Mulher de prefeito assassinado no Paraná é presa e acusada de encomendar o crime
Publicada em 04/03/2010 às 13h16m
Anderson Hartmann, Cleide Carvalho, O Globo
SÃO PAULO - Josiane Portes Rutz, mulher de Adel Rutz, prefeito de Rio Branco do Sul, no Paraná, foi presa e é acusada de mandar matá-lo por ciúme. O casal estava separado há cerca de duas semanas. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal de Rio Branco do Sul, Ariel Ribeiro. A Secretaria de Segurança Pública convocou uma entrevista para falar sobre a elucidação do caso. Além de Josiane, outras três pessoas foram presas. A prisão de Josiane teria sido divulgada no twitter do governador Roberto Requião durante a madrugada desta quinta-feira e posteriormente retirada. Requião teria informado que Joseane encomendou o crime por R$ 25 mil e ainda teria ficado devendo R$ 10 mil. Foi pelo twitter que o governador informou também a primeira prisão de suspeito, o piloto da moto usada no crime.
Rutz tinha 36 anos e dois filhos com Josiane. A hipótese de crime passional já estava sendo investigada pela polícia , que chegou a avaliar também motivação política. Rutz havia assumido a prefeitura da cidade em janeiro de 2009, depois de ser eleito no ano anterior. Entre 2005 e 2008, Rutz era vereador do município. O prefeito que o antecedeu, Amauri Johnsson (PSC), renunciou ao cargo em outubro de 2008 depois de sofrer um processo do Ministério Público do Paraná, que o acusava de fraudar licitação.
Rutz estava em seu veículo, modelo Golf, próximo à sua residência, por volta da 20 horas. De acordo com informações da Polícia Militar, os assassinos teriam armado uma tocaia para matar o prefeito. Rutz estava na rua Domingos Faria quando uma moto preta, com dois ocupantes, cercou o veículo. Rutz saiu do carro e tentou fugir, mas foi baleado. O político foi atingido por cinco tiros: dois nas costas, um no peito, um na perna e outro no pé. Ele chegou a ser encaminhado para o Hospital Municipal de Rio Branco do Sul, mas não resistiu aos ferimentos. Um terceiro participante, em outro veículo, teria dado cobertura à dupla da moto.
Joerison Portes de Barros, irmão de Josiane, teria perseguido os homens de moto e teria dito à polícia que conseguiu derrubá-los da moto, mas que os dois ocupantes fugiram para o mato. A polícia descobriu que a motocicleta havia sido roubada em novembro de 2009. O município de Rio Branco do Sul fica ao norte de Curitiba e tem uma população estimada em pouco mais de 30 mil habitantes.
O Globo, 04 de março de 2010, http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/03/04/mulher-de-prefeito-assassinado-no-parana-presa-acusada-de-encomendar-crime-915986277.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com