Pesquisar este blog

sábado, 30 de setembro de 2017

Direita cristã, acabou! - parte 35: Olavo de Carvalho, sua filha Heloísa e eu

Filha publica carta com acusações contra Olavo de Carvalho

Heloisa de Carvalho publicou texto com objetivo de "desmascarar" o pai, com grande repercussão na internet; filósofo contesta afirmações

Por Da Redação

18 set 2017, 23h04 - Publicado em 18 set 2017, 17h11

Olavo de Carvalho

O filósofo Olavo de Carvalho (Foto/Reprodução)

Em texto divulgado em seu perfil no Facebook e no blog Prometheo Liberto, a bacharel em direito Heloisa de Carvalho Martins Arribas, filha do filósofo Olavo de Carvalho, faz acusações graves contra o pai. Entre outras coisas, ela diz que ele já apontou uma arma contra os próprios filhos e tratou com descaso o abuso sexual que ela sofreu quando era criança.

As acusações vêm ganhando destaque na internet desde o fim de semana. No Twitter, o número de menções a Olavo de Carvalho passou de 212, no dia 16 (sexta-feira), para 5 059 no dia 17 (sábado). No Google, o número de buscas começou a subir bruscamente no dia 17 às 10h, até chegar ao pico na madrugada desta segunda-feira, às 2h, com crescimento superior a 500%.

A VEJA, conta ter escrito a "Carta Aberta a um Pai" com a intenção de "desmascarar" Olavo, pensador popular entre internautas conservadores, com 185.000 seguidores no Twitter.

Segundo Heloisa, ao relatar casos em que o filósofo foi um pai e um marido ruim e ausente para ela, seus irmãos e sua mãe, pretende "acabar com o mal que ele faz para as pessoas", em uma referência, nas palavras dela, aos "aprendizes" que Carvalho amealha entre alunos de cursos e seguidores nas redes sociais, "vítimas de técnicas de lavagem cerebral". Pelo relato de "podres" do pai, pretende desmontar a imagem de homem "conservador e cristão" que o colocou entre pensadores de referência da direita brasileira nos últimos anos.

Na conversa com a reportagem, Heloisa afirma que, apesar dos casos que relata na carta, acreditou que o pai "havia mudado, se tornado uma pessoa melhor". A divergência teria sido retomada após o filme Jardim das Aflições, longa dirigido por Josias Teófilo em homenagem ao trabalho do filósofo. Heloisa intercedeu em favor de Daniel Aragão, que teria participado da produção do filme antes de ser excluído dos créditos e da divisão dos lucros, momento em que diz ter ouvido ofensas e rompido a relação com o filósofo.

Afastada do pai, Heloisa procurou conhecer os argumentos de alguns críticos do trabalho de Olavo de Carvalho, relata ter aberto "os olhos" e decidido então publicar o texto, ressaltando os aspectos familiares em uma resposta à "imagem de pai de margarina" que a obra associou ao filósofo. Na carta aberta, diz que Olavo já foi internado em clínica psiquiátrica, que fazia "farras" quando ela ainda era criança e estava em casa.

"Tudo o que escrevi é um recado para você: muda enquanto dá tempo para você se transformar em um ser humano decente. E não diga que eu me uni ao diabo. Isso sempre foi um direito só seu! Eu não preciso me unir a ninguém para falar e contar sobre você. E pode ter certeza de que lembro de muito mais coisas", afirma na postagem. À reportagem, Heloisa também estabelece uma relação entre o pai e os planos presidenciais do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que configurariam "um projeto de poder, no nível de ter exército de matadores". "Não que ele queira um cargo, meu pai quer poder e influência."

'Crime sem vítima'

A VEJA, Carvalho afirma que ela não apresenta provas do que publicou em sua "Carta Aberta a um Pai", que seus demais filhos, irmãos de Heloisa, já o procuraram para manifestar solidariedade e a desmentiram publicamente, por meio de redes sociais.

"Ela me acusa de ter ameaçado os meus filhos com um revólver na mão. E eles dizem que isso não aconteceu. É muito simples, ela tem sete irmãos, nenhum dos sete confirma o que ela está dizendo. Então é o crime sem vítima. Esse é um primeiro detalhe. Se houve um crime, há uma vítima, há um corpo de delito, então cadê a vítima? Isso nunca aconteceu, uma [filha] falou: 'eu nunca fui ameaçada nem com chinelo na mão'", diz Olavo de Carvalho, para quem Heloisa Arribas "não está boa da cabeça".

A respeito da outra acusação no texto de Heloisa, o filósofo afirma que sequer sabia do suposto caso de abuso sexual contra sua filha. "Se ela sofreu um abuso sexual aos nove anos, quem foi o criminoso? Quem abusou dela? Por que ela não dá o nome? Ela acoberta o criminoso e vem acusar o pai quase 40 anos depois. Uma coisa que eu realmente não sabia. É um negócio totalmente sem provas, sem testemunha, sem coisa nenhuma, sem base nenhuma".

Olavo de Carvalho relata ter tido pouco contato com Heloisa Arribas desde que se mudou para os Estados Unidos, há doze anos. "A última vez que eu encontrei, em pessoa, foi no dia em que eu parti para os Estados Unidos, em maio de 2005. Nesse ínterim, ela só teve contato comigo por telefone, rarissimamente", diz ele, que conta ter indicado um psiquiatra à filha quando ela se queixou de problemas psicológicos e também tê-la auxiliado financeiramente.

Em 2016, segundo o filósofo, ele enviou a Heloisa 100.000 reais. "Eu fui mandando de dois [mil] em dois [mil], mas chegou uma hora ela falou: 'estou com uma oportunidade de um negócio, eu vou entrar, preciso de um capital'. Mandei 60.000 de uma vez. Somando tudo deu 100.000", afirma Carvalho, que completa: "não adianta dizer que é ressentimento de infância, porque o ressentimento até uns meses atrás não existia".

Ele atribuiu as acusações da filha ao fato de ela não ter sido incluída no filme Jardim das Aflições, que trata da vida e da obra de Olavo de Carvalho. Além disso, para Carvalho, Heloisa Arribas tem sido influenciada pelos irmãos Jorge e Carlos Velasco, que mantêm o blog Prometheo Liberto. "O ressentimento apareceu quando estreou o filme Jardim das Aflições. Ela telefonou ofendidíssima, porque meus filhos estavam todos participando do filme e ela não. Em seguida, começou a exigir que eu desse não sei quantas entradas gratuitas para a estreia do filme. Eu disse 'olha eu não tenho controle nenhum desse negócio, nem sei como é isso'. Mandei ela falar com o Josias Teófilo, Josias deu as entradas que ela queria. Ainda assim isso não a satisfez", relata.

"Filha publica carta com acusações contra Olavo de Carvalho", Veja, 18 de setembro de 2017, http://veja.abril.com.br/brasil/filha-publica-carta-com-acusacoes-contra-olavo-de-carvalho.

Diário filosófico da Abigail P. Aranha

Nota 1

"Olavo: 'desligue a TV, cancele assinaturas de jornais'", Mídia Sem Máscara, 21 de maio de 2017, http://diariofilosofico.midiasemmascara.org/internacional/eua/olavo-desligue-a-tv-cancele-assinaturas-de-jornais.

Comentei no original e foi marcado como spam:

======

DIÁRIO FILOSÓFICO DA ABIGAIL P. ARANHA

25 de janeiro de 2017

Os direitistas entusiasmados com a decadência da "mainstream media" se esquecem de que se qualquer corrente de pensamento que não seja a esquerda não tiver um veículo próprio, tudo que vamos ter quando a esquerda como a conhecemos for desmoralizada e expulsa da vida nacional vai ser os mesmos veículos que hoje têm essa linha esquerdista na política editorial. Isso vai ter 3 aspectos:

1) A esquerda na política formal e a militância esquerdista podem até ser demonizadas como o Nazismo é hoje, mas de uma forma que, como acontece com o Nazismo pelo menos no Brasil, essa mesma esquerda pode escapar de ser desmascarada e ninguém vai aprender ou apreender nada com a experiência. Vai surgir uma nova esquerda que vai falar mal da velha como briga de católicos e protestantes.

2) A "mainstream media" pode reescrever todo o próprio histórico. Podem fazer editoriais arrependidos, como o jornal O Globo sobre o apoio ao governo militar, ou podem fingir que nunca tiveram parte nisso, como uma garota de vida dissoluta que vira beata depois de velha.

3) Não só a direita, todo o pensamento divergente da esquerda de hoje ou da nova esquerda só vai ter espaço de expressão nos grandes veículos como colunistas esparsos em seções de opinião, como a Valentina Nappi no Micromega ou o Reinaldo Azevedo como colega do ativista de esquerda Guilherme Boulos na Folha de São Paulo.

Em poucas palavras, os direitistas que comemoram a decadência de qualidade e de credibilidade da "grande mídia" estão assistindo a morte da direita, não a da esquerda. De outra forma: a direita não existe na "grande mídia". E quando eu tento mostrar isso para algum liberal-conservador, ele nem lê, me bloqueia ou me chama de esquerdista.

https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/ZR1X4zbVhYF

20 de maio de 2017

Por gentileza, quem administra os perfis do prof. Olavo de Carvalho no Facebook e no Twitter? Quem tem a sanidade que ele já demonstrou e escreveu há menos de 2 anos um artigo mencionando uma pesquisa que diz que só 13% da população confia sempre na imprensa ("Descrédito geral", 15 de outubro de 2015), ou disse que os grandes jornais brasileiros têm a mesma tiragem dos anos 1950 NUNCA escreveria isto: https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10155263884962192 [a primeira postagem aqui]. Ele também não bloquearia alguém no Twitter por dizer que não existe outra imprensa (http://avezdasmulheres.blogspot.com.br/2017/01/direita-crista-acabou-parte-28-bloqueio.html).

Já ia me esquecendo: até a BLOSTA (Blogosfera Estatal) já publicou que a grande imprensa recebeu bilhões de reais de verba estatal no governo PT. Quem acredita que um boicote à compra das edições impressas e uma onda de cancelamento de assinaturas vai fazer um jornal acabar na época da internet, e falta de dinheiro para tiragens impressas não acabou nem com a Tribuna da Imprensa, tem que ser no mínimo uma Ana Caroline Campagnolo.

https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/eMTLNGyrZCm

Até aqui, Reinaldo Azevedo e Felipe Moura Brasil ainda estavam na Veja.

30 de maio de 2017

Volto àquela postagem do Olavo de Carvalho sobre boicote à imprensa tradicional (https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10155263884962192): se ele tivesse escrito e acreditado nisso 15 anos antes, os seguidores dele nas redes sociais e os antiolavistas nunca saberiam da existência dele. Roberto Cavalcanti já está fora de atividade e no esquecimento por menos que isso.

https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/QNzdqFAFjPX

(08 de julho de 2017, https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/7cHFQnQuman)

Nota 2

"Joice Hasselmann entrevista Olavo de Carvalho", 24 de setembro de 2017, https://www.youtube.com/watch?v=WPETR0gKH5Q

[23:27 a 23:39] Joice Hasselmann: - A hora dessa gente chega, viu, professor? O senhor se lembra, eu não vou citar o nome aqui porque eu não vou dar... palco pra palhaço. Mas o senhor se lembra daquela figura nojenta que começou a me ameaçar de morte e chegou a ameaçar o senhor também?

[23:39 a 23:41] Olavo de Carvalho: - Lembro, lembro, lembro, lembro, lembro.

[23:41 a 23:43] Joice: - Sabe aonde ele está, professor?

[23:43 a 23:43] Olavo: - Hã?

[23:44 a 23:49] Joice: - Na cadeia, preso por terrorismo nos Estados Unidos! Ele foi preso aí!

[23:49 a 23:49] Olavo: - É mesmo.

[23:49 a 23:58] Joice: - Porque eu vou dizer pra você. A justiça, a justiça vem. Vem a justiça dos homens, vem a justiça de Deus. Esse cara foi preso por terrorismo, vai ficar apodrecendo aí nos Estados Unidos.

[23:59 a 24:02] Olavo: - Ele disse que estava aqui nos Estados Unidos pra me matar.

[24:02 a 24:06] Joice: - Exatamente. Ele me ameaçou, aí depois...

[24:06 a 24:11] Olavo: - Mas esse negócio de me matar é relativo. Né? Se vem aqui, eu devolvo você pra sua mãe num saco plástico.

[24:11 a 24:24] Joice: - É, é, é. Eu até comentei com um amigo nosso em comum. Eu falei "deixa esse babaca chegar lá na casa do Olavo que o Olavo tira um rifle aí e bota esse vagabundo pra correr". Mas ameaçou, ameaçou, ameaçou e agora ele está lá ameaçando os fortões do presídio.

[24:24 a 24:34] Olavo: - Olha, a namorada desse cara... foi lá fazer amizade com a minha filha. A namorada desse sujeito foi fazer amizade com a minha filha. Ex-namorada.

[24:34 a 24:48] Joice: - É pilantra, é, mas, mas, mas é da patota, é da patota, é uma pilantra sem vergonha. Mas o fato é que a polícia também 'tá de olho nela aqui no Brasil. Tá? Né? E ela que segure a onda aí que já, já vai ter uma batida na casa dela. Agora esse cara vai ficar atrás das grades muito tempo.

======

A "figura nojenta" que eles não se dão ao trabalho de citar o nome é o Emerson Eduardo Rodrigues Setim. A entrevista é do dia 24, dia 28 às 20:46 (22:46 hora de Brasília) ele já estava desmentindo a notícia de que foi preso.

Emerson Eduardo Rodrigues

28 de setembro de 2017 às 22:46

Meu visto continua valido, apos cooperaçao completa com o FBI e ainda fui beneficiado por um juiz federal americano com saida voluntaria, que legalmente NAO É DEPORTAÇÃO. Que terrorista bonzinho né Olavo? O FBI já sabe que foi você quem pagou o hacker. Em breve uma surpresinha ai. Thanks pelo meu visa U, bandido de araque. O diabo faz a panela mas não faz a tampa. Voltando ainda mais forte, dezembro lanço os meus livros, chão vai tremer pior que Mexico. Aguarde.

https://twitter.com/EMERSON_NALITA/status/913580769381163008

https://www.facebook.com/emersoneduardorodrigueseer/posts/802999263241856

A tal ex-namorada do Emerson é a blogueira e vlogueira Dani Schwery. Fez amizade com a Heloísa, sim, até eu já troquei mensagens com ela um mês antes do rebuliço todo.

Pessoal, uma coisa é discordância de ideias e até rixa pessoal. O Emerson e a Dani são liberais, eu sou anarquista; eles são cristãos, eu sou ateia; eles são intervencionistas, eu sou contra a intervenção militar; e o Emerson é contra a pornografia. Pô, enfraqueceu a amizade! Mas nos damos bem e principalmente não rola sacanagem entre nós, pelo contrário. Quando o Emerson foi incriminado por uma reportagem do portal R7, eu dei a minha modesta contribuição nos meus blogues para provar quem estava por trás para incriminar ele e o Robson Otto Aguiar. Do mesmo jeito que eu me incomodo quando um antiesquerdista chama o Olavo de Carvalho de astrólogo, eu me incomodei com ele e a Joice fazendo essas difamações. Do mesmo jeito que eu não sou solidária quando o Emerson chama o Olavo de falsa direita (ele já disse que nunca foi), eu repudio quando ele e a Joice acusam o Emerson de coisas que fakes fizeram. A tal ameaça contra a Joice, eu já zoei ela no Twitter dela na época. Por que a direita não deixa a baixaria para os inimigos?

(30 de setembro de 2017, https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/WNUvmHeJdP5)

Nota 3

Olavo de Carvalho contra a Real

======

29 de setembro de 2017 às 04:33

Se esse sujeito é mesmo o tal do Alita, talvez ele esteja tramando realmente uma coisa temivel: me enviar os livros dele.

https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10155668432912192

29 de setembro de 2017 às 05:44

Quando penso no número de autores que escrevem contra o sexo masculino ou o feminino, como se fossem entidades revogáveis, começo a suspeitar que o Richard Hogarth e o Ananda K. Coomaraswamy tinham razão ao considerar que a alfabetização é apenas uma forma superior de analfabetismo.

https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10155668593847192

30 de setembro de 2017 às 00:15

Minha filha Heloisa brigou com toda a família, mas foi acolhida com amor e carinho num círculo seleto de parceiros e apoiadores, extraído diretamente de um quadro de Hyeronimus Bosch:

Caraio Rossi [Caio Rossi]

Jorge Veadasco [Jorge Velasco]

Carlos Veadasco [Carlos Velasco]

Patrícia Lelé [Patrícia Lélis]

Emerson Bundinha de Cetim [Emerson Eduardo Rodrigues Setim]

Dani Schuveirinho [Daniela Schwery]

Quem não inveja a companhia dessas doces criaturas?

https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10155670644567192

(30 de setembro de 2017, https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/2yHWFsL8jr1)

Nota 4

Uma piada na segunda entrevista do Olavo de Carvalho à Joice Hasselmann. Ou melhor, três. A primeira é que o Olavo deu a entrevista, de novo, como vítima da Veja de crime contra a honra. A segunda é que, entre uma e outra, ele tinha recomendado o boicote à "grande mídia" mas não tem nem o Mídia Sem Máscara impresso. A terceira é que, na primeira entrevista, a Joice ainda estava na Veja.

(30 de setembro de 2017, https://plus.google.com/+AbigailPereiraAranha/posts/eda9rBskZHh)

Abigail Pereira Aranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis