalhos que pedem a intervenção militar, os heróis lembrados nas manifestações contra o PT são indivíduos? Em vez do Congresso Nacional, Jair Bolsonaro. Em vez da imprensa, Olavo de Carvalho. Em vez do Poder Judiciário, Sérgio Moro. E qual clérigo em vez da Igreja Católica? E qual pastor em vez das igrejas evangélicas? E qual policial em vez das polícias? E esses indivíduos também não têm grande posição de hierarquia, no máximo o dr. Sérgio Moro que é o titular da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba. Aliás, os presidentes do Congresso Nacional, o da Câmara que é o Eduardo Cunha e o do Senado que é o Renan Calheiros, também ganharam pelo menos uma faixa de "fora": uma imagem rápida da Globo das manifestações de 13 de março mostrava uma faixa "Fora Dilma, Lula, Cunha e Renan".

E não apenas quase todas as autoridades passaram longe das homenagens, e só foram lembradas para fazerem o seu trabalho que já devia ter sido feito há um bom tempo. A própria manifestação popular foi um modelo meio anarquista. O público era maioria de direita, mas o formato de passeata, de aglomeração em praça pública, de bonecos gigantes, de faixas e cartazes é um formato que até há muito pouco tempo atrás quase só esquerdistas e anarquistas usavam, e dessa vez foi usado contra a esquerda. Mas não foi só o formato do protesto que o Conservadorismo pegou da militância esquerdista: a denúncia contra as instituições também. Ficou pra História também que o que o Conservadorismo e o Liberalismo tentaram preservar é algo que os socialistas nunca tentaram destruir, porque pode ser muito bom para eles, socialistas.

NOTAS

[1] "Ex-gerente da Petrobras se compromete a devolver R$ 252 milhões", Congresso em Foco, 17 de novembro de 2014, http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/ex-gerente-da-petrobras-se-compromete-a-devolver-r-252-milhoes. "O ex-gerente-executivo de Engenharia da Petrobras Pedro Barusco se comprometeu a devolver US$ 97 milhões, o equivalente a R$ 252 milhões, que teria recebido do esquema de corrupção na empresa."

[2] "'Prévia' do PIB do Brasil fecha 2015 com queda de 4,08%, calcula BC", Valor, 18 de fevereiro de 2016, http://www.valor.com.br/brasil/4442324/previa-do-pib-do-brasil-fecha-2015-com-queda-de-408-calcula-bc.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Como o Petrolão pode enterrar o Conservadorismo-Liberalismo - parte 1: iniciativa privada

Abigail Pereira Aranha

Os direitistas e os conservadores ainda poderiam passar para a História como quem freou algo ainda pior, que é o Socialismo. Em vez disso, eles não apenas repetiram o mesmo discurso dos anos 1950, eles também deixaram a esquerda continuar com os mitos sobre si mesma e sobre a direita. Ou pior, eles mesmos repetiram esses mitos algumas vezes. Eu já tinha em mente explicar como o esquema da Odebrecht no Petrolão refuta o Liberalismo e abala todo o pensamento de direita quando eu vi o texto "Relação promíscua entre empreiteiras e governo começou na ditadura militar", de Fernando Rodrigues[1], compartilhado pelo Luciano Ayan. Vou copiar um trecho:

Só para lembrar, até o final dos anos 60, a atual gigante Odebrecht era apenas uma empresa local da Bahia. Depois do decreto de Costa e Silva, despontou para o sucesso construindo o prédio-sede da Petrobras no Rio de Janeiro (em 1971), aproximando-se dos militares que comandavam a estatal, conforme relata reportagem de Marco Grillo, que buscou as informações no livro "Estranhas catedrais – As empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar" (Editora da UFF, 444 pág., 2014), resultado da pesquisa para a tese de doutorado "A Ditadura dos Empreiteiros", concluída em 2012 pelo professor Pedro Henrique Pedreira Campos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

(...) Antes de a ditadura militar consolidar a reserva de mercado para as empreiteiras nacionais, a tese do professor Pedro Campos mostra que havia um domínio de empresas estrangeiras no Brasil:

Empreiteiras-Brasil-seculo20

No início da década de 70, as coisas começaram a mudar drasticamente, (...) com a evolução das empreiteiras Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Mendes Júnior e Odebrecht no ranking das maiores do país (...).

A simbiose entre o público e o privado na época da ditadura se dava com a colocação de militares em cargos de direção nas empresas que forneciam para obras de infraestrutura. Os generais iam parar em diretorias e conselhos de grandes corporações.

Dois dias depois, um amigo compartilhou uma postagem do blogue O Cafezinho intitulada "Horror! PF tortura senhora doente pra extrair delação do marido contra Lula"[2]. A estória é mal contada, mas a autora (Conceição Lemes, do Viomoundo) traz uma nota interessante:

Parênteses: a Zelotes original, que apurava sonegação de impostos de R$ 21 bilhões por grandes empresas, como Bradesco, Santander, Grupo Gerdau, Mitsubishi, e Grupo RBS, afiliado à TV Globo no Sul, foi abandonada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), sem maiores explicações até agora. Fechado parênteses.

Faz sentido. Afinal, a Polícia Federal e o Ministério Público eram quase serviçais do PT e do PSOL, até que o PT fez tanta porcaria que não dava mais. Vou pegar o caso do Santander, que eu conheço melhor: é aquele banco em que uma analista fez uma previsão da crise em que já estamos e preparou uma carta sobre propostas de investimentos para clientes, e ela foi demitida a pedido do Lula ao presidente do banco. E o banco, na ocasião, foi demonizado pelos lulopetistas (por causa da carta, não da demissão da analista). Demonizado literalmente, foi apelidado de "Satãder" com meme com desenho do vermelhinho.

O PT com seus soldados vai tentar derrubar a Odebrecht e o PSDB para não cair? Vai. Mas se Dilma Rousseff cair, se até todo o PT for banido da vida política, a direita vai cair junto:

1) Dilma Rousseff vai cair junto com a tese de que a iniciativa privada e a estrutura estatal são inconciliáveis, e que a iniciativa privada quer e precisa de distância do Estado para crescer.

2) Dilma Rousseff vai cair junto com a tese de que o Capitalismo é um sistema cultural antagônico ao esquerdismo. Se lembram da matéria "O que o caso do bar Quitandinha ensina sobre redes sociais" da revista Exame[3], que foi uma petrolagem de BLOSTA[4], há menos de um mês e meio atrás?

3) Dilma Rousseff vai cair junto com a intelectualidade liberal. Por exemplo, no dia 25, o UOL Notícias publica uma entrevista com Flávio Rocha, presidente da Riachuelo: "Sem Dilma, retomada dos investimentos seria 'instantânea', diz presidente da Riachuelo"[5]. Como os meus amigos liberais podem ler lá coisas que eles acreditam, podem não se dar conta de que só a data em que a entrevista foi publicada é 12 dias depois dos protestos populares contra a Rainha Louca, com 3 milhões e meio de pessoas, e 7 dias depois do contraprotesto dos petralhas[6] em que eles passaram vergonha com muito menos gente. Depois, alguém da BLOSTA vê essa entrevista e diz que é prova de que as grandes empresas brasileiras estão por trás das manifestações. Bom, por trás estão mesmo, mas naquele outro sentido.

4) Dilma Rousseff vai cair junto com o que tirou o Conservadorismo-Liberalismo da invisibilidade e da irrelevância em que estava há 15 anos atrás: um governo Lula - Dilma Rousseff pra falar mal. E aqui não é só questão de má administração ou desvio de dinheiro público: se o novo presidente for Michel Temer ou Aécio Neves, quando nós falarmos de Feminismo, de Movimento LGBT, de Movimento Negro, de comunistas na Igreja Católica, vão dizer que a gente está com o discurso do tempo em que o PT estava na presidência (e o PT era de direita e apoiado pelos grandes empresários).

Dilma Rousseff vai cair e levar a direita junto, não a esquerda. Naquela entrevista com o presidente da Riachuelo, podemos ver clichês "neoliberais" como "Estado mínimo, com uma atuação na regulação mínima" e "o socialismo fracassou em todas as ocasiões em que foi testado". Enquanto até a grande maioria dos manifestantes antipetistas repetem os mesmos clichês da direita da década de 1990, a esquerda pode estar se preparando para se safar. O PT pode queimar a dona Dilma, outros partidos de esquerda podem queimar o PT ou a própria militância esquerdista pode queimar todos os partidos que se dizem de esquerda. Talvez tudo isso ao mesmo tempo. Mas só o envolvimento da Odebrecht com o PT já mostra por que o Liberalismo e, ainda mais, o Ultraliberalismo (vulgo Anarcocapitalismo ou ANCAP) são glorificação grupal de netos de coronel em fóruns insignificantes na internet: os grandes empresários apoiam os socialistas no governo (embora nem sempre o governo socialista) exatamente pelo lucro[7]. Mas como a militância esquerdista tem um quase monopólio do discurso, ainda pode usar as provas do pior caso de corrupção conhecido da história do Brasil para descartar os cúmplices e ainda sair mais forte do que nunca.

NOTAS

[1] "Relação promíscua entre empreiteiras e governo começou na ditadura militar", Fernando Rodrigues, 24 de novembro de 2014, http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2014/11/24/relacao-promiscua-entre-empreiteiras-e-governo-comecou-na-ditadura-militar.

[2] "Deputado Paulo Pimenta denuncia: PF mantém presa em condições precárias para forçar a delação premiada do marido", Viomundo, 24 de janeiro de 2016, http://www.viomundo.com.br/denuncias/paulo-pimenta-denuncia-que-pf-mantem-empresaria-presa-em-condicoes-precarias-para-forcar-delacao-premiada-do-marido.html. Também em O Cafezinho, http://www.ocafezinho.com/2016/01/25/horror-pf-tortura-idosa-doente-pra-extrair-delacao-do-marido-contra-lula, com o título "Horror! PF tortura senhora doente pra extrair delação do marido contra Lula".

[3] "O que o caso do bar Quitandinha ensina sobre redes sociais", Exame, 17 de fevereiro de 2016, http://exame.abril.com.br/pme/noticias/o-que-o-caso-do-bar-quitandinha-ensina-sobre-redes-sociais.

[4] BLOSTA: Blogosfera Estatal. Os blogues que são pagos com dinheiro público desviado pelo PT para falar bem dele e mal da oposição (e que geralmente são insginificantes e só petistas leem e levam a sério).

[5] "Sem Dilma, retomada dos investimentos seria "instantânea", diz presidente da Riachuelo", UOL Notícias (por BBC Brasil), 25 de março de 2016, http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2016/03/25/sem-dilma-retomada-dos-investimentos-seria-instantanea-diz-presidente-da-riachuelo.htm.

[6] "pe.tra.lha adj e s.cddd(o/a) Pejorativo 1. Que ou pessoa que, sem nenhum escrúpulo, não vacila em cometer to e qualquer ato marginal à lei, como usurpar, mentir, extorquir, ameaçar, chatagear, roubar, corromper, ou que defende com ardor ladrões, corruptos, usurpadores, mentirosos, cínicos, extorsionários, chantagistas, etc. que, porém posam de gente honesta e defensores intransigentes da ética: jornalista petralha; jornaleco petralha; há petralhas nesse governo? \ s.f. (a) 2. Petralhada: se há algo positivo nas agressões que a petralha vem dirigindo contra a imprensa é o fato de que, finalmente, o verdadeiro caráter dsse grupo veio à tona \ adj. 3. Característico ou próprio desse tipo de pessoa; sórdido; nojento/ asqueroso; canalha; calhorda: comentário petralha; o jeito petralha de governar; a agressividade petralha. AE Este neologismo foi criado pelo jornalista Reinaldo Azevedo, que o formou de petista (em referência ao simpatizante ou membro desonesto, aloprado ou inescrupuloso do PT) + Irmaãos Metralha, gêmeos bandidos atrapalhados das estórias em quadrinhos e dos desenhos animados r. petralhada (pe) s.f. (bando de petralhas; petralha(2)]" (Dicionário Sacconi, citado por Reinaldo Azevedo, "A atualização do verbete 'Petralha' no Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa, aquele que já traz a palavra 'mensalão'", 28 de março de 2012, http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-atualizacao-do-verbete-%E2%80%9Cpetralha%E2%80%9D-no-grande-dicionario-sacconi-da-lingua-portuguesa-aquele-que-ja-traz-a-palavra-%E2%80%9Cmensalao%E2%80%9D)

[7] Aquela entrevista do presidente da Riachuelo dá um exemplo didático, didático dos erros dos liberais, não da ideia que eles pregam:

BBC Brasil - E a corrupção no setor privado? A própria Lava Jato revelou que também há empresários corruptos.

[Flávio] Rocha - (...) A livre concorrência ajuda a acabar com a corrupção. Por exemplo, se eu tiver na Riachuelo um comprador de gravatas corrupto que tenha feito um acerto com o fornecedor, a gravata será mais cara e a Riachuelo vai perder participação no mercado. Isso não acontece na Petrobras.

Mesmo que isso seja verdade, a iniciativa privada quer mesmo a livre concorrência? O próprio exemplo prova que: 1) nem todo empresário quer vencer por jogo limpo; 2) um esquema de corrupção de empresário privado com o setor público ou mesmo com outro empresário privado pode ser mais lucrativo para ele do que a livre concorrência; 3) uma empresa privada pode ganhar espaço no mercado não dentro da livre concorrência, mas contra ela. Mas, meu caro, você diria isso se a Petrobras já estivesse no Petrolão mas ainda fosse a maior empresa do Brasil?

sábado, 26 de março de 2016

O Macho Alpha: Estuprado por 3 mulheres, homem diz estar traumatizado

Estuprado por 3 mulheres, homem diz estar traumatizado

Dilma Rousseff já foi cassada... pela militância esquerdista?

Abigail Pereira Aranha

Amigos, eu achei uma conversa entre esquerdistas que pode ser um sinal do futuro da Rainha Louca e talvez do PT. Não é grampo. E também não é de grandes figuras do PT ou de partidos de esquerda. E este é o ponto: são postagens no Facebook de dois militantes esquerdistas comuns. Um disse que "Dilma pode até ter sido e/ou agido como uma traidora de suas bases, militantes, eleitores e do povo brasileiro", mas "ela não é o inimigo histórico do povo brasileiro". O outro comenta que "a Dilma está à direita do Aécio". Sério! Já vou mostrar as íntegras, mas antes vou fazer algumas considerações.

Está certo que há mais de 10 anos que a esquerda brasileira não é só PT-PCdoB e muitos que se dizem de esquerda querem distância deles. Não são só partidos criados por gente que saiu do PT por achar que ele era socialista de menos, temos militância organizada que já trata Lula e Dilma como pelegos desde o começo do primeiro mandato da Dilma. Mas mesmo assim, quem era militante de esquerda e não gostava do PT ainda conseguia se unir a petistas para lutar contra a "direita".

Se cada pessoa que participou das manifestações do dia 13 conhecer duas pessoas que simpatizam com o PT, o Lula podia mesmo prometer que as manifestações do dia 18, a favor dele, iam ser o dobro. E por que elas foram um fiasco? Não foi só porque a militância profissional não se comunicou com as pessoas do povo de verdade que apoiam o PT (e essas pessoas são milhões). É porque o filme do PT está queimado, quem é pego em escândalo ou ataca para não se defender ou queima os comparsas para não cair sozinho. Quem votou no PT em 2014 sem ser militante profissional foi desligado do Bolsa Família, teve neto que perdeu bolsa na faculdade, teve irmão que ficou desempregado porque a empresa fechou, é funcionário público que viu colega ser demitido para redução da folha de pagamento. Nem o "com o Aécio seria pior" anima a sair pra rua pra defender o PT, seja sexta-feira no fim da tarde ou domingo de manhã. Sem muito alarde fora da internet para quanto os grandes veículos de comunicação de massa tradicionais ganharam para aliviar as notícias contra o governo ou para quanto o Facebook ganhou para atrapalhar as páginas das manifestações contra o PT, já sabemos da retração do PIB de 4% em 2015 e vemos notícias sobre o Petrolão nos jornais.

Então, ter poder político ou mesmo um cargo decisivo no serviço público neste país vai ser um pesadelo. Por isso a Dilmaligna está sendo isolada. Por isso o PT está começando a apanhar até de quem apanhava quieto. E o pior nem é a crise em si, é que sair dela é, vou inventar uma palavra, insonhável. Mesmo que fosse questão de recuperar PIB e diminuir gastos do Estado, o problema é maior do que a própria direita percebe. Quantos brancos que perderam dois anos até não perderem vaga de universidade para cotistas vão arregaçar as mangas pra tirar o Brasil da crise? Quem vai convencer um homem de bem que foi vítima de falsa denúncia de crime sexual de que o bem do Brasil é interesse dele? E pegando o boi que o ódio dos ricos contra os pobres, dos homens contra as mulheres, dos brancos contra os negros e do Sul-Sudeste contra o Norte-Nordeste são muito menos do que a tagarelice esquerdista diz.

Acontece que a porcaria não pode ir para a ficha da esquerda. Então, Dilma Rousseff, Lula e o PT têm de ser direita. E primeiro, nós não temos partidos com "liberal" no nome desde a década passada; segundo, a direita ainda pensa que o contrário de Socialismo é empoderamento da iniciativa privada mais inquisição puritana. Então, direita é o contrário do que a esquerda diz que ela mesma é: esquerda é direitos do trabalhador, controle popular dos meios de produção, "de cada um segundo a sua capacidade e a cada um segundo a sua necessidade", etc.

Parei de enrolar, vamos às pérolas, mas peço ao leitor que tenha em mente o que eu disse.

======

Rafael Scovino

17 de março às 12:21 · Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Dilma pode até ter sido e/ou agido como uma traidora de suas bases, militantes, eleitores e do povo brasileiro.

Mais ela não é o inimigo histórico do povo brasileiro e que defende medidas muito piores que os já tenebrosos ajuste fiscal, tarifaço, concessões de patrimônio público, cortes nos serviços essenciais, juros extorsivos, dívida pública imoral e a chantagem do superávit primário.

É só relembrar como foi para o povo a vida na Era FHC e como foi nos governos de Lula e no primeiro de Dilma.

A direita liberal historicamente entreguista, anti-nacional e anti-popular quer simplesmente por completo e definitivo o desalento do povo, a entrega da nação e a fragmentação territorial.

São aqueles que acham a fome normal, que pregam o fim da CLT, que apóiam a PL das terceirizações, que querem entregar o pré-sal as 7 irmãs do petróleo, que pregam a extinção do serviço público e tantos outros disparates que porão nosso povo mendigando novamente as ruas, se vendendo por um prato de arroz com feijão.

Nosso cenário político é desalentador, agora daí perfilar justo com oque há de pior nele, dar crédito ao udenismo e a Rede Globo é em definitivo estar entre os inimigos do Brasil.

A quem o mercado financeiro, o rentismo dá apoio tácito subindo e descendo bolsas ante a possibilidade destes retornarem ou permanecerem fora da Presidência da República ?

(https://www.facebook.com/rafael.scovino/posts/995555033831820)

Heleno Papadopoulos só não enxerga que a Dilma está à direita do Aécio quem não quer... a moliér assentou menos sem-terra em 4 anos do que o FCH em 2 anos (sim: isso mesmo), entregou pré-sal, cortou pensão por morte, lançou decreto aprovando pela PRIMEIRA VEZ DESDE 1963 REDUÇÃO SALARIAL À REVELIA DA CARTA DE 88, colocou latifundiária na pasta da agricultura, tornou manifestações populares em "terrorismo" antes da Copa (lei ainda válida!), cortou direito dos pescadores e das populações ribeirinhas, deu colher de chá pra Samarco quando do rompimento da barragem (vide decreto lançado pela presidente caracterizando a tragédia de Mariana como "desastre natural"), lutou com unhas e dentes por Belo Monte (apesar das inúmeras denúncias de irregularidades e agressões ao meio ambiente), facilitou que a reserva florestal de propriedades rurais fossem reduzidas, aumentou juros pra favorecer aos bancos como nunca, aumentou o custo da energia elétrica e das importações NO MESMO ANO, causando a falência de MILHARES DE EMPRESAS, restringiu o acesso ao seguro desemprego, depois de causar desemprego com o fechamento de empresas, cortou verba na educação e os repasses para os municípios, privatizou aeroportos, portos e hidrelétricas! Vendeu hidrelétricas pra China à preço de banana no começo do ano! E tem gente que ainda finge que não vê os ataques perpetrados contra os trabalhadores e a indústria nacional. A única prioridade dela são os bancos, as empreiteiras e os latifundiários!

(17 de março às 17:31, https://www.facebook.com/MarcusValerioXR/posts/10209228449051279?comment_id=10209230107892749)

Heleno Papadopoulos não é à toa que 94% da população desaprova o governo. Não é por acaso, não é por ignorância política.

(17 de março às 17:32, https://www.facebook.com/MarcusValerioXR/posts/10209228449051279?comment_id=10209230129933300)

sexta-feira, 25 de março de 2016

A sociedade não morreu, só o Conservadorismo-Liberalismo - parte 2: enquanto profissionais do sexo conseguem espaço em um curso de Artes, os conservadores perdem um colégio jesuíta, e outras notas

Abigail Pereira Aranha

1)

IDEOLOGIA SATÂNICA: Atrizes pornô serão modelos das aulas de desenho em universidade britânica

Comentário: Olha, esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: ela e sua filha tinha orgulho, plenitude de alimentos, e abundância de ociosidade, não fortaleceu a mão do pobre e do necessitado além do mais se ensoberbeceram e cometeram abominação diante de mim; pelo que ao ver isso as rirei de seu lugar". Ezequiel 16:49-50

Sodoma foi conhecida por seu orgulho, prosperidade e tranquilidade (Ezequiel 16:49). Prosperidade e tranquilidade podem ser até bênçãos do Eterno Deus, mas quando acompanhadas por soberba e falta de preocupação com os outros, se tornam sintomas da depravação de um povo.

Sem dúvida, o crime mais notável em Sodoma foi a sua imoralidade sexual. O registro de Gênesis 18 e 19 frisa claramente esse comportamento.

5A Terra está contaminada pelos seus próprios habitantes; afinal, a humanidade desobedeceu às leis, violou os decretos e quebrou a aliança eterna. 6Por este motivo a maldição consome a Terra e seu povo é culpado. Por isso os habitantes da terra serão extinguidos pelo fogo, até que restem apenas alguns poucos seres humanos. Isaías 24

_______

21/03/2016 –

Top-britânicas

O Centro Goldsmith, especializado no ensino de humanidades, artes e ciências sociais, trouxe à Universidade de Londres nada menos que duas atrizes pornô para servirem de modelos durante as aulas de desenho recentemente.

E não é só isso: elas foram orientadas a fazerem sexo diante dos alunos de uma disciplina que retrata modelos vivas e em movimento. Além disso, prostitutas e strippers também deverão ser contratadas para a mesma função, segundo o jornal inglês Daily Star.

Apesar do fato de elas terão relações na frente dos alunos, a instituição espera justamente que os estudantes não vejam as atrizes de forma sexualizada: a ideia é desconstruir o estigma por trás dessas mulheres e retratar somente o nu artístico.

"A ideia de que alguém nu implique prazer para as pessoas é um conceito que deve ser desconstruído. Não apenas para profissionais do sexo, mas para todas as pessoas", disse a estudante Lauren Zoe, do último ano do curso de artes.

O que achou da ideia da universidade? Será que os alunos e alunas vão conseguir prestar atenção na aula e acabar com os estigmas em torno do corpo humano? Registre a sua opinião nos comentários.

FONTE: YAHOO

(APCNEWS, http://www.apocalipsenews.com/mundo/ideologia-satanica-atrizes-porno-serao-modelos-das-aulas-de-desenho-em-universidade-britanica. Negrito e itálico no original.)

2) A matéria do Daily Star[1] nos traz mais informações:

a) "Esta ideia de que alguém estando nua significa que está sexualmente pronto para qualquer outra pessoa é uma ideia que precisa ser desfeita, não apenas para profissionais do sexo, mas em geral (...) Nossas modelos estarão fazendo atos sexuais, mas os artistas e os membros da classe não vão se comportar sexualmente com essas atrizes".

b) Lauren Zoe "é também vice-presidente do único grupo estudantil britânico de apoio a profissionais do sexo".

c) "As pessoas veem o trabalho sexual ou como algo que você faz porque você está desesperada ou algo que você faz porque você é gananciosa. Elas acham que isso é algo que elas nunca farão por causa de seus valores ou princípios morais. Mas depreciar a trabalhadora pelo que ela faz e ignorar as dificuldades que as trabalhadoras encaram é um problema - isso ainda é um trabalho".

É como se ser prostituta, stripper ou atriz pornô fosse não um trabalho tão legítimo quanto qualquer outro, mas tão assexual quanto. Este foi um trabalho para dessexualizar a mulher e vilanizar a heterossexualidade masculina. E isso vindo de uma defensora das profissionais do sexo. Mas o que aquela página conservadora fez? Não apenas esbravejou como uma múmia analfabeta da zona rural de uma cidade insignificante, também forçou uma semelhança entre a heterossexualidade dos retratistas e a homossexualidade de Sodoma, como os esquerdistas do Brasil associam a direita e a Rede Globo. Mas ainda há outro problema: fora algumas questões doutrinárias, o Conservadorismo cristão não tem como característica publicamente reconhecível não digo uma ideia decente, qualquer ideia exclusiva. Por exemplo, a professora lesbofeminista Gail Dines, que defende a criminalização da pornografia, é tratada como referência por várias páginas cristãs. O Lesbossocialismo absorveu quase todo o espectro de ideias pensáveis ou postas em debate. Só em ser um subconjunto do espectro socialista, não raro da pior parte, o Conservadorismo cristão já foi enterrado.

3) Nas matérias relacionadas, um caso na Rússia: "Adolescente [de 16 anos] ganha estadia de um mês em hotel com atriz pornô - mas a mamãe não está feliz"[2]. "Como eles puderam ter uma ideia de um prêmio desses para um rapaz de 16 anos? Eu estou chocada." (Pausa para rir e pensar no choque do rapaz e de alguns amigos meus se estivessem no lugar dele) "Eu não vi a garota. Mas meu filho deve estudar". Isso me lembrou o meu tempo quando eu estudava com colegas de escola ou dava reforço para rapazes de séries anteriores e nós fazíamos safadeza, e eu ou os rapazes tínhamos em torno de 16 anos. E os nossos encontros eram esperados e gostosos, tanto para estudar quanto para eles extravazarem o vigor da adolescência sobre os seios de uma garota. Quando os rapazes já tinham dado a segunda gozada, a cabeça de baixo já deixava a de cima se concentrar nos estudos e os resultados eram ótimos.

4) Bom, o rapaz não ganhou o prêmio acessando uma página pornográfica, a matéria diz que o que ele acessou foi uma página de jogos. Isso mostra duas coisas: a primeira é que rapazes adolescentes não tem o desinteresse sexual das mães, a segunda é que censurar o Pornhub serviu mais para aborrecer os internautas russos e agradar vacas puritanas do que para qualquer resultado objetivo. Só os blogues com pornografia desta brasileirinha tiveram 78 acessos da Rússia nos últimos 7 dias. Hua, hua, hua, hua, hua!

5) Eu descobri aquela postagem da APCNEWS através do meu novo amigo do Facebook Marcos Paulo Góes, do Libertar.in, quando ele compartilhou a postagem "Carta de alerta a população brasileira: 'tomando o poder no Brasil na infame Primavera Tupiniquim'"[3]. Como ele disse, "o novo site petista-adventista". "Que o juízo de Deus venha sobre os corruptos de nossa nação! Inclusive sobre supostos cristãos que usam suas mídias para defender bandidos e assassinos políticos..."[4] Pois é, temos gente nas igrejas que briga com irmãos mas não com socialistas. É mais fácil Deus fazer como no caso de Sodoma e Gomorra, mandar anjos procurar as pessoas honradas e dizer "vamos destruir essa porcaria, mas você tem uma vaga em um avião que vai sair de tal lugar a tal hora, corra pra lá e não olhe pra baixo quando estiver no avião".

6) Notícia de anteontem, agora no Brasil: "Professora é chamada de 'comunista', se demite e alunos protestam"[5]. Foram protestos contra e a favor. "Uma professora de História dos Movimentos Sociais, que leciona no 9º ano no Colégio Jesuíta Medianeira localizado na cidade de Curitiba (PR), foi hostilizada por pais de estudantes que a chamaram de 'comunista' e pediram sua demissão, após a docente criticar em suas redes sociais uma manifestação 'pró-impeachment' feita pelo estudantes do colégio ao irem à escola vestindo preto, como forma de protesto contra o governo federal e favorável ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff." "Confira o texto da professora no Facebook, que legendou uma imagem da década de 1930, com crianças italianas vestindo o fardamento negro do Partido Nacional Fascista, então no poder: 'Hoje, vi crianças numa escola, vestindo preto e pedindo golpe. Desprezando a democracia e exalando ódio.'". Isso em um colégio jesuíta! Mas o pior não foi isso: "Após a professora pedir demissão, a escola emitiu comunicado dizendo que não aceitava o pedido: 'Não aceitamos a demissão, a professora é referência nesta escola, está conosco há dez anos e é um de nossos melhores quadros", mas "para evitar conflitos, a escola acabou proibindo toda e qualquer manifestação nas dependências da unidade de ensino". Trecho de uma nota do colégio: "É fundamental que nossos educandos e educandas, professores e professoras, pais e mães, sintam-se seguros, possam manifestar seus pensamentos, convivam em meio à diversidade de opiniões e de posicionamentos políticos. São pressupostos para a formação de pessoas reflexivas com sentido de história, de tempo e de espaço, do local e do global, do racional e afetivo. Por isso, são construções e não algo dado naturalmente." Foi a Dilma que escreveu isso? Mas agora ser contra o Mensalão, o Petrolão e o uso de verbas estatais para comprar a imprensa virou opinião política? O pior é que é: opinião política petista ou antipetista.

7) Eu não digo que o Colégio Jesuíta Medianeira tenha sequer uma militância esquerdista organizada acobertada pela direção. Mas o mais gentil para a direção do colégio é chamá-los de paspalhões. Aliás, isso me lembra a Lei de O'Sullivan: "qualquer organização ou empresa que não seja expressamente de direita se tornará de esquerda ao longo do tempo"[6]. Mas isso não é só lá, se entre os leitores do Olavo de Carvalho há gente que não percebe que Francisco I é um esquerdista de quarto escalão só porque ele tem nome de Papa.

8) Eu ia ficar nisso e vejo que um amigo compartilhou uma boa notícia: "Incomodadas com as frequentes práticas machistas no ambiente universitário, estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiram quebrar o silêncio e denunciar as atitudes na instituição. O que não esperavam é que um professor fosse levar o caso para a Justiça e processar uma delas"[7]. "'Entre as piadas, citamos a que foi feita por este professor, sobre a nossa vestimenta, em permitir usar short curto porque ele gostava de ver pernas. Não mencionamos o nome dele, mas, no momento que contamos o caso, ele se identificou e disse que não era machismo, apenas uma brincadeira', contou a estudante Nathalia Sodré, 19 anos". Bom, machismo é o nome que lésbicas desequilibradas dão à heterossexualidade masculina. Aí, o professor processou a lésbica idiota por calúnia e difamação, porque ela estava acusando o professor de assédio sexual. Depois deste processo, foram espalhados alguns cartazes de repúdio pelo campus. O professor além de processar a lésbica boca grande, processou a UFES, ambas por danos morais. A matéria do jornal A Gazeta não dá o nome do professor, mas parece que ele não é ativista de direitos dos homens, não é de direita e até mesmo leva a sério o tal machismo que as feministas criaram. Ele só encontrou uma lésbica paranóica de boca grande e teve bolas o suficiente pra dar uma lição nela. Este professor pode encontrar os ativistas de Direitos Humanos dos Homens e entender muita coisa, além de encontrar novos e bons amigos. Mas se ele for à página de qualquer partido de direita ou de qualquer movimento cristão, vai achar homens mais frouxos que ele. Eu mesma só encontrei amigos conservadores de direita por causa da Real e do Olavo de Carvalho.

NOTAS

[1] "Porn stars are performing sex acts in front of kinky art classes", Daily Star, 15/03/2016, http://www.dailystar.co.uk/real-life/501344/Porn-life-drawing-class-London

[2] "Teen wins month-long hotel stay with porn star – but mum's not happy", Daily Star, 24/02/2016, http://www.dailystar.co.uk/real-life/496740/Teenage-boy-porn-star-wins-competition-hotel-stay-month-Russia

[3] http://www.apocalipsenews.com/brasil/carta-de-alerta-a-populacao-brasileira-tomando-o-poder-no-brasil-na-infame-primavera-tupiniquim

[4] Marcos Paulo Goes, 23 de março às 22:35, https://www.facebook.com/marcospaulo.libertar/posts/10204209246310049

[5] "Professora é chamada de 'comunista', se demite e alunos protestam", Notícias ao Minuto, 23/03/2016, http://www.noticiasaominuto.com.br/brasil/202042/professora-e-chamada-de-comunista-se-demite-e-alunos-protestam

[6] O meu amigo Yan Kelevra aborda isso no texto "Lei de O'Sullivan", https://azraelbr.wordpress.com/2014/10/19/lei-de-osullivan

[7] "Professor processa universitária por acusação de machismo", A Gazeta, 23/03/2016, http://gazetaonline.com.br/_conteudo/2016/03/noticias/cidades/3935131-professor-processa-universitaria-por-acusacao-de-machismo.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddToAny