Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Jacó e Raquel, a matrix na Bíblia

Abigail Pereira Aranha

Ah, pra quem não está acostumado com o termo, matrix é o nome que a turma antifeminista dá para a propaganda que endeusa a mulher, que as mulheres têm mais caráter que o homem, têm mais competência que o homem, são românticas, são sensíveis, são vítimas dos homens (não existe homem que presta), etc. Em Gênesis 29: 1 a 30 nós temos a primeira linda história de amor da Bíblia: Jacó e Raquel. Jacó é mandado pelo pai Isaque até Padã-Arã para encontrar uma esposa, porque Isaque não queria que ele se casasse com uma mulher de Canaã, onde eles estavam (Gênesis 28: 1, 2). De acordo com um dicionário bíblico, Padã-Arã era na alta Mesopotâmia entre os rios Eufrates e Habur (ou Khabur). Jacó saiu de Berseba até lá (Gênesis 28: 10). Dá uma olhada nesses dois mapas. O primeiro é de Canaã, só pra você localizar melhor a tal da cidade de Berseba ("Beersheba"), na tribo de Simeão ("Simeon"). O segundo é maior, da região da Assíria, mostrando Padã-Arã ("Padan Aram").

Mapa Bíblico: Canaã após a conquista, divisão entre as tribos. Fonte: http://www.abibliaevoce.com.br/2010/04/mapa-biblico-canaa-apos-conquista.html

Mapa Bíblico - Canaã após a conquista, divisão entre as tribos, http://www.abibliaevoce.com.br/2010/04/mapa-biblico-canaa-apos-conquista.html

Mapa Bíblico: Assíria e terras adjacentes ilustrando o período patriarcal e o Cativeiro. Fonte: http://www.abibliaevoce.com.br/2010/04/mapa-biblico-assiria-e-terras.html

Mapa Bíblico: Assíria e terras adjacentes ilustrando o período patriarcal e o Cativeiro, http://www.abibliaevoce.com.br/2010/04/mapa-biblico-assiria-e-terras.html

Obrigada ao blog A Bíblia e Você, hehehehe. Localizou Berseba no primeiro mapa? O segundo tem escala (em baixo, no meio) em milhas (lembrando, 1 milha é 1,6 km). Olha quanto o homem viaja atrás de uma mocinha que ele nem conhece. A Bíblia não tem uma mulher que fez perto disto por Deus, quanto mais por um homem.

Aí, ele encontra a priminha com quem ele vai se casar. Depois, se encontra com o futuro sogro, o tio Labão. Como o rapaz era filho da irmã dele, Rebeca, não teve aquele interrogatório de quem é você, de onde você é, o que você faz, o que você tem.

Chega a hora de o Labão por o genro pra trabalhar pra ele. E qual o trato? Jacó se ofereceu para trabalhar sete anos e o salário era se casar com a Raquel. E como ele amava a moça, ele esperou os sete anos numa boa. Trabalhando como um condenado, sem férias, naquele tempo horroroso do Oriente Médio (quando não é muito calor é muito frio) e sem trepar. Aí, chegou o grande dia, de receber a esposa. Só que tinha uma coisa:

Gênesis 29: 16: E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel.

E o Labão entregou ao Jacó a cunhada dele. Ele só foi ver depois. Era noite? A moça estava de véu? Quando Jacó percebeu, foi reclamar.

Gênesis 29: 17: Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista.

Isso provavelmente quer dizer que a Lia era feia pra cachorro. E aí o que acontece? O sogrão faz outro acordo com Jacó: mais 7 anos de trabalho para se casar com a Raquel. Total: 14 anos de trabalho só pra se casar com uma mulher. Lembre-se de que dificilmente um homem naquela época chegava aos 50 anos.

E a Raquel nessa história toda? Ficou quietinha esperando os 14 anos? Disse um "eu te amo" pro pobre rapaz alguma vez? Ah, mas a mulher não tinha voz naquela época. Mas se lembra da esposa do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que ele largou porque ela tinha caso com o guarda-costas dele? E ele tinha várias esposas. Mas ela tinha jóias, presentes, cartão de crédito sem limite. Esta senhora reclamava, sofria? Você viu na época alguma vadia ou alguma mocréia velha comentando com a outra "que boba, a mordomia que ela perdeu"? Ou "se o Zuma me quiser, eu fico no lugar dela"? Eu ouvi. Isso no século XXI. Imagine naquela época.

E se na época as moças se reunissem em grupinhos, tipo os de hoje com cocotinhas falando só banalidades, e a Raquel comentasse com as amigas "eu tenho um noivo, e ele fez um trato com o meu pai de trabalhar pra ele sete anos pra se casar comigo"? O que as mocinhas iam responder? "Ê, Quel, tá podendo, hein". E se fosse a Lia, e se ela era mesmo uma mocréia, e dissesse numa rodinha de amigas que ia trabalhar sete anos pra uma família de um rapaz pra se casar com ele?

Sabe por que as mulheres eram dadas aos homens em casamento, igual se dá um boi, e elas não reclamavam? Sabe por que as mulheres eram submissas? Por que a vida era dura naquela época, e o casamento aliviava a vida da mulher. Não era fácil conseguir camisinha naquela época e não existia exame de DNA, então uma mulher não podia nem deixar suspeita de que estava piranhando porque se ela engravidasse e o marido desconfiasse que o filho não é dele, ela perdia o macho provedor. Ah, e quem era polígamo naquela época, ou é hoje onde existe poligamia? Não pode ser o cara duro que mal dá conta dele mesmo. É o homem que pode sustentar duas ou mais mulheres.

Ah, e olha só, pra terminar, o que foi a vida do Jacó pra "pegar" só duas mulheres (na verdade três, porque a Zilpa, que era serva da Lia entrou nessa também) em 14 anos:

Estes vinte anos eu estive contigo; as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho. Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava; o furtado de dia e o furtado de noite da minha mão o requerias. Estava eu assim: De dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o meu sono fugiu dos meus olhos. Tenho estado agora vinte anos na tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes. Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o temor de Isaque não fora comigo, por certo me despedirias agora vazio. (Gênesis 31: 38 a 42)

Ou seja, a opressão sempre foi da mulher sobre o homem, e não o contrário, só que até pouco tempo a vida era muito dura pra uma mulher viver sem um homem. Não era recato, que algumas bestas chamam de decência ou moral, era pura conveniência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis