Estamos tendo uma certa tendência de palavrões e até um pouco de vulgaridade no meio antiesquerdista e antifeminista, inclusive por homens que se anunciam conservadores. A ideia deles é popularizar as ideias que eles compartilham com um formato que pode dar mais visibilidade para o próprio veículo (blogue, perfil de rede social, canal do YouTube). Isso é ruim e vou explicar por que. Já adianto que não é uma questão de hipersensibilidade.
Pra começar, o que você estaria DIZENDO com um palavrão ou um termo chulo? Seria um reforço de alguma outra palavra na mesma frase? A língua culta já tem opções "limpas": os advérbios de intensidade e as hipérboles. Seria uma metáfora? Como você compara "bosta" com uma música ou com um veículo de transporte público? Se você já fez esse tipo de coisa e nunca pensou nisso, você nunca pensou no que realmente estava dizendo, o que dá indício de que você na verdade não disse nada. O uso banalizado de uma palavra "forte" enfraquece a própria palavra.
Você CONSEGUE não usar uma palavra vulgar quando pensa em xingar? Há a possibilidade de você não estar pensando em dizer alguma coisa objetiva. Mas também há a possibilidade de você ter um baixo domínio da língua nativa ou um vocabulário deficiente. Considerando que você faz uso humano da linguagem, você teria de se desenvolver no domínio do seu idioma nativo. E se você mora em um lugar cujo idioma não é o mesmo de onde você aprendeu a falar? Você tende a pensar em seu idioma nativo. Se a associação de palavras a coisas na sua mente não for feita no seu idioma nativo, será feita no idioma de onde você reside. Ah, e existem palavras de um idioma que não têm uma tradução simples em outro, e uma dessas palavras pode lhe parecer melhor pra você expressar uma ideia mesmo que você nunca tenha saído do seu país de origem. Algumas dessas palavras são incorporadas até sem tradução no vocabulário do outro idioma, como palavras do latim no idioma inglês ou do árabe no idioma português. Mas não existem termos chulos sem tradução, porque esses termos se referem a partes do corpo humano, se referem a coisas que saem do corpo humano ou se referem a, digamos, uma obscenidade internacional.
O uso excessivo de palavrões e termos chulos pode ser entendido como desequilíbrio psicológico ou mesmo psiquiátrico? E em uma exposição, como falta de argumentos e de conteúdo? Em boa parte, o "preconceito" é justo, como procurei demonstrar aqui.
Agora, o que talvez seja a objeção principal: como abordar um assunto "feio" sem "nomes feios"? Na verdade, para pessoas que sabem se expressar, o problema nem existe. Como a espécie humana tem uma experiência geral com coisas desconfortáveis e desagradáveis, não existe idioma sem palavras "limpas" para essas coisas. A associação de "merda", "lixo" ou "porra" a alguma coisa tem uma aplicabilidade muito limitada, limitada às próprias características sensíveis (organolépticas) dos objetos a que essas palavras correspondem no seu sentido literal original. E quando a associação é usada para descrever algo, por exemplo, em Política, é uma inadequação que é irritante e contraproducente; a não ser que seja, por exemplo, para descrever a sujeira depois de um certo evento público em uma determinada cidade.
Mas é logo a Abigail Pereira Aranha, essa puta ateia que compartilha pornografia, quem vai escrever sobre compostura? Pessoal, só porque eu sou ateia, eu não tenho de ser boca-suja. Até porque isso não fica atraente para beijos e boquetes. Ops! Fui usar um termo que é uma figura de linguagem e saiu uma piadinha de licenciosidade. Usei um termo descritivo composto de duas palavras que levam a uma descrição de uma outra coisa, que me inspirou uma frase que descreve uma terceira coisa. Essa terceira coisa não agrada algumas pessoas, algumas das quais usam palavras chulas irrefletidamente. E eu encontro nas redes sociais, com certa frequência, quem diz que eu sou o "fake" de algum homem. A minha resposta tem sido "fake é a minha pica". O que é falso ou fictício é o pênis que essas pessoas dizem que eu tenho. Mas algumas dessas pessoas entendem que eu confessei que sou um "fake" e tenho uma pica. Aqui, e no caso da piadinha logo antes, aparece um problema do uso irrefreado de palavras chulas: a pessoa vê uma outra pessoa usar palavras "feias" (não apenas as palavras chulas) e pensa que o uso delas é igualmente oco e desnecessário. Bom, na verdade, são dois problemas, o segundo inclui o primeiro: a repulsa automática contra a simples menção de assuntos inteiros, entre os quais o mais comum e notório é a heterossexualidade. Daí, nem todos os conservadores dos palavrões me xingam de ateia ou vadia: a maioria sequer lê um simples comentário em rede social que eu escrevo, por falta de capacidade intelectual.
Não é preconceito ver um filme ou um livro que usa cenas soltas de seminudez, nudez, sexo e falas vulgares como uma obra com um enredo pobre que precisa "apelar". Geralmente, a própria obra confirma. Mas algo parecido aconteceu no discurso político-ideológico dos dois lados quando fizeram a mesma coisa. A esquerda parece que estava muito preocupada em atacar o Cristianismo (tradicional) e se perdeu no conteúdo da revolução, então fez a Marcha das Vadias e a Parada LGBT. Os liberais e os conservadores ainda estão tentando ganhar o espaço que a esquerda perdeu, então trouxeram alguns blogueiros, vlogueiros e tuiteiros que fazem um uso desmedido de termos vulgares pra protestar contra o "politicamente correto".
Questo testo in italiano senza fumetto, foto e video di dissolutezza in Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "Perché devi avere compostezza nelle parole", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2021/01/perche-devi-avere-compostezza-nelle-parole.html. Questo testo in italiano con fumetto, foto e video di dissolutezza in Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "Perché devi avere compostezza nelle parole", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2021/01/perche-devi-avere-compostezza-nelle-parole.html. Ce texte en français sans bande dessinée, photos et vidéos de libertinage au Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "Pourquoi vous devez avoir du sang-froid dans les mots", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2021/01/pourquoi-vous-devez-avoir-du-sang-froid-dans-les-mots.html. Ce texte en français avec bande dessinée, photos et vidéos de libertinage au Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "Pourquoi vous devez avoir du sang-froid dans les mots", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2021/01/pourquoi-vous-devez-avoir-du-sang-froid-dans-les-mots.html. Eso texto en español sin cómics, fotos y videos de putaría en Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "Por qué necesitas tener compostura en las palabras", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2021/01/por-que-necesitas-tener-compostura-en-las-palabras.html. Eso texto en español con cómics, fotos y videos de putaría en Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "Por qué necesitas tener compostura en las palabras", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2021/01/por-que-necesitas-tener-compostura-en-las-palabras.html. This text in English without licentiousness comics, photos and videos at Réflexion et Temps Libre avec Abigail: "Why you need to have composure in words", https://avezdasmulheres2.blogspot.com/2021/01/why-you-need-to-have-composure-in-words.html. This text in English with licentiousness comics, photos and videos at Amélioration et Amusement des Hommes avec Abigail: "Why you need to have composure in words", https://avezdoshomens2.blogspot.com/2021/01/why-you-need-to-have-composure-in-words.html. Texto original em português sem cartum, fotos e vídeos de putaria no A Vez das Mulheres de Verdade: "Por que você precisa ter compostura nas palavras", https://avezdasmulheres.blogspot.com/2021/01/por-que-voce-precisa-ter-compostura-nas-palavras.html. Texto original em português com cartum, fotos e vídeos de putaria no A Vez dos Homens que Prestam: "Por que você precisa ter compostura nas palavras", https://avezdoshomens.blogspot.com/2021/01/por-que-voce-precisa-ter-compostura-nas-palavras.html.
Enquanto eu escrevia, aconteceu nos Estados Unidos o protesto no Capitólio contra a confirmação da posse do Joe Biden como presidente (dia 06). Aí, peço a atenção ao 5° parágrafo, que já estava escrito.
ResponderExcluir