Os velhos em geral são feios, fracos de força e de saúde, frustrados, ignorantes, com pouca instrução, preconceituosos, atrasados. E como sabemos bem, os velhos têm alguns neurônios a menos e muitos têm Mal de Alzheimer. Eles têm que ter alguma coisa pra não ficarem por baixo. Daí veio aquela de associar cabelos brancos com sabedoria.
Pra começar, qualquer imbecil vai ter rugas e cabelos brancos se viver o bastante pra isso.
Dizem alguns que quando morre um idoso perde-se uma biblioteca. Muitos velhos não têm uma biblioteca pra ensinar, perderam a humildade e a educação pra ouvir e aprender da vida e das outras pessoas.
E os velhos sabem tudo sobre qualquer coisa. Só quando alguém que realmente sabe se manifesta eles são obrigados a baixar a cabeça. E se eles não sabem sobre alguma coisa, ela não é tão importante assim.
Hoje uma pessoa com 30 anos tem mais inteligência, escolaridade, conhecimentos e até experiência de vida que uma de 60 ou 70. Os idosos nunca foram essa autoridade em vida que tantos falam, foi só os pais pararem de escolher com quem os filhos vão se casar com 18 anos pra eles serem desmascarados.
E em lugares onde os idosos não são exaltados só por serem velhos acontece a bizarrice da tal "melhor idade", onde o pé na cova quer juntar o idoso de antigamente com o jovem de hoje. A idosa que o marido nunca viu sem roupa ficou viúva e tenta dar uma de piriguete com o namorado novo, e adorando não pagar ônibus. Ou seja, eles mesmos sabem que não estão com essa bola toda.
Não é por acaso que nenhum país que reverencia os idosos está no Primeiro Mundo, pelo menos por isso. Das culturas que veneravam os velhos a maioria desapareceu ouvindo lendas de velhotes analfabetos e não deixou nada que preste. Um país onde se cultua os antepassados é o Vietnã. E o que é o Vietnã?
Como alguém já disse, "o tempo não faz sábios, faz velhos".
Abigail Pereira Aranha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com