Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de abril de 2020

A esquerda é um movimento sociopolítico, intelectual e cultural, a direita não é (e um pouco sobre coronavírus, Jair Bolsonaro e o ministro Mandetta)

Abigail Pereira Aranha

Parte 1[01]

Se eu disser que o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta precisa cair, alguém pode dizer que ele é um grande especialista em Saúde. Não vou me preocupar aqui com os petralhas e os isentões, porque o que eles querem é a queda de Jair Bolsonaro, eles são idiotas e desonestos. Vou me dirigir aos liberais e aos conservadores que ainda apoiam o nosso presidente que nós ajudamos a eleger.

Jair Bolsonaro não é o homem certo pra fazer a economia voltar a crescer e baixar os impostos. O João Amoêdo seria melhor pra isso, ou o Henrique Meirelles, talvez o Geraldo Alckmin. Jair Bolsonaro é o homem certo pra frear o esquerdismo. Daí é como disse o Nando Moura na campanha presidencial: "Bolsonaro não é a nossa melhor opção, é a única". Mas como presidente, o homem certo também precisa pensar nas coisas próprias de uma presidência normal.

Então, para cada cargo público no governo federal (não só lá, mas vou ficar só na política e na parte federal), qual é o melhor: um direitista cristão medíocre ou um "isento" (ou mesmo um esquerdista) muito qualificado tecnicamente? Resposta: essa escolha não existe.

Como um governo antiesquerdista, o governo Bolsonaro precisa de pessoas tecnicamente qualificadas, e Bolsonaro tem nomes assim, AO MESMO TEMPO antiesquerdistas. Mas ser antiesquerdista não é só atacar o PT e professar o Cristianismo. Ser contra o esquerdismo é em primeiro lugar saber o que ele é; em segundo lugar ter a disposição para combatê-lo. E aí está a dificuldade de Jair Bolsonaro, na parte dos antiesquerdistas. Por sinal, o próprio Bolsonaro já foi, em palavras e práticas, favorável demais ao pior do feminismo de esquerda[02].

Voltando ao ministro Mandetta, ele é um especialista na área certa para o setor que ocupa, mas na área errada para o governo de que faz parte. Exatamente por não saber nada de Socialismo, não só o socialismo marxista, ele pensa que o problema do coronavírus é só mais uma doença. Ele entende a coisa toda como restrita à especialidade dele. Só por isso, o Mandetta precisa cair. O pastor Silas Malafaia faria um trabalho melhor que o dele nessa questão, porque ele entendeu o aspecto geopolítico e esquerdista que é O TODO desse negócio[03].

Não só o ministro Mandetta, o ministro da Cultura antecessor da Regina Duarte caiu porque mereceu. Não foi o que foi anunciado[04], foi a forma como ele foi feito de trouxa pela própria equipe. O Paulo Guedes é outro que precisa cair. Quem acredita em negócios "isentos de ideologia" com a China é Cavalo de Troia.

"Mandetta adverte Bolsonaro: 'Estamos preparados para ver caminhões do Exército transportando corpos?'" É o título de uma postagem do Diário do Centro do Mundo[05]. Quem não tinha entendido, entendeu agora?

Não é de graça que a esquerda ainda trabalha com militância estudantil nas universidades públicas. Também militância de professores nas escolas. Mas nas universidades, a esquerda quer formar TRABALHADORES DE VERDADE COM IDEIAS ESQUERDISTAS. A aula do professor de Engenharia Mecânica que só pensa no salário pra turma que só pensa no dinheiro que vai ganhar depois de formados, não é essa a preocupação da esquerda esperta. A preocupação é com o 1 dos 40 que pensa "eu quero fazer algo de bom pro próximo". Aí, esse 1 vai ouvir o rapaz cabeludo que tem um assunto além de dinheiro, prestígio, cerveja e mulher. Esse 1 não vai entrar pra militância do PSOL, mas vai desligar a luz na Hora do Planeta para parar o Aquecimento Global[06], ou vai apoiar a campanha pra mulher poder denunciar um homem por violência sem ter que provar o que disse[07]. Aí os conservadores pensam que o interesse da esquerda é sustentar bandos de estudantes maconheiros e professores parasitas com dinheiro público.

O movimento socialista fez a União Soviética e a China com o segundo PIB do mundo (não a segunda economia do mundo, essa é outra discussão). O que liberais e conservadores fizeram parecido? Os cristãos fizeram a Inquisição. Os liberais fizeram a China como conhecemos. Os esquerdistas fizeram o movimento feminista e conseguiram associar a liberação sexual heterossexual feminina a eles mesmos. Os conservadores estão até hoje tentando prender prostitutas e impedir que os filhos adolescentes descubram o que é sexo. E quando os conservadores colocam "controle parental" no computador da própria casa, ajudam a esquerda a tirar o acesso deles mesmos a portais conservadores[08] e ainda acabam com a filha grávida antes dos 18 anos.

A esquerda não costuma ter que escolher entre capacidade técnica e convicções de ideias, mesmo quando colocou idiotas em lugares pra gente competente. A esquerda sempre entendeu o que eu expliquei aqui. Por isso chegou à política formal.

Parte 2[09]

Fiz uma exposição sobre como um presidente antiesquerdista como Jair Bolsonaro tem dificuldade para formar uma equipe técnica tão antiesquerdista quanto ele. Dificuldade que, deixei subentendido, Lula e Dilma Rousseff nunca tiveram no ideário contrário. Agora tenho um outro problema pra destacar: um presidente de direita ou apenas antiesquerdista não costuma dar importância às ideias que nominalmente apoia o suficiente para dar atenção aos pensadores e aos produtores de conteúdo com essas ideias.

Jair Bolsonaro parece que ouviu e seguiu uma proposta do Paulo Pavesi na campanha eleitoral de 2018[10], e deu um sinal de que já acompanhou o vlogue do Nando Moura[11]. Mas hoje, nada sugere que ele acompanhe qualquer produtor de vídeos ou textos antiesquerdistas ou conservadores. Não é que ele ache o professor Alexandre Bellei um boçal conspiracionista, como eu acho; ou que ele ache o Daniel Ferraz um rapazola interiorano fanfarrão, como eu acho; ou que ele veria Camila Hochmüller Abadie, do antigo Mídia Sem Máscara, como uma senhora com um provincianismo carola pavoroso, como eu a via. O problema é que Jair Bolsonaro não toma conhecimento desses produtores de conteúdo antiesquerdista ou de outros melhores, incluindo aquele que a imprensa diz que é o intelectual de referência do seu governo, que é Olavo de Carvalho. Ah, sim, Jair Bolsonaro não se identifica tanto com as ideias liberais, mas vale a descrição pra ele.

O problema não é só que a esquerda se concebeu como um movimento sociopolítico, que precisa como tal investir intelectualidade dentro e fora do meio ativista. Os problemas são dois. O primeiro é que a direita não é um ideário sociopolítico, e só um ideário sociopolítico pode ser oposição a outro, então a direita não é oposição à esquerda. O Conservadorismo, neste sentido, poderia ser. O segundo problema é que a direita nem mesmo é um movimento intelectual ou cultural, e a esquerda é. Ao final, a política de direita cristã (não o trabalho do pensador liberal ou conservador) é tecnocracia administrativa mais mimos para burgueses com problemas fiscais e trabalhistas e interioranas frígidas.

Vale lembrar que se Lula era chamado de analfabeto e Dilma Rousseff não era muito culta, a esquerda nos deu um presidente professor universitário, sociólogo e escritor, que foi o Fernando Henrique Cardoso. A direita nos deu ou ofereceu o quê? Economista, empresário, banqueiro, advogado,... O adepto do Liberalismo pensa em daqui a 20 anos em termos de quanto dinheiro vai ganhar. O adepto das ideias esquerdistas, pelo menos as do discurso bonito, pensa em daqui a 20 anos em termos de o que as crianças vão pensar da vida e como as coletividades humanas vão melhorar em qualidade de vida.

Daí, não apenas um governo de direita não parece ter uma filosofia definida (isso quando não é guiado pela esquerda). Os políticos de direita não parecem sequer conseguir achar um assistente administrativo que saiba dar atenção a algo culturalmente ou intelectualmente bom. Sabe qual o trabalho cultural e intelectual do político de direita? Criar proletários que votam na esquerda e odiadores do Cristianismo tradicional. Aí, a direita fica na política só o suficiente para arrumar a casa pra esquerda chegar ou voltar.

Parte 3[12]

Se o movimento comunista fosse o que prega nos discursos mais bonitos, já teria destruído o Conservadorismo não como corrente política expressiva, mas como ideia confessável. A sorte dos conservadores é que o movimento é feio especialmente nas ações práticas e em alguns discursos da sua parte mais louca, subalfabetizada ou canalha.

Conservadorismo é, sem muito erro de simplificação, a ideia de que tudo deve ser como é (ou era) porque sempre foi e porque essa é a melhor forma possível. Portanto, a pessoa conservadora oscila entre dogmas preconceituosos, mitos de um passado glorioso e vida cotidiana com grave limitação intelectual e geográfica. Por definição, não existe inventor ou filósofo conservador. Uma visão rápida de o que é a mentalidade da pessoa conservadora (e, por consequência, da arte conservadora) é aquela representação de Jesus, Maria e José, pessoas do Crescente Fértil, com traços mais típicos da Europa da Roma onde nasceu o Cristianismo e dos países católicos da época, que colonizaram os outros (quem conhece o rosto de Yasser Arafat ou de Mia Khalifa pode ter noção do tamanho da gafe).

A esquerda sim, pelo seu próprio objetivo, é um ambiente com tendência a vida intelectual. Ou já foi. Exatamente pelo próprio sucesso na área política e pela visibilidade da militância (visibilidade inclusive pela conquista dos meios de comunicação), a esquerda conseguiu mostrar barbaridades nos anos 2000 e 2010 que até os anos 1990 eram fala de pregador maluco ou previsões teóricas de dissidentes. Só aí, com a ajuda da internet popularizada, os conservadores conseguiram provar, com exemplos práticos, que o movimento comunista era tão ruim que até eles eram melhores. Por sinal, se é verdade que os conservadores só conseguem ver o mundo real na parte visível que encontram no próprio cotidiano limitado (lembrando que por definição, não existe conservador com vasto conhecimento cultural, no máximo um turista erudito), isso explica por que a grande maioria dos homens e das mulheres que defendem o Conservadorismo só apareceram na internet, mesmo com a internet popularizada, nos anos 2010, quando os coletivos de esquerda alcançaram o seu pior e mais inescapável nível de chatice.

Por sinal, eu escrevo isso durante a chamada "pandemia da CoViD-19", que na verdade é uma onda de pânico popular mais atrocidade política. O vírus foi bem chamado pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump de "vírus chinês"[13]. Nesse episódio, liberais, conservadores e empresários da Itália, dos Estados Unidos, do Brasil e de dezenas de países estão pagando caro, com perda de dinheiro ou de circulação, por pensar que podiam fazer bons negócios isentos de ideologia com uma China socialista, e que dizer o contrário era vadiagem de "teóricos da conspiração" no YouTube e nas redes sociais.

O que ainda pode garantir uma pequena sobrevida ao Conservadorismo cristão é que continue sendo uma crença geral aquilo que desde 2006 eu tento provar o contrário: que a esquerda e o Conservadorismo cristão, assim como o feminismo homossexual de esquerda e a castidade cristã tradicional, são as únicas opções intelectuais e de prática um contra o outro.

NOTAS E REFERÊNCIAS:

[01] Abigail Pereira Aranha, 06 de abril de 2020 às 15:17, https://www.facebook.com/abigail.pereira.aranha/posts/1936483319829881.

[02] Por exemplo: Projeto de Lei PL 5398/2013, Câmara dos Deputados, https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=572800. "Aumenta a pena para os crimes de estupro e estupro de vulnerável, exige que o condenado por esses crimes conclua tratamento químico voluntário para inibição do desejo sexual como requisito para obtenção de livramento condicional e progressão de regime".

[03] Por exemplo: "Pr. Silas Malafaia - Bolsonaro, coronavírus e as críticas à China", Silas Malafaia Oficial, 23 de março de 2020, https://www.youtube.com/watch?v=73Txn2bzxYM.

[04] "Secretário da Cultura cita ministro de Hitler em vídeo e acaba exonerado", Correio Braziliense, 17 de janeiro de 2020, https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/01/17/interna_politica,821115/secretario-da-cultura-cita-ministro-de-hitler-em-video-e-acaba-exonera.shtml.

[05] "Mandetta adverte Bolsonaro: 'Estamos preparados para ver caminhões do Exército transportando corpos?'", Diário do Centro do Mundo, 28 de março de 2020, https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/mandetta-adverte-bolsonaro-estamos-preparados-para-ver-caminhoes-do-exercito-transportando-corpos.

[06] https://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta.

[07] Por exemplo: I Believe Her, https://www.facebook.com/IBelieveHer.

[08] Eu comentei em 2014:

A senhora "moralista" que tem um filho adolescente pode usar o "controle dos pais" para ele não ver mulher pelada na internet, mas se o navegador é o Chrome, ela mesma ia acessar o Mídia Sem Máscara há alguns meses atrás e ver a mensagem de que a página é conhecida por instalar programas maliciosos.

"Viva a prostituição, a pornografia e... as liberdades civis", 20 de novembro de 2014, A Vez das Mulheres de Verdade, https://avezdasmulheres.blogspot.com/2014/11/viva-prostituicao-pornografia-e-as.html; e A Vez dos Homens que Prestam, https://avezdoshomens.blogspot.com/2014/11/viva-prostituicao-pornografia-e-as.html.

[09] Abigail Pereira Aranha, 06 de abril de 2020 às 23:26, https://www.facebook.com/abigail.pereira.aranha/posts/1936777629800450.

[10] De não participar dos debates no segundo turno.

[11] "'Ou você confia em mim ou não confia', diz Bolsonaro após críticas de youtuber", Twitter, 04 de outubro de 2019, https://twitter.com/i/events/1180135489438830595.

[12] Abigail Pereira Aranha, 08 de abril de 2020 às 11:38, https://www.facebook.com/abigail.pereira.aranha/posts/1938221099656103.

[13] "Trump defends calling coronavirus the 'Chinese virus'", Al Jazeera News, 23 de março de 2020, https://www.aljazeera.com/programmes/newsfeed/2020/03/trump-defends-calling-coronavirus-chinese-virus-200323102618665.html.

Texto original em português sem fotos e vídeos de putaria no A Vez das Mulheres de Verdade: "A esquerda é um movimento sociopolítico, intelectual e cultural, a direita não é (e um pouco sobre coronavírus, Jair Bolsonaro e o ministro Mandetta)", https://avezdasmulheres.blogspot.com/2020/04/a-esquerda-e-um-movimento-sociopolitico.html.
Texto original em português com fotos e vídeos de putaria no A Vez dos Homens que Prestam: "A esquerda é um movimento sociopolítico, intelectual e cultural, a direita não é (e um pouco sobre coronavírus, Jair Bolsonaro e o ministro Mandetta)", https://avezdoshomens.blogspot.com/2020/04/a-esquerda-e-um-movimento-sociopolitico.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis