1) A Bíblia diz… eu, porém, vos digo
A Bíblia diz em 1 Coríntios 1: 22 e 23: "Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos". Os cristãos atuais veem aqui uma exaltação da burrice e do analfabetismo.
A Bíblia diz em 2 Coríntios 3: 6 B: "Porque a letra mata e o espírito vivifica". O autor discute o Velho Testamento ("a letra") e o Novo Testamento ("o espírito"). Os cristãos atuais veem aqui a glorificação do analfabetismo funcional.
A Bíblia diz em João 10: 16 (Nova Almeida Atualizada): "Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor." Jesus falava dos judeus e gentios salvos na igreja dele mesmo. Os cristãos atuais veem aqui cristãos genuínos, cristãos relapsos e hereges sob a liderança do Falso Profeta.
A Bíblia diz em Romanos 3: 23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Os cristãos atuais veem aqui o consolo divino de que o resto do mundo é tão cínico, imoral e calhorda quanto eles mesmos.
A Bíblia diz em Isaías 64: 6 A: "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia". O texto é sobre uma nação pecadora assumindo os próprios pecados. Os cristãos atuais veem aqui a licença da inveja de quem é e mostra ser melhor que eles.
A Bíblia diz em Efésios 2: 8 e 9: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." Os cristãos atuais veem aqui a licença da profissão de fé medíocre. Mas a própria Bíblia esclarece já no verso seguinte: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas". Para esclarecer, diz em Tiago 2: 20 (Almeida Revista e Atualizada): "Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?"
A Bíblia diz em Mateus 7: 1 e 2: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." Ninguém que tenha uma vida de caráter e inteligência se preocupa em ser condenado pelos próprios padrões. Os cristãos atuais veem aqui uma ameaça celestial contra quem tem autoridade moral e mental para expor a eles mesmos em seus pecados.
A Bíblia diz em Provérbios 12: 10 (Almeida Revista e Atualizada): "O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel". O autor mostra que o justo tem integridade de pensamento e de conduta. Os cristãos atuais podem ver aqui uma pregação do ambientalismo misantropo ou do vegetarianismo (sim, eu já vi essa interpretação).
A Bíblia diz em Mateus 21: 31 B: "Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus". Os cristãos mais estridentes que me conhecem não dizem nada porque se lembram de mim, e eu nem acredito em Deus.
2) A pastora vadia
A Bíblia diz em Mateus 12:34 B: "Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca". Isso pode incluir a promoção de uma imagem falsa. Aí, a abundância não é de virtude, mas de aparência e de desejo de aparência. Por sinal, Jesus estava se dirigindo aos fariseus quando disse isso. Mas é curioso que para o cristão típico atual, isso não vale para a virtude ou para o zelo cristão. Quando a boca fala em honradez, este cristão entende que está diante ou de um farsante (quando a pessoa é verdadeira) ou de um semelhante (quando é mesmo um farsante).
Como eu expliquei na parte 1, o pecado contra o Espírito Santo não pode ser outra coisa além da rejeição da verdade em si, que acaba levando à incapacidade para percebê-la. Essa rejeição leva à desconexão entre a fala e a realidade, e isso leva à dificuldade pavorosa para entender a própria Bíblia.
Em lugares onde uma outra religião é (literalmente) dominante, os cristãos podem ser hostilizados ou perseguidos só por serem de outra crença. Mas os ateus atacam o Cristianismo não tanto pela questão da inteligência da fé, mas principalmente pela questão da conduta dos cristãos. Por exemplo, Gálatas 5: 22 e 23 (Almeida Revista e Atualizada): "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." Qual ateu vê mal nisso? Mas com que frequência um ateu vê isso na vida de um cristão? Aí, o ateu olha pro estilo de vida do cristão, vê falsidade, trejeitos, ignorância, falta de qualidade de vida, terrorismo pra vida dele e pra vida dos outros. Aí o ateu aplica o princípio bíblico em Mateus 7: 18: "não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons".
Com tudo isso, a igreja cristã como um todo é como uma igreja com uma pastora vadia. Antes, especialmente na Idade Média e na Idade Moderna, o pecado contra o Espírito Santo era tentar engolir o próprio mundo real. Hoje não dá mais. Mas ultimamente, a igreja mistura o pior dela mesma no passado, especialmente o aspecto antissexo, com a parte mais louca do que tem o nome de Progressismo. Aí, eu tinha uma "pastora vadia" como metáfora, nós temos literalmente pastoras pouco tradicionais. Pra começar, mulher não pode ser pastora nem apóstola. E algumas igrejas têm mulheres pastoras, bispas, apóstolas que são lésbicas ou bissexuais, e outras que são... sensuais. Essas são só imagens rápidas de como está hoje o Cristianismo como um todo. Na verdade, a nação como um todo.
Vou encerrar com uma profecia dirigida à nação de Israel que mostra como a desconexão com o mundo real pode produzir muita manifestação exterior acompanhada de pouca moral. Amós 5: 23 e 24 (Almeida Revista e Atualizada): "Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene."
Uma nação contra o Espírito Santo parte 1 no A Vez das Mulheres de Verdade parte 1 no A Vez dos Homens que Prestam parte 2 no A Vez das Mulheres de Verdade parte 2 no A Vez dos Homens que Prestam