Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Violência contra o homem 4

Mulher agride marido em metrô

Manoel Guimarães

Uma discussão de casal na noite de anteontem terminou no plantão da Delegacia de Santo Amaro. Aliás, nem o ambiente policial impediu que uma doméstica, de 42 anos, desse dois tapas na cara do marido, de 62 anos, que trabalha no matadouro de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Os dois são casados há seis anos e moram na rua João Peixoto, no Barro, no Recife.

A briga começou por volta das 22h40, quando eles estavam em um metrô, entre as estações de Afogados e Ypiranga. “Eles saíram de um bar próximo à estação e já entraram discutindo. Dentro do metrô, se atracaram de vez. Foi difícil intervir, ela quis bater nele e tivemos que separá-los”, resumiu o policial ferroviário federal Antônio Silva. O casal foi levado para a Delegacia da Mulher, porém a ocorrência não foi feita lá. “A mulher tinha um corte pequeno na face, mas ele tinha um hematoma no olho direito, causado por um soco desferido pela própria companheira. Inclusive, a senhora tomou o celular do marido quando ele ia fazer uma ligação e também tomou o dinheiro dele quando fomos fazer a contagem”.

Na Delegacia de Santo Amaro, a confusão aumentou. A mulher afirmou que “homem que bate em mim leva de volta” e partiu para cima do marido. Momentos depois, quando o homem dava entrevista, ela correu na direção dele e acertou novo soco em sua face, tendo que ser algemada. Foram necessários três policiais para contê-la.

A mulher chorou e admitiu que já teve passagens em delegacias por agressão. Já o marido afirmou que teria livrado a companheira duas vezes. Ele disse que encontrou a mulher em um bar anteontem. “Tinha um cara perto dela e ela foi no banheiro. Eu desconfiei. Dei um tapa nele, ela veio reclamar e começou a discussão”, descreveu. Ele ainda criticou a “desigualdade das leis para homens e mulheres”. “Tem a Lei Maria da Penha, que é rígida contra os homens. Tudo bem, mas porque não tem uma lei dessas contra mulheres como ela?”Apesar das agressões cometidas pela mulher, a delegada de plantão Marta Virgínia ordenou que os dois assinassem um TCO.

Folha de Pernambuco, 12 de Agosto de 2009, http://www.folhape.com.br/folhape/materia.asp?data_edicao=12/08/2009&mat=157434

sábado, 10 de outubro de 2009

Casamento: um projeto de Deus e seus problemas

Abigail Pereira Aranha
Um caso: casal descobre ser amante um do outro na web e se divorcia
Um casal bósnio está se divorciando, depois de descobrir que um traía o outro em chats na Internet. Detalhe: eles começaram o relacionamento virtual usando pseudônimos, e só descobriram a verdade quando combinaram um encontro real com os "novos parceiros".
Sana Klaric, 27 anos, e seu marido Adnan, 32, usavam os nomes de "Sweetie" e "Prince of Joy" em salas de bate-papo. Conheceram-se e iniciaram uma relação, confidenciando-se mutuamente os problemas que tinham em seu casamento. Os dois, de acordo com reportagem publicada no site Metro.co.uk, estavam convencidos de terem finalmente encontrado sua alma gêmea.
Então, resolveram marcar um encontro real para se conhecerem e descobriram a verdade. Agora, o par está em processo de divórcio, e um acusa o outro de ter sido infiel.
"De repente, eu estava apaixonada, era maravilhoso, parecia que ambos estávamos amarrados no mesmo tipo de casamento infeliz", contou Sana. "Depois, me senti tão traída", disse.
Adnan, continua sem poder acreditar no que aconteceu. "É difícil pensar que Sweetie, que escreveu coisas tão maravilhosas para mim, é na verdade a mesma mulher com quem me casei e que, por anos, não foi capaz de me dizer uma única palavra agradável".
Redação Terra
Casal descobre ser amante um do outro na web e se divorcia. Terra, 19 de setembro de 2007, http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1920421-EI4802,00.html.
O casamento, seus problemas e as "ameaças" a ele
Quando o cristão fala do casamento como algo de Deus, pensa e fala dele como uma jóia rara em termos de relação afetivo-sexual. E visto que Deus nos ama, também o melhor para nós nessa área. Qualidade que é de se esperar de um Criador perfeito, sábio e que nos ama (ou pelo menos ama a quem o obedece). Então, o modelo de felicidade seria ser "uma só carne" com uma pessoa do sexo oposto, tendo basicamente com ela uma vida social e afetiva e apenas com ela uma vida sexual, tudo isso por toda a vida. Vamos provar o contrário.
Virgindade pré-nupcial. O artigo 215 do Código Penal Brasileiro original (decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940) previa prisão de 1 a 3 anos para "conjunção carnal com mulher honesta mediante fraude", com o dobro da pena se a "mulher honesta" era virgem entre 14 e 18 anos. O artigo 217 previa prisão de 2 a 4 anos para sedução de mulher virgem de 14 a 18 anos. No Velho Testamento, Deus mandou que uma mulher fosse apedrejada se fosse descoberto que ela não era virgem na noite de núpcias (Dt 22:13 a 21). Por que Deus proíbe o sexo antes do casamento se ele nos dá o desejo sexual? Ou o melhor seria estarmos casados antes da adolescência, para já termos quando ela chegasse não só a única pessoa do sexo oposto com quem faremos sexo na vida como a única pessoa do sexo oposto de quem poderemos chegar perto, entre tantas que poderiam nos interessar em sexo e relacionamento interpessoal?
As mulheres dadas em casamento. Para citar um exemplo bíblico, Merabe, filha de Saul, foi dada pelo pai como esposa a Davi por este ter matado Golias (I Sm 17:25 e 18:17). Vários casamentos foram arranjados pelos pais para criar ou deixar de criar vínculos com outras famílias. O argumento de que os pais, sendo mais velhos, eram algo perto da encarnação da sabedoria e sabiam o que era melhor para os filhos hoje é visto como tão falso como sempre foi. Por que Deus permitiu ao longo da História que milhões de pessoas tivessem seus companheiros para o resto da vida escolhidos por terceiros quando sequer eram adolescentes? Por que não deixar que essas pessoas cheguem a uma idade e uma quantidade de conhecidos apropriadas para decidirem com quem dividir sua vida, ou se permanecerão solteiras, o que sabemos que não significa necessariamente ficar sem sexo?
Fidelidade conjugal. Uma pessoa pode sentir interesse sexual por várias pessoas do sexo oposto, e todos sabemos disso. Se Deus nos deu o desejo sexual, por que Deus nos proíbe de tê-lo por outras pessoas do sexo oposto além do nosso cônjuge?
Adultério. No Velho Testamento, o adultério era punido com a morte (Dt 22:22 a 24). O artigo 240 do Código Penal Brasileiro original previa 15 dias a 6 meses de prisão para o adultério. Por que uma poderia teria de ser presa ou morta por fazer sexo com alguém que não o seu cônjuge? Por que uma pessoa casada procuraria sexo fora do casamento? Por que uma pessoa casada procuraria sexo fora do casamento mesmo com risco de ser presa ou morta? Se alguém disser que o adultério é uma ofensa ao cônjuge traído, podemos dizer que esse cônjuge que se sente ofendido só porque o "traidor" teve prazer sexual com outra pessoa realmente o ama no sentido de querer bem?
Prostituição. A Bíblia condena a prostituição, embora só estabeleça pena quando a prostituta é filha do sacerdote (morte no fogo, Lv 21:9). Certamente, porque a lei bíblica espera matar uma mulher por sexo pré ou extraconjugal antes que ela se torne prostituta. Em vários países, a prostituição é punida com morte ou prisão. Por que homens casados procurariam prostitutas? Bem, a prostituta oferece a eles o que as esposas não oferecem em qualidade ou quantidade.
Doenças sexualmente transmissíveis. A frase divulgada pelo ministério "Casados Para Sempre" que diz: "Deus inventou o sexo seguro e o chamou de casamento" é simplória. Se relacionar doenças venéreas a sexo extraconjugal ou algum outro ato que desagradasse a Deus foi perdoável para a população carola e analfabeta de antes da descoberta dos microorganismos, não é aceitável que a geração atual faça o mesmo. Doenças sexualmente transmissíveis podem ser transmitidas por outros meios, como uso de materiais perfurocortantes contaminados. Logo, pessoas que nunca fizeram sexo fora ou antes do casamento também podem contrair doenças venéreas. Afinal, isso é uma questão de medicina, não de teologia.
Pornografia. Por que o sexo e a nudez da pornografia são tão interessantes? Porque têm uma artificialidade que inclui belos modelos, cenários estimulantes e situações variadas? Também. Mas por que a pornografia também interessa a pessoas casadas? Porque mostra que existem pessoas do sexo oposto atraentes e um sexo fora do casamento que pelo menos parece bom.
Manter o casamento. Casamentos longos são vistos com admiração por alguns – os mesmos que admiram a renúncia ao sexo, ao prazer no sentido de bem-estar e ao amor próprio. Biblicamente, um casamento só pode ser desfeito em dois casos: de adultério, pelo cônjuge traído (Mt 5:32), ou de casamento de cristão com não-cristão, caso o não-cristão deseje (I Co 7:15). Muitos casamentos são mantidos às custas da felicidade de um dos ou ambos os cônjuges, em vez de fazer parte da felicidade do casal. A maioria dos casamentos, especialmente após um certo tempo, se sustentam pela inércia, pelos filhos, pelo medo da solidão ou pelo medo de uma vida sexual sem um parceiro exclusivo. Se Deus nos ama, ele criou o casamento para a nossa felicidade, certo?
Assim como só a aliança com o poder estatal preservou o Cristianismo, o casamento convencional só sobreviveu com a ameaça de dano, morte, prisão ou Inferno para o sexo fora dele. Casamentos felizes onde os cônjuges são grandes amigos existem. Mas os que dizem que o casamento é u'a maravilha em relacionamento afetivo, sexual e entre duas pessoas são os mesmos que dizem que o Cristianismo venceu porque bandos de moralistas a maioria provincianos e incultos tiveram o poder de Deus para lutar contra o resto do mundo, se esquecendo, ou nem sabendo, que o Cristianismo se manteve pela atrocidade, por ligações torpes com o Estado, pela manipulação de levas de supersticiosos analfabetos, pela censura e pela imposição.
Se casar, prefira o casamento aberto.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Precisamos de mais mulheres na política?

Yeda Crusius, governadora do Rio Grande do Sul, participou de um esquema de corrupção que desviou R$ 44 milhões do Detran do RS. (Entenda a crise no RS envolvendo Yeda Crusius, Folha Online, 10/09/2009)

Roseana Sarney, governadora do Maranhão, perdeu a eleição e assumiu com manobra política. Diz o TSE que o governador eleito, Jackson Lago, cometeu abuso de poder político (Jackson Lago é cassado no Maranhão. Roseana Sarney assume o governo, Jornal do Commercio, Recife,25/09/2009), mas a decisão de cassá-lo tinha que beneficiar justo uma Sarney? A família Sarney é uma desgraça pro Maranhão. Se o Maranhão fosse separado do Brasil, seria o segundo país mais miserável da América Latina, ficando à frente apenas do Haiti. Jackson Lago comentou que "Roseana Sarney foi governadora por oito anos e construiu apenas três escolas. Eu e minha equipe em dois anos e três meses, construímos 173 escolas entregues e dezenas de escolas em construção. Se nós tivéssemos no governo agora, já teríamos passado de 200 escolas prontas." (Jackson Lago fala sobre sua cassação e crise no Senado, Resistência do Maranhão, 18/08/2009)

Ana Júlia Carepa, governadora do Pará, foi eleita a pior governadora do Brasil numa pesquisa do Vox Populi (Ana Júlia é a pior governadora do Brasil, Blog do Brasiliense, 13/06/2008). A segunda pior foi a Yeda Crusius, já mencionada.

Tem homens que foram ou são maus políticos? Sim, e muitos. Mas quando disserem que precisam haver mais mulheres na política, se lembre desses exemplos.

Abigail Pereira Aranha

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Cuide bem da sua auto-estima

Abigail Pereira Aranha

Faça coisas que façam você gostar de si mesmo(a). Trabalhe as suas qualidades, o seu caráter, a sua inteligência. Tenha o hábito de ler para ter assunto para conversar. Faça coisas boas pelas pessoas que você gosta. E assim por diante. Goste de você com conhecimento de causa. Auto-estima sem motivo é soberba.

Escolha bem quem você ouve. Já reparou que as pessoas que menos conhecem e conversam com você são as que mais tem o que dizer ao seu respeito? Pois é. Ouça as pessoas que realmente gostam de você e aquelas pessoas que merecem ser admiradas.

Tenha cuidado para não pensar que você tem qualidades que não tem. Às vezes a gente até que tem boa intenção, quer ser uma pessoa melhor, mas não demonstra isso. A gente pode por exemplo achar que trata bem as pessoas, mas nas palavras que a gente fala a gente pode magoar alguém. Veja bem se na prática você é tudo aquilo que tenta ser.

Guarde o sentimento de querer provar alguma coisa para as pessoas que dão valor a você. Você se mata de estudar pra ter um diploma pra mostrar pra uma empresa que vai entupir você de trabalho pagando mal? Você se mata de trabalhar e estudar e deixou de ter tempo pra o que quer que seja pra ter um currículo pra mostrar pra um gerente de recursos humanos qualquer? E pras pessoas que realmente importam, o que você mostra? Que as ama? Que elas podem contar pra você quando precisarem?

Escolha bem com quem você anda. Tem alguns que se dizem amigos que sempre põem pra baixo, fazem brincadeiras sem graça, só chamam pro que não presta. Escolha pessoas que gostam de você e que acrescentam na sua vida e na sua auto-estima.

Escolha melhor com quem você quer se parecer. Evite as pessoas que parecem ser competentes demais, inteligentes demais, fortes demais, bem-resolvidas demais, porque isso geralmente é pura casca. E não tenha alguém como modelo só porque tem dinheiro, uma bela bunda no caso das mulheres, ou coisa parecida.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A nem-vadia

Abigail Pereira Aranha

A vadia tem uma série de defeitos. Primeiro, ela não é sexualmente livre, e os homens que prestam e não tem muito dinheiro sabem disso. Segundo, ela se acha a última bolacha do pacote. E vários outros. Mas existe um tipo de mulher que não é como ela, mas nem por isso tem mais valor. Essa mulher é o que eu chamo de nem-vadia.

A nem-vadia a gente já viu muito por aí. É a que nunca foi vadia. Ela desce o pau nas vadias e nas sexualmente livres (o que não é a mesma coisa), nunca foi infiel, teve pouca vida sexual com meia dúzia de parceiros (aliás, meia dúzia é muito). A vadia às vezes se faz de santa, ou uma mulher que era vadia na juventude quer pagar de santa depois de velha. A nem-vadia é reprimida de verdade.

A nem-vadia geralmente é feia de rosto e de corpo. Então os homens não se interessam por ela. E ela finge que tem auto-estima e é bem-resolvida se enfiando no trabalho ou nos estudos. Mas a nem-vadia também pode ser bonita de rosto e/ou de corpo. Ela acha que uma mulher bonita e sexualmente reprimida acentua a beleza. Ela também pode se dedicar ao trabalho ou aos estudos, mas pra se destacar e inchar o ego.

A nem-vadia também pode ser uma mulherzinha de algum fim de mundo que nunca saiu de lá. Estudou pouco, saía pouco, as poucas pessoas com quem conversava eram de cabeça limitada, se casou cedo. E virou uma mulherzinha de cabeça limitada que acha que tudo é errado, que a mulher deve ser submissa ao homem e que sexo que preste traz castigo de Deus.

A nem-vadia às vezes não foi vadia por falta de oportunidade, mas nem por isso ela hoje é uma vadia em potencial. Às vezes ela teve uma criação muito moralista e assimilou esse moralismo dentro dela.

Algumas nem-vadias não são vadias porque se levam muito a sério até para serem vadias. A vadia ainda transa com homens que têm dinheiro ou com o chefe, e a nem-vadia deixa de fazer isso não porque é errado (e é errado mesmo), mas se acha muito boa até pra eles, sem contar com os homens que prestam que ela também despreza. É o caso daquelas mulheres muito destacadas, muito qualificadas que dizem que falta homem à altura delas.

A nem-vadia feia às vezes assume que se fosse bonita ia se arrumar na vida explorando o corpo, ou melhor, os trouxas que babam por qualquer decote.

A nem-vadia não é vadia por falta de beleza, coragem, oportunidade ou humildade. Então, quase sempre a nem-vadia no fundo, no fundo tem inveja da vadia. E quando não tem inveja da vadia, tem o ego ainda mais inchado que o dela. Pior que ser vadia é ter inveja das vadias, ou ser ainda mais arrogante.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O arrependimento e a hipocrisia

Abigail Pereira Aranha

Um caso: ex-atriz de filme pornô vira pastora e assume catedral

Antes de virar pastora na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia (EUA), Melissa Scott foi estrela de filmes pornôs e posou nua para revistas masculinas com o nome de "Barbie Bridges". Ela se casou em 1995 com o pastor Gene Scott, que construiu um império. Com a igreja, ele arrecadava US$ 1 milhão por mês em doações e contava com uma fortuna que incluía dois ranchos, uma mansão em Pasadena e uma coleção de carros de luxo. Gene, que era cerca de 40 anos mais velho, morreu há quatro anos por causa de complicações provocadas por um câncer de próstata. Com a morte do marido, Melissa acabou assumindo a "University Cathedral", no centro de Los Angeles. Mas, após seu primeiro sermão, alguém enviou cartões mostrando fotos de uma estrela pornô chamada "Barbie Bridges", que era muito parecida com ela tentou negar seu passado.

Publicado em: 07/05/2009

"Ex-atriz de filme pornô vira pastora e assume catedral". Super Notícia, 07 de maio de 2009, http://www.otempo.com.br/supernoticia/noticias/?IdNoticia=27629.

Sobre arrependimento e hipocrisia

Quanto ao caso mostrado, associar a exposição da nudez ou a vida sexual ativa de uma mulher a pouco valor é uma tolice.

Bom seria não termos de que nos envergonharmos. Quando alguém fez algo ou tem uma atitude para se envergonhar, tem uma de duas atitudes. A primeira é sentir pesar, corrigir a quem tiver prejudicado no que puder e não continuar no erro. Isso é arrependimento. A segunda é esconder ou diminuir o fato e criar uma falsa virtude. Isso é hipocrisia. Quando o hipócrita mostra arrependimento, é porque o fato não pôde permanecer escondido e a coisa mais virtuosa que ainda pode fazer é mostrar arrependimento. Quando o hipócrita mostra humildade, é porque a soberba é um defeito.

O arrependido investe em reparar o erro, evitar outros erros e melhorar como pessoa; o hipócrita investe na sua imagem pública e em evitar que outros descubram aquelas coisas embaraçosas.

Para o arrependido, o passado traz um aprendizado; para o hipócrita, o passado traz constrangimento.

Como o hipócrita trabalha uma imagem pública, enfatiza as regras e as ações com resultados mais visíveis. É ilustrativo o sermão de Jesus contra os fariseus em Mt 23. Já o arrependido, age por novas atitudes, e tudo que ele faz e é visível é conseqüência natural.

O arrependido, mesmo envergonhado, é ele mesmo; o hipócrita interpreta uma farsa.

É mais aceitável socialmente ser um santarrão do que alguém que amadurece com seus erros, mas é melhor amadurecer com os erros. E também é mais confortável não ter de investir em uma imagem pública que é uma mentira.

domingo, 13 de setembro de 2009

Violência contra o homem 3

Quem quiser ver casos de violência contra a mulher, tem dois blogs da Tânia Rocha, chamados Cinderela se Rebela, em http://cinderelaserebela.blog.terra.com.br/ e em http://tanianienkotterrocha.blogspot.com/. Aqui eu vou fazer uma seção só de violência de mulher contra homem, que existe mas nem sempre se fala. Aqui vai o caso de hoje.

===============================

Passageira ameaça jogar pizza no rosto de motorista de ônibus em Vitória

TV Vitória

As imagens captadas pelas câmeras instaladas nos ônibus que circulam em Vitória são o retrato do desrespeito. São cenas que revelam a audácia dos passageiros. Em um flagrante, uma jovem tenta bater no motorista. Logo depois ela se levanta e os insultos e as ameaças continuam: ela volta a agredi-lo. Passageiros tentam falar com a jovem, mas com medo, descem do ônibus. A mulher, que parecia estar descontrolada, volta a ameaçar o motorista. Depois, pega o celular. Ela quer que o rodoviário atenda ao telefone e volta a agredi-lo. E a confusão continua.

Depois, ela pega uma pizza que ele havia ganhado e ameaça jogar na cara dele. E até oferece o rosto para ele bater. O ônibus continua em movimento e as ofensas também continuam. Em um determinado ponto da viagem, a mulher joga a pizza pela janela em pessoas que estavam em um ponto de ônibus.

Ela ainda tira a blusa e joga no motorista, mas acaba a colocando de volta. O motorista para o coletivo e consegue pedir ajuda. Um homem entra para conversar com a jovem, ela se recusa a sair e diz que foi atacada pelo motorista: mostra a blusa que ela mesma tirou como se fosse prova da violência.

Em um descuido dela, o homem a empurra e consegue tirá-la do coletivo. Enfim, o motorista pode seguir em frente. Esse é um dos flagrantes que foram enviados pelas empresas donas dos ônibus para a polícia. Mas, segundo o sindicato dos rodoviários, as câmeras de segurança não diminuíram a criminalidade. "As pessoas continuam pulando as roletas e ninguém toma uma providência. Ninguém é punido. Só o trabalhador mesmo. Qualquer imagem que dê a entender para o empresário que o trabalhador foi omisso, ele é punido com a demissão", revelou Édson Bastos, presidente do Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários).

O secretário-geral do Sindicato das Empresas de Transporte (Setpes), Jaime de Angeli, concorda que as câmeras não estão sendo suficientes. "Está provado que somente a câmera não inibe o ato infracional. Há necessidade de uma ação mais contundente de quem tem essa responsabilidade, no caso, o poder público. Isso já foi colocado por escrito e solicitado verbalmente... A gente espera por esse apoio", contou.

Folha Vitória, 04/09/2009. http://www.folhavitoria.com.br/site/?target=noticia&cid=8&ch=f8a20ccb8e944cfc24a79578147b972f&nid=136417

===============================

A mulher é louca. Mas e se não fosse as câmeras? Será que ainda por cima o motorista ia ser enquadrado na lei Vadia da Penha?

Abigail Pereira Aranha

Violência contra o homem 1

Violência contra o homem 2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddToAny